Resenha | De Volta Para Casa – Seanan McGuire

“Você não deveria fechar uma porta só porque não gosta do que está do outro lado.” 

De Volta para Casa, da autora Seanan McGuire, é um dos lançamentos de 2018 da Editora Morro Branco.  Trata-se de uma obra de fantasia, com elementos adicionais de horror e uma pitadinha de thriller. É também vencedor de prêmios como Hugo Awards, Locus Award e Nebula Awards. Com tanta premiação, é difícil decepcionar, né?

A trama do livro começa com a chegada de Nancy Whitman a um internato que crianças e adolescentes são enviados para se reajustarem à sociedade. Mas, tanto este local, como as pessoas que o habitam possuem um segredo.  Os jovens que agora estão tentando seguir em frente com suas vidas, viram coisas, pessoas e lugares que mudaram sua vida e suas perspectivas para sempre. Em algum momento de suas precoces vidas, através de uma espécie de portal, acabaram parando em um mundo mágico que compreendia muito bem os desejos de seus corações. Alguns desses cenários são conhecidos a nós leitores, como submundos que lembram a mitologia grega, mundo de fadas, goblins e de vampiros.

Assim, a autora propõe aqui algo diferente do que estamos familiarizados. Ao invés de ela transportar seus personagens para mundos fantásticos, aqui eles terão que lidar com o choque de voltar ao mundo real, mas o que eles mais desejam é voltar ao universo fantástico em que estiveram.

E a narrativa envolve dois momentos. Na primeira parte, somos apresentados aos personagens,  local onde eles se encontram, para alguns termos confusos, como Mundo da Alta Lógica, do Absurdo, e que serão explicados no virar de páginas. Na segunda parte, o rumo do livro fica mais sombrio, pois ocorre uma tragédia no internato e Nancy, a recém-chegada é vista como uma das principais suspeitas.”

“A esperança machuca. É isso que você precisa aprender, e rápido, se não quiser que a esperança corte você dentro para fora. Esperança é uma coisa ruim. Esperança significa que você continua se prendendo a coisas que nunca mais serão as mesmas, e então você sangra um centímetro de cada vez, até que não tenha sobrado nada.”

Os personagens possuem conflitos internos, cada um vivendo seus dramas pessoais e com suas particularidades. Nancy é uma garota que os pais fazem de tudo para torná-la uma menina colorida e alegre, mas ela parou em um Submundo onde ela servia ao Senhor dos Mortos. As gêmeas Jill e Jack foram criadas para serem uma a filha inteligente e a outra a linda. Mas ao encontrarem o seu portal, inverteram os papéis planejados pelos pais. Kade, uma menina que encontrou o mundo das fadas, mas que acabou sendo expulsa, pois sempre se sentiu um menino, e as fadas não aceitam ninguém do sexo masculino em seu universo.

A narrativa é em terceira pessoa. E por ser um livro curtinho de 184 páginas, dispõe de poucas descrições da ambientação, tornando algo leve e bem fluído. A autora soube conduzir os acontecimentos de forma brilhante em tão poucas páginas, o único problema na minha visão pessoal é que o final foi um pouco corridinho, o que influenciou em não dar a nota máxima para a obra.

“E a única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você.”

McGuire não guia o leitor. Ela joga você em um tsunami de acontecimentos e sentimentos. Ela inunda a imaginação de quem está lendo, e assim como seus personagens, nos faz querer encontrar uma porta para fazer parte daquilo que ela criou. No fim do livro, me senti como as suas personagens, querendo ir De Volta Para Casa.



Título:
De Volta Para Casa
Autora: Seanan McGuire
Tradução: Ana Death Duarte
Editora: Morro Branco
Ano: 2018
Páginas: 184

SINOPSE: Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar… diferente.
Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu… mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.
Não importa o custo.


 

10 comentários

  • Jessica Rabelo

    Oi Rogério.
    Eu não conhecia essa obra, contudo achei super interessante esse enredo em que a autora propõe essa imersão em realidade depois de terem passado por mundos fantásticos. Fico interessada em ler por essa diferenciação ao comum, mas principalmente pelos sentimentos que parecem ser super bem abordados à trama.
    Parabéns pelo post.
    Beijos.

    Obs: Seja bem vindo ao Abdução 🙂

    • Rogério Augusto

      Oi, Jéssica. Obrigado por ter lido a resenha e gostado dela. Realmente esta obra propoe algo magnifico ao leitor. Meu conselho é: vai fundo e sem arrependimentos. Beijão.

  • Joyce Santos

    Olha não sei se leria esse livro não viu, mas a tua resenha está tão boa, que estou morrendo de vontade de ler, preciso vencer esse medo terrível kkk, gosto muito de livros que abordam conflitos internos, bjocas, se eu conseguir ler eu te falo, bjus e bom domingo.

  • Cecília Justen de Souza

    Ei! Tudo bem?

    Não sou nenhum pouco fã de fantasia, é bem difícil alguém me ver lendo, mas… Cara! Que resenha maravilhosa! Fiquei muito empolgada com a obra e olha que eu nem gosto do gênero. O livro me pareceu intrigante e muito bom, quero conhecer a escrita de McGuire o mais rápido possível e entender um pouco sobre como ela montou toda essa história em um livro super curtinho. Parabéns pela resenha, você arrasou 🙂

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

  • Viviane Ferreira Oliveira

    Uma realidade ao contrario, diferente!! E bem curtinho mesmo! Gosto muito de livros assim, nos envolvem e nos transportam a outros mundos sem precisar de muita descrição. Só escritores muito bons conseguem isso!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  • Larissa

    Oii, nossa fiquei muito curiosa para ler esse livro, apesar de que eu não leio muito fantasia, mas já li alguns livros desse gênero rs mas esse parece ser muito bom, vou adicionar a minha lista !!
    Beijos :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *