5 motivos para ler | Trilogia A Sombra do Corvo

Olá abduzidos, tudo bem com vocês?

A Trilogia A Sombra do Corvo foi uma das grandes descobertas que fiz no ano passado. Até hoje não entendo porque essa história não é tão estimada quanto deveria, porque ela possui um arco interessante e personagens muito marcantes. Para difundir a palavra de Anthony Ryan, trago 5 motivos para você considerar se vale a pena conhecer a sua história de estreia.

#1 | TRILOGIA FINALIZADA

Existe uma preocupação natural entre os leitores antes de iniciar uma história que possui dois ou mais livros. Todos querem a segurança de que, antes de iniciar uma jornada e se apegar aos personagens, se a série será finalizada. Para a felicidade dos amantes de livros de fantasia, a trilogia A Sombra do Corvo foi finalizada pela editora Leya no ano passado, com o lançamento de A Rainha do Fogo em abril. Portanto vocês, interessados nessa história, podem sentir-se tranquilos quanto a se jogar nesta incrível aventura: você irá conhecer e se envolver a todos os mistérios da trama, com a certeza de que terá todas as respostas ao seu alcance. A trilogia é composta pelos livros A Canção do Sangue, O Senhor da Torre e A Rainha do Fogo, respectivamente. Para quem quiser conferir, todos os livros têm resenha no blog.

#2 | NARRATIVA

Anthony Ryan possui uma escrita simples, direta e eficaz. Ele é capaz de descrever os cenários com muita eficiência, sem deixar a leitura maçante. Por causa de toda a sua simplicidade, você se vê subestimando o autor sobre a sua capacidade de surpreender, assim, quando de fato a trama se mostra imprevisível – porque desde já alerto que ela é recheada de plot twists – a experiência de leitura se torna muito mais gostosa.

Nos dois primeiros livros, acompanhamos o desenrolar da trama sob o relato de Verniers, um cronista que se depara com um prisioneiro famoso, conhecido como Matador do Esperança, no qual também possui outros inúmeros nomes. A partir de uma conversa, Vaelin Al Sorna, o matador, decide revelar a Verniers a sua verdadeira história, afim de comprovar se tudo o que dizem sobre ele é verdade. Com isso, voltamos ao passado através de suas memórias e começamos a descobrir as partes mais importantes de sua vida.

#3 | MISTÉRIOS

A forma com que o autor decide conduzir a trama, intercalando situações do presente e passado nos deixa muito curiosos sobre como tudo se transformou àquilo que conhecemos como o momento atual. Se tudo o que dizem sobre Vaelin é real; como foi que ele se tornou um prisioneiro; ou como ele adquiriu os seus inúmeros nomes. Porém, a história possui muitos outros mistérios que acabam movendo a trama e fazendo com que a leitura seja frenética. Mistérios que envolvem desde o sistema de magia, até as ações que envolvem a figura obscura do vilão.

#4 | PERSONAGENS

A construção dos personagens é um dos principais fatores que me fazem gostar tanto dessa trilogia. Desde o início somos apresentados a personagens interessantes e ao longo do tempo acompanhamos suas evoluções. A partir do segundo livro, Vaelin começa a dividir o protagonismo com outros personagens, que apesar de não serem tão carismáticos quanto ele, ainda sim possuem um ótimo desenvolvimento. Algo muito importante para enfatizar, é que o livro possui diversidade, representatividade e nós nos deparamos com inúmeras personagens femininas bem construídas, fortes e muito diferentes uma da outra. E mesmo a apresentação desses personagens ser algo extremamente positivo para obra, a cereja do bolo está nas relações de irmandade e amizade que surgem no seu decorrer.

#5 | VAELIN AL SORNA

Sim, deixei o melhor para o final. Vaelin Al Sorna é, sem nenhuma sombra de dúvida, um dos meus personagens favoritos de toda a literatura. É impossível você não se envolver com os dilemas do personagem e não torcer por ele. Passamos a acompanhar a sua história quando ele ainda é bem pequeno, no momento em que seu pai o deixa no portão da Sexta Ordem para se tornar um irmão da fé. E eis algo que amo e nunca vou me cansar de ler: a história do garoto prodígio em uma escola. Tudo bem que a Sexta Ordem é algo bem próximo de uma escola para assassinos, mas isso só torna as coisas ainda mais interessantes – e com toda certeza, mais tensas.

Através da difícil e fatal vida na Ordem, acompanhamos o desenvolvimento de Vaelin e enxergamos o quão cativante ele é. Mesmo antes de nos certificar de todos os seus feitos, somos convencidos de que tudo o que dizem sobre ele pode sim, ser real. Mais do que cativante, Vaelin é inspirador e acompanhar a sua jornada se torna muito prazeroso. Até agora me sinto incapaz de perdoar Anthony Ryan por nos ter dado tão pouco desse personagem incrível. Sinto que precisamos de mais Vaelin Al Sorna, porque nunca vou me cansar de acompanhar as suas jornadas. Ele por si só, é o maior e melhor motivo para você conhecer essa história.


E só para complementar, essa história é muito bem recheada e possui os elementos de tudo o que eu mais gosto em uma saga. Profecias, tramas políticas, batalhas épicas e um leve toque (bem leve mesmo) de romance. A Canção do Sangue é um dos meus livros favoritos de fantasia, e também uma das leituras mais incríveis que já fiz. O Senhor da Torre, apesar de muito diferente, é quase tão bom quanto. Infelizmente, o autor não conseguiu manter o desfecho no mesmo nível dos livros anteriores e a Rainha do Fogo deixou a desejar. Porém, é indiscutível o quanto recomendo essa série, porque vocês precisam conhecer Vaelin Al Sorna. Leiam, leiam! 😉


A Canção do SangueSINOPSE: Quando Vaelin Al Sorna, um garoto de apenas 10 anos de idade, é deixado por seu pai na Casa da Sexta Ordem, ele é informado que “sua única família agora é a Ordem”. Durante vários anos ele é treinado de forma brutal e austera, além de ser condicionado a uma vida perigosa e celibatária. Mesmo assim, Vaelin resiste e torna-se líder entre seus Irmãos. Ao longo de sua jornada, Vaelin também descobrirá de quem foi o verdadeiro desejo para que ele fosse entregue à Ordem – o objetivo sempre foi protegê-lo, mas ele não tem ideia do quê. Aos poucos, indícios de uma esquecida Sétima Ordem e questões acerca das ações do Rei Janus fazem Vaelin Al Sorna questionar sua lealdade. Destinado a um futuro grandioso, ele ainda tem que compreender em quem confiar. Neste primeiro volume da trilogia A Sombra do Corvo, Anthony Ryan estreia de maneira promissora na literatura com uma aventura repleta de ação.

8 comentários

  • Jéssica Rabelo

    Oii Gisele.
    Eu gosto bastante de livros que sejam nessa vibe de fantasia como você bem sabe. Eu conheço a trilogia, pelo nome da série porque os livros separadamente não me recordo, mas nunca tinha parado para pensar em ler a obra. Contudo, seus motivos foram realmente muito bons. Estando completa e tendo um personagem badass, nossa, é perfeito para mim.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

  • Fernanda Akemi Pedotte

    Olá!!

    Adorei os motivos, muito bem colocados, principalmente o dos mistérios. Eu adoro um toque de mistério!
    Sou recente com as fantasias e essa parece ótima! Além dos livros lindos e estar finalizada!
    Vou acrescentar as minhas leituras!

    bjs
    Fernanda

  • Viviane Oliveira

    Entendo vc, tem séries que amo tb e são pouco conhecidas rsrs
    Achei ótimo seu post pq eu tb não conhecia essa! Mas parece ser bem o estilo que curto, amo personagens bem construídos e a série estar finalizada com certeza ajuda! hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  • Jacqueline Vasconcelos

    Oi,tudo bem ?

    Nossa essa com certeza é uma ótima indicação, amei os motivos é muito bom saber como é a narrativa, enredo e personagens e você reforçou bem o quanto a trilogia é atrativa e seus pontos fortes. Vou adicionar ela a lista de leitura com toda certeza.

  • Eloise

    Oi Gisele,
    Gosto muito de ler seus posts e resenhas porque dá para ver amor em suas palavras. Adorei os motivos para ler essa série e sim fiquei com uma imensa vontade de ler tanto pela premissa como também por haver tantos elementos que adoro, como mistérios, narrativa intercalada entre presente e passado, personagens bem construídos….nossa, necessito! Pretendo, com certeza, conhecer essa série!

    Bjokas lindona!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *