projetos,  TN

Em Busca da Torre Negra, Stephen King

Olá pessoal, eu sou o Rogério e estou aqui para falar de um projeto que pretendo iniciar ainda em 2018: Projeto: Em busca da Torre Negra, que consiste em ler e resenhar os 8 livros da saga e mais alguns livros e contos que estão interligados com o universo do Mundo Médio, que é por onde se passa a história de Roland e seus amigos. 

Quero frisar aqui que para isso, vou seguir o Guia de Leitura criado pelo Bruno Borges, do canal Navegando, vou deixar o link do vídeo aqui: Guia de Leitura: A Torre Negra. Aliás, se você é fã de Stephen King, confira mas vídeos desse canal, eu garanto que não irá se arrepender.

Mas só farei um pouco diferente do guia elaborado pelo Bruno, vou focar nos livros que estejam traduzidos no português brasileiro, até pra facilitar a vida de mais alguém que tenha interesse em ler os livros ligados com o universo. Sem mais delongas, vamos apresentar a ordem de leitura dos livros. Vale a pena salientar que, não existe um guia definitivo para se ler A Torre Negra, mas vamos seguir esse pelo motivo de as obras que serão lidas terem fatos, ambientações e personagens relevantes à saga.

Os Olhos do Dragão

Menções a personagens; localizações do Mundo Médio, como a cidade de Delain; mencionados personagens e seus poderes e influências.

Sinopse: Em um reino distante, chamado Delain, vivem o rei Roland e seus dois filhos, Peter e Thomas. Apesar de seus esforços para não prejudicar o povo, o rei nunca obteve grandes conquistas ou feitos. Já sua esposa, a rainha Sasha, é adorada pela população, equilibrando o governo do marido com conselhos decisivos. No entanto, embora sua bondade tenha conquistado o povo, alimentou o ódio de um inimigo perigoso: Flagg, o feiticeiro do reino. Nem quando a rainha morre de forma súbita e suspeita, Flagg se dá por satisfeito. Com planos para dominar Delain, o feiticeiro está disposto a eliminar todos em seu caminho. Para começar, é preciso livrar-se do tolo Roland, depois afastar o jovem Peter e levar ao trono o pequeno Thomas – a quem Flagg tem certeza de que consegue controlar. Com a habilidade de sempre, Stephen King constrói um conto de fadas fascinante que envolve príncipes amaldiçoados e um feiticeiro demoníaco. Na batalha entre o bem e o mal, a vida de um reino repousa nas mãos de dois jovens, que terão de superar obstáculos para conquistar o direito à justiça e verão sua coragem ser duramente testada. Nesse jogo eletrizante de armações, manipulações  e magia, apenas um lado sairá vencedor.

A Dança da Morte

Serve como livro introdutório para a saga. Aqui são mencionados personagens que aparecerão no universo da Torre Negra, como Randall Flagg, Mãe Abigail e o Rei Rubro. Também são mencionados os poderes e a influência de cada um, assim como você encontra aqui eventos que são citados posteriormente, como a supergripe o conceito de Ka (destino).

Sinopse: Após um erro de computação no Departamento de Defesa, um vírus é liberado, e um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e esvaziado de 99% da população. É um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados – ou são escolhidos. Os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus cento e oito anos de idade, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro. Neste livro, King cria uma história épica sobre o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal. Com sua complexidade moral, ritmo eletrizante e incrível variedade de personagens, A dança da morte merece um lugar entre os clássicos da literatura contemporânea.

 

O Pistoleiro #1, A Escolha dos Três #2, As Terras Devastadas #3 e Mago e Vidro #4 ( A Torre Negra)

Esses quatro primeiros livros já fazem parte da saga da Torre, mas friso aqui que o quarto livro, Mago e Vidro irá voltar para alguns eventos do passado do protagonista, Roland Deschain.

Conto: As Irmãzinhas de Elúria

As Irmãzinhas de Elúria é o sexto conto do livro Tudo é Eventual, e ele começa na página 146. É um spin-off com o pistoleiro Roland, e os eventos do livro se passam antes de o início de O Pistoleiro. Caso você se pergunte o motivo de ler esse conto só após Mago e Vidro e não antes de O Pistoleiro, é porque ao chegar aqui o seu entendimento e compreensão sobre o Mundo Médio e o próprio Roland facilitará a leitura desse conto.

O Vento pela Fechadura #4.5 (A Torre Negra)

Considerado um spin-off, a história se passa entre o livro 4 e 5. (Esse livro foi publicado alguns anos depois do King ter encerrado A Torre Negra).

Sinopse: Em O vento pela fechadura, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da série A Torre Negra. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra-cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain. No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, Roland Deschain e seu ka-tet – Jake, Susannah, Eddie e Oi – são obrigados a acampar em uma cidade fantasma para congelarem com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única do Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado. Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland do passado também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito, O vento pela fechadura. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.

O Talismã

Conceito de Duplos, viagens dimensionais, os territórios, a Casa Negra que é considerado um avatar da Torre Negra, e personagens como Jack Sawyer e Tim Ross.

Sinopse: Jack Sawyer tem apenas 12 anos, mas está prestes a iniciar uma grande viagem: a busca implacável por um talismã. Assim, sai de Arcadia Beach, em New Hampshire, para cruzar duas dimensões — os Estados Unidos e o universo paralelo dos Territórios.
Mas como chegar a este lugar que não pode ser alcançado de modo comum? Em que plano da existência se situa esse mundo tão intrigante quanto a Atlântida? Jack vence estes mistérios quando adentra os Territórios, mas logo percebe, para seu absoluto terror, que lá a vida pode ser extinta em segundos pela constante batalha entre o bem e o mal.
Nessa região fantástica, Jack descobre os “Duplos”, reflexos das pessoas que conhece em seu mundo. É o caso da Rainha Laura, Duplo de sua mãe que, assim como ela, está à beira da morte. De maneira geral, grandes acontecimentos a um habitante da Terra são reproduzidos por seus Duplos, mas Jack logo perceberá que há exceções a essa regra. Principalmente quando uma misteriosa criatura lhe ensina a circular entre os dois mundos.
“O talismã” é uma inesquecível saga de aventura e triunfo, e um dos romances de fantasia mais aclamados da literatura contemporânea.

Salem

A importância do Padre Callahan; eventos desse livro são mencionados em Lobos de Calla; e o próprio autor considera que Lobos de Calla seja uma sequência de Salem.

Sinopse: Publicado originalmente em 1975, Salem é inspirado em o Drácula de Bram Stoker. Segundo livro da carreira de King, a obra deu origem ao filme Os Vampiros de Salem, dirigido por Tobe Hopper, de O Massacre da Serra Elétrica. Ambientado na cidadezinha de Jerusalem’s Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade. Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem’s Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir. Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem’s Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.

Lobos de Calla #5 e Canção de Susannah #6 ( A Torre Negra)

Esses dois livros podem ser lidos em sequência, sem a necessidade de intercalar com outras obras do autor.

Insônia

São mencionados o ka, ka-tet, Roland e a Torre; personagens Patrick Deville e o Rei Rubro são citados.

Sinopse: Ralph Roberts é um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Primeiro, começa a acordar mais cedo. E mais cedo. Conforme o quadro piora, ele passa a enxergar coisas invisíveis aos olhos dos outros – auras coloridas e seres que de aparência estranha. É através dessas visões que Roberts descobre outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo real. Logo ele percebe que há um motivo aterrorizante para sua insônia e seus poderes: ele foi um dos escolhidos para lutar contra a destruição do mundo. Em uma trama que se entrelaça com a da série A Torre Negra, Roberts deve enfrentar o Rei Rubro para impedir que uma misteriosa profecia seja extinta. Insônia é um romance eletrizante sobre os planos desconhecidos da existência humana, em que Stephen King leva o leitor a uma viagem por mundos surpreendentes.

A Casa Negra

Menções ao Rei Rubro, sapadores, feixes; e o verdadeiro nome do Rei Rubro é contado na história. Lembrando que a Casa Negra pode ser considerado um avatar da Torre.

Sinopse: Vinte anos se passaram e Jack Sawyer não é mais um menino. Aos trinta e dois anos, não se lembra dos acontecimentos terríveis que o levaram, quando tinha apenas doze, a um estranho universo paralelo – os Territórios. Em busca de um valioso talismã, o pequeno Jack enfrentou inimigos perigosos e situações de grande risco, tudo para salvar a mãe desenganada. Agora Jack é um detetive aposentado, depois que um acontecimento suspeito o forçou a deixar a polícia, e leva uma vida tranquila, protegido de recordações perigosas. Mas sua tranquilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar um policial inexperiente a encontrar o assassino. O universo parece desejar que Jack retorne aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com o próprio passado. Em A casa negra, a aguardada sequência de O talismã, grande sucesso de Stephen King e Peter Straub, Jack Sawyer precisará encontrar forças para entrar em uma casa medonha, perdida em uma floresta, e enfrentar os males insanos que a habitam. Jack não se recorda dos tormentos que teve que enfrentar quando menino, mas, de alguma forma, sabe que o pior ainda está por vir.

Conto: Tudo é Eventual

Sétimo conto do livro com o mesmo nome, ele se inicia na página 215, e aqui aparece um personagem que tem importância para o último livro: Dinky Earnshaw.

A Torre Negra #7 (A Torre Negra)

Sinopse: Criando uma trama fantástica a cada reviravolta, Stephen King supera todas as expectativas neste maravilhoso final da série A Torre Negra, uma saga épica de sete volumes, que foi publicada ao longo de mais de vinte anos. Entremeando histórias, mundos e panos de fundo vastos e complexos, esta conclusão muito esperada pelos leitores é criativa, de tirar o fôlego, corajosa, visionária e vale cada segundo de espera e de leitura. Roland Deschain e seu ka-tet viajaram juntos e separados, espalhados e distantes, em mundos paralelos, em diferentes tempos e espaços. Agora o destino de Roland, Susannah, Jake, padre Callaham, Oi e Eddie são unidos na própria Torre Negra, que os atrai para cada vez mais perto de seus próprios fins. Neste capítulo final, o grupo acompanha o último Pistoleiro na missão para encontrar – e salvar – a Torre das mãos do Rei Rubro e seus aliados, e o desfecho da missão implacável de Roland e seu ka-tet finalmente é revelado.


E então é isso galera. Esse é o desafio que eu me propus a fazer para 2019. Lembrando que vou tentar dar o pé inicial para o projeto ainda esse ano com a leitura de A Dança da Morte. Espero que isso ajude algumas pessoas a começaram a ler os livros da saga e mais livros do autor Stephen King. Grande Abraço.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *