Resenha | Volte para Mim – Paola Aleksandra

“Tudo depende de uma única escolha: prender-se ao passado ou lutar por um novo futuro”.

Havia uma expectativa especial com relação a Volte para Mim. Paola Aleksandra, a autora, é popularmente conhecida por seu canal literário no Youtube Livros&Fuxicos, onde fala bastante sobre romances de época. Foi por causa dela que descobri este gênero e recentemente li um dos meus livros mais queridinhos: Orgulho e Preconceito, da Jane Austen.

Quando descobri que ela lançaria seu próprio livro, fiquei empolgada, apreensiva e principalmente curiosa. Seria mais um romance de época que iria para a minha lista de leituras, mas desta vez oriundo da responsável por me fazer gostar tanto do gênero. Iniciei a leitura querendo muito gostar da história, e para a minha felicidade, eu adorei.

Paola nos encanta já nas primeiras páginas com o seu ponto forte: a escrita surpreendentemente madura, que descreve os locais de forma impecável e nos faz ter empatia pelos personagens com muita naturalidade. Não é preciso de muito esforço para você se ver no lugar de Brianna, sentindo a torrente de sentimentos no momento em que a leitura se inicia, quando ela está prestes a voltar para casa.

Aos dezesseis anos, o mundo de Brianna estremece quando ela se depara com mentiras que envolvem as pessoas que ela mais ama e confia. O pior de tudo isso é descobrir que essas mentiras circundam toda sua vida e podem conduzir o seu futuro a rumos que ela não deseja. Disposta a fugir dessa situação e tomar as rédeas da própria vida, a única saída que Brianna encontra, é partir escondida para a Escócia, onde mora seu avô materno. Mas não foi uma escolha fácil. Para isso, ela precisou deixar para trás tudo o que ela tinha e mais amava: seus pais, Malvina, sua irmã mais nova, e também seu melhor amigo (ou mais do que isso), Desmond.

Brianna passou momentos inesquecíveis na Escócia. Conheceu as terras onde sua mãe cresceu, o que era seu verdadeiro sonho; encontrou parte de sua família e passou a conhecer melhor a si mesma. E isso também significa que ela entendeu onde é o seu verdadeiro lar: em Durham, na Inglaterra, perto de sua família. Após onze anos da fuga, Brianna sente que finalmente chegou o momento de voltar, principalmente por causa das condições de saúde complicadas de sua mãe. Porém, retornar também significa que ela precisará enfrentar muitas mágoas do passado e reconquistar o afeto de todos que ela deixou para trás.

“As paredes dessa casa escondem uma culpa sem tamanho. Para todos os lados que olho encontro alguém, até meu próprio reflexo martirizando-se pelos erros que mudaram a história de nossa família”.

Volte para Mim é uma história sobre recomeços, e isso abrange muita coisa. Em primeiro lugar, estar disposto a perdoar, assumir e aprender com os erros para seguir em frente livre deles; Aceitar a realidade e deixar o passado para trás; É necessário também, olhar para o presente e analisar o que você pode fazer para começar de novo. E se as coisas não deram certo até aqui, o que ser feito de diferente. Quando Brianna retorna, ela precisa encarar tudo isso. Ela se vê em um ambiente totalmente diferente de quando foi embora, e aos poucos, ela precisa reconhecer e aceitar as mudanças que ocorreram.

As minhas cenas prediletas e que mais me emocionaram ficam a cargo da relação entre Brianna e a sua família. A forma como eles se reaproximaram foi muito natural, a partir do momento que as duas partes estavam dispostas a deixar as mágoas para trás e recomeçar. Toda reaproximação aconteceu de forma diferente e no seu devido tempo, sem pressão. Em nenhum momento eles deixaram se levar pelo orgulho e ressentimento, muito pelo contrário, sobre todos esses sentimentos, o amor pela família prevaleceu.

No decorrer da histórias temos acesso a flashbacks e também trechos de cartas, onde podemos acompanhar e entender tudo o que aconteceu com Brianna. Nesses momentos em que retornamos ao passado, presenciamos a amizade entre ela e Desmond, e essas também foram minhas partes favoritas. Foram os momentos em que mais sorri, suspirei e senti o meu coração quentinho. Como é gostoso ver o sentimento de uma amizade tão bonita e sincera, aos poucos se transformar em algo mais significativo. São nesses instantes que você passa a entender as ações de Demond no presente, e também são neles que você começa a se apaixonar por ele. Brianna e Desmond, antes de mais nada são amigos, donos de uma amizade que encanta. Eles funcionam muito bem juntos e isso fica muito evidente, principalmente quando ela retorna e os dois são incapazes de se render à mágoa e se odiar.

Gostaria de repetir e enfatizar: a escrita da Paola me surpreendeu muito. É uma escrita de autora experiente, que sabe descrever os cenários com muito eficiência. Fiquei encantada por me sentir nos arredores de Durham, respirando seu ar fresco e apreciando a vista natural dos jardins repleto de flores. E não só na parte descritiva, mas Paola tem a incrível capacidade de tocar com as palavras, fazer dos seus personagens reais e causar o que eles estão sentindo.

“Quando amamos alguém compreendemos que a felicidade do outro também é a nossa. Eu sabia que sofreria as consequências da separação de hoje, assim como nutria a certeza de que me alegria com cada uma de suas conquistas. Até porque o amor é somatório, não excludente”.

A princípio, um dos meus medos com relação a história foi perceber que ela estava se desenvolvendo a partir de algo que já estou bastante saturada, a falta de diálogo. Sabe quando os personagens poderiam resolver uma grande parcela dos seus problemas sentando civilizadamente e conversando? Simples assim? Isso não acontece em Volte para Mim, porque mais uma vez temos a famigerada ausência de comunicação. Em contrapartida, desta vez não me incomodou tanto quanto nas outras histórias. Paola soube trabalhar este aspecto muito bem, de forma que ficou crível, não irritante. Mesmo assim, é um ponto importante para abordar, porque preferiria que a história se estabelecesse de outra forma.

Outro aspecto negativo, que somando à crítica anterior justifica as 4 estrelas, foi que em determinados momentos a história pesou um pouco no drama. Sabe quando você não aguenta mais sentir um peso no peito e nó na garganta? Em grande parte a carga melodramática funciona bem, principalmente no ápice, quando entendemos o que realmente motivou Brianna a fugir. Mas depois, achei que a trama pedia para se tornar mais leve e oferecer um pouco mais de alívio.

Mas não pensem que a história se resume a drama. A parcela de alívio cômico fica por conta dos irmãos gêmeos de Desmond, Ian e Garret, Pie (o dog mais mais fofo e carismático) e também Malvina. Ian foi o meu personagem favorito do livro, com o seu humor insolente e o coração enorme. Sobre Malvina, digo que apenas precisamos – necessitamos – de um livro só dela. Sinto que ela tem muito a contar em sua história. Aliás, os personagens secundários são muito bem apresentados e possuem uma relação íntima e muito gostosa, o que faz com que você se sinta acolhida, parte da família.

Volte para Mim bagunça o coração, porque ao mesmo tempo que ele está apertado e angustiado, ele também se sente aquecido. Desperta sentimentos bons, sorrisos, e dependendo da pessoa, muitas lágrimas. Não é um romance de época em suas principais características: leve, divertido e despretensioso. Mas um que apresenta lições substanciais e muita carga emocional. Sabendo disso, recomendo, porque é uma história que merece ser lida.

Exemplar cedido em parceria com a editora.


SOBRE O LIVRO

Volte Para MimTítulo: Volte para Mim
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Ano: 2018
Páginas: 304
Skoob | Goodreads | Amazon

SINOPSE: Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido.
Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.

7 comentários

  • Jéssica Rabelo

    Oii Gisele.
    Eu também conheço o canal da Paola, mas sou muito mais ligada a suas resenhas no site. Logo sua escrita não seria tão surpreendente eu acredito.
    Gostei bastante do sua resenha. Apesar de não gostar de certos estrangeirismos, acho que poderia amar também o livro da Paola. Gosto principalmente de maturidade nas escritas.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

  • Fernanda Akemi Pedotte

    Olá!!

    Eu já passei pelo canal da Paola, embora não seja assídua por lá. Não sabia que ela lançou o próprio livro e achei o máximo isso.
    Também sou apaixonada por romances de época e uma dica nacional é tudo de bom, eu gostei da premissa, mesmo com as ressalvas e fiquei curiosa para conhecer mais da escrita da Paola.
    Valeu a dica!

    bjs
    Fernanda

  • Joyce Santos

    Olá, já vi algumas vezes o canal da Paola, fiquei sabendo recentemente do seu livro.
    é a primeira resenha que leio sobre ele. A capa está linda, a sinopse está bem interessante, mas quero ler mais resenhas sobre ele a fim de saber se realmente é um livro que vale a pena ser lindo. Amei a sinceridade na sua resenha, bjus.

  • Eloise

    Oi Gisele,
    Amei tua resenha, estou louca para ler este livro. Eu acompanho pouco a Paola no youtube mas gosto muito de suas indicações e opiniões, e fiquei muito feliz em saber do lançamento de seu livro e, assim como você, fiquei muito curiosa e cheia de expectativa.

    A sua resenha me deixou ainda mais animada pela leitura, é legal ler uma história de época mais madura e com uma narrativa bem construída e repleta de emoções.

    Necessito!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

  • Cecília Justen de Souza

    Ei! Tudo bem?

    Conheci a autora pelo blog, li muitas resenhas dela e acabei pegando algumas indicações que viraram livros da minha vida, então tenho um carinho muito grande por ela. Não acompanho o canal, mas acredito que seja tão bom quanto.
    Quando descobri que ela iria lançar um Romance de Época fiquei muito feliz, feliz por ela e por mim mesma que poderia ter a chance de afundar mais na escrita da (agora) escritora. Seus comentários e os pontos que você colocou em sua resenha me empolgaram bastante para conseguir o meu exemplar logo. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

  • Viviane Oliveira

    Gi! Eu tb estava super preocupada em não gostar desse livro! hahha
    Paola é muito gente boa, eu já gostava do genero antes de conhecer ela, mas passei a conhecer mais pq ela realmente tem muito mais indicações!
    Foi uma grata alegria essa leitura, achei a escrita muito madura tb e isso foi o que mais me surpreendeu, já li muitos romances de autores iniciantes e posso dizer com certeza que esse é um dos melhores, tenho certeza que essa estreia ainda vai alcançar muitos leitores.
    As cartas que contam sobre o passado pra mim foram o melhor, a conta gotas vamos entendendo tudo que aconteceu, no inicio achei que eles dramatizavam muito so pq a moça foi embora hahaha, mas com as cartas pude entender todos os mal entendidos e tudo fez muito sentido!
    Foi emocionante, divertido e gratificante essa leitura, tornou-se um dos favoritos na estante.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  • Jacqueline Vasconcelos

    Oi, tudo bem ?

    Confesso que não conhecia o livro e não costumo ler nada de época, mas antes de iniciar a resenha li os quotes e eles me fascinaram tanto, que li a resenha e me interessei pelo livro sem dificuldade. Com toda certeza uma ótima dica de livro e seu ponto de vista está maravilhoso pelo fato de reforçar bem isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *