Resenha | O Assassino do Rei, Robin Hobb
Mesmo alguns dias após finalizar O Assassino do Rei, eu não sei muito bem o que pensar, apenas sentir. Então vamos falar de sentimentos. Sempre me preparo para encarar os livros da Robin Hobb, porque ela possui a incrível capacidade de despertar em mim as mais diversas emoções.
Resenha – Aprendiz de Assassino (Saga do Assassino #1)
O maior exemplo disso é este livro aqui. Seria precipitado arriscar que a primeira leitura finalizada do ano também estará presente entre as melhores? Acredito que não, porque esse livro aqui não tem nenhum defeito. Do início ao fim, a história apresenta um ritmo impecável, onde muita coisa acontece.
Fitz sobreviveu a sua primeira grande missão. Foi por pouco e as consequências muito graves. Com muita dificuldade ele tenta se recuperar para voltar à corte e encarar a realidade. A realidade de ser um bastardo, que faz o trabalho sujo do rei e tem inimigos que o querem morto. Mas para cada inimigo, Fitz descobriu que ele também possui aliados e pessoas que se importam de verdade com ele.
Como eu já havia gostado bastante de O Aprendiz de Assassino, a maior surpresa foi me deparar com um livro infinitamente superior. Devorei a primeira metade do livro muito rápido, me perguntando quando a história iria desacelerar. Não que ela possua muitos momentos de ação, mas ela avança num ritmo impressionante. Nenhuma linha é desperdiçada, e acreditem em mim, o livro nem parece possuir mais de 700 páginas.
“Pedra angular. Portão. Entroncamento. Catalisador. Você foi tudo isso e continua sendo. (…) Você cria possibilidades. Enquanto você existir, o futuro poderá ser guiado”.
O que mais me impressiona é a capacidade da autora de trabalhar tão bem os personagens, mesmo quando a narrativa está restrita aos olhos de Fitz. Todos eles são incrivelmente complexos e muito reais. Nada é forçado, ela vai distribuindo as características de cada um no seu devido tempo, e quando você menos espera se depara com um personagem pleno e muito bem construído.
E para mim, esse aspecto é o que mais me toca durante uma leitura. É claro que aprecio uma boa construção de mundo e um enredo bem trabalhado, mas eu dependo dos personagens para me envolver de verdade com a história. Robin Hobb os constrói perfeitamente bem, me fazendo amá-los ou odiá-los com muita intensidade, então eu só quero abraçar este livro para sempre.
Para a minha felicidade, eu mais me aproximei e torci pelos personagens do que os odiei. Continuo imaginando as mortes mais cruéis e demoradas para a turma de Majestoso e cia, mas o número de personagens presentes em minhas preces – para que nada de mal aconteça a nenhum deles – está muito maior.
“Há um lugar onde todo o tempo é agora, e onde as opções são simples e sempre suas”.
Quando a leitura se aproxima do final, de praxe eu já espero pelo pior. Antes de ser a rainha da construção dos personagens, a autora também é a rainha da sofrência. E dói, viu? Li o final todo de uma vez, com o coração apertado e dolorido. As histórias que Robin Hobb cria tem suas camadas de crueldade, muitas intrigas políticas e situações complicadas que te fazem perder o sono pensando nas soluções.
Tive que me segurar para não pegar A Fúria do Assassino logo na sequência. Decidi refrescar um pouco mais este livro e assimilá-lo melhor. Além do mais, sei que precisarei me preparar novamente para o que está por vir. Apesar de muita coisa interessante ter acontecido, os principais mistérios e conflitos envolvendo os Seis Ducados serão resolvidos no último livro, então me sinto apreensiva desde já. Será a primeira vez que irei concluir uma história da autora, e sinceramente, não sei o que esperar. Apenas que ela tenha piedade do meu coraçãozinho, rs.
A Saga do Assassino traz tudo o que eu mais gosto em um livro: a imersão de vivenciar cada página, de sorrir durante a leitura prazerosa e lamentar quando tiver que me despedir dela. O meu livro favorito da autora até então era O Navio Arcano, mas sinceramente, O Assassino do Rei está páreo a páreo com ele, então não é exagero venerar este livro. Todo fã de livros de fantasia precisa conhecer essa saga.
“Os lobos não têm reis”.
Título: O Assassino do Rei (Saga do Assassino #2)
Autora: Robin Hobb
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Leya
Ano: 2014
Páginas: 736
Skoob | Goodreads | Amazon
SINOPSE: Uma nova e perigosa missão coloca a coragem de Fitz à prova. Será ele capaz de carregar o destino Reino em suas mãos?
O jovem Fitz, filho ilegítimo do nobre Príncipe Cavalaria, é ignorado por toda a realeza, exceto pelo tortuoso Rei Sagaz, que o treinou na obscura arte do assassinato. Fitz mal acaba de sobreviver à sua primeira missão, que quase esfacelou sua alma, e retorna à corte onde foi jogado de cabeça no tumulto da vida real.
Com o Rei à beira da morte, e com seu único aliado envolvido em uma missão com poucas chances de sucesso, o trono em si está ameaçado. Enquanto isso, o traiçoeiro Navio Vermelho renova seus ataques aos Seis Ducados, abatendo os moradores de todas as cidades da costa. Neste momento de grande perigo, fica claro que o destino do reino pode estar nas mãos de Fitz – e seu papel em sua salvação pode requerer de Fitz seu último sacrifício.
Jessica Rabelo
Oi Gi
Quanto mais você fala dessa autora, mais sinto vontade de ler. Não tenho certeza como me comportaria com a leitura, mas esse mundo fantástico e personagens bem construídos me dá um ânimo daqueles para realizar a leitura.
Adorei a resenha.
Beijos.
Viviane
É cada livro que vc me mostra, que a wishlist só cresce hahaha
e eu acho que é super válido esse ser um dos melhores! Eu acabei de ler Ainda sou eu e tenho a mesma sensação de que será favorito no ano!
Isso é começar muito bem 2019!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Eloise
Oi Gisele
Super amei a resenha e fiquei com gostinho de conhecer a escrita da autora. Na verdade eu comprei ano passado o Navio Arcano numa promoção em uma loja aqui perto de casa por R$10,00. Eu não estava pensando em ler por agora, mas você me fez repensar sobre.
Este livro parece ser muito envolvente, adorei saber que a construção das personagens é bem desenvolvida e a leitura apresenta uma ótima fluidez. Nem preciso dizer que estou louca para conhecer.
Bjokas da Elo!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
Jéssica
Eu amei! Achei o enredo da história MARAVILHOSA! Já tinha visto esse livro mas só agora realmente pude conhecer de fato do que se trata
Viviane Almeida
Oi Gisele, tudo bem? A história desse livro é muito interessante, apesar de ainda não ter lido ele, conheci ela através de algumas resenhas e, fiquei com muita vontade de comprá-lo mas, na hora que vi o nome da editora Leya em cima, logo pensei na diagramação com letras apertadas que a maioria do livros dela possui e, desisti da compra.
Mesmo assim, quando terminei a leitura da sua resenha ainda fiquei com vontade de conhecer a história, principalmente, sabendo que a autora escreve fluidamente. Ótima resenha e, parabéns pela foto.
Beijos e Abraços VIVI
Resenhas da Viviane
Jacqueline Vasconcelos
Oi,tudo bem?
primeiramente: minha lista de leitura só aumenta por causa desse blog kkkkk e em segundo lugar: Socorro , que livro é esse? pelo que pude ver mereceu ser favoritado e a escrita da autora ser maravilhosa. Nunca li um livo com mais de 700 páginas, mas a leitura sendo interessante assim , sempre é bom conhecer…irei procurar o primeiro livro via Amazon.
Maria Helena Medeiros
Oii!
Não acredito que não conhecia esse livro, a saga ou a autora kkk (Em que mundo vivo?). A autora deve ser realmente incrível, porque é um pouco difícil prender o leitor e fazê-lo gostar tanto assim de uma obra um tanto longa. Isso aumentou ainda mais minha vontade de ler!
Gostei muito da sua resenha e da premissa dele, amo livros assim. Esse com certeza vou adicionar na minha lista e pesquisarei mais sobre a autora e seus livros. Acabou me dando uma excelente indicação, obrigada!
Beijos!
Marcelo
Olá, parabéns pela resenha, terminei agora “o assassino do rei” e já estou ansioso pelo próximo.