5 livros de ficção científica protagonizados por mulheres

Olá abduzidos, tudo bem com vocês?

Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, hoje trago dicas de 5 livros de sci-fi protagonizados por mulheres. Durante este mês, tiveram diversas resenhas voltadas a esse gênero, então corre dar uma olhada em tudo o que rolou. Nesta lista em particular teremos um pouquinho de tudo: space ópera, distopia e viagens no tempo. Sem mais delongas, bora conferir:

Skyward

#1 Skyward: Conquiste as Estrelas, Brandon Sanderson | Resenha

Skyward é único livro da lista que li este ano, e não por acaso, também foi o sci-fi mais envolvente entre as leituras recentes. Nesta história, temos quase todos os elementos que mais gosto do Brandon Sanderson: toques de humor, universo bem construído e personagens para lá de cativantes.

Spensa é uma adolescente que possui o grande sonho de se tornar piloto, como seu pai. Um dos seus principais empecilhos é justamente a popularidade do mesmo, que um dia desertou em uma batalha e precisou ser abatido. Neste cenário, a raça humana quase foi instinta. Os remanescentes estão encurralados em Detritos, um planeta permeado de lixo espacial, onde enxergar o céu é quase impossível. A principal dificuldade que impede os humanos de saírem deste planeta é que eles são atacados frequentemente por uma raça misteriosa de alienígenas, que aparentemente os atacam com o único e exclusivo propósito de exterminá-los.

Santuário dos Ventos

#2 Santuário dos Ventos, George R. R. Martin e Lisa Tuttle | Resenha

A leitura de Santuário dos Ventos foi surpreendente. Lembro que não sabia absolutamente nada sobre a história no momento em que a iniciei, mas ela foi me conquistando aos poucos, até que me vi completamente absorvida por ela. E o maior mérito disso é justamente de Maris, nossa protagonista.

Aqui temos um mundo constituído por um compilado de arquipélagos, com uma atmosfera tempestuosa. Dessa forma, voar é o principal recurso para manter a comunicação entre as ilhas. As asas de um voador são feitas dos destroços da espaçonave responsável por toda a vida no Santuário dos Ventos. Com o passar do tempo, os voadores começaram a ganhar fama e prestígio, mas a única forma de fazer parte deles é sendo filho de um, porque este é um sistema hereditário. É a partir daí que Maris entra em cena, porque desde criancinha ela sonha em voar, mesmo sem ter direito. Ela cresce disposta a agarrar qualquer oportunidade para voar e provar que ela merece ser uma voadora.

O Poder

#3 O Poder, Naomi Alderman | Resenha

E por falar em livro surpreendente, tudo o que imaginei que poderia acontecer em O Poder aconteceu logo nas primeiras páginas da história. O que veio depois foi algo construído com minuciosidade e muita genialidade por parte da autora. O livro é verdadeiramente chocante, perturbador e sobretudo poderoso.

A trama principal se passa em um contexto histórico muito próximo do nosso, mas por pouco tempo, porque as coisas começam a mudar. O Dia das Meninas é conhecido como o dia em que garotas de aproximadamente 15 anos desenvolvem um estranho poder capaz de gerar choque, denominado como trama. Conforme as meninas começam a aperfeiçoar esse novo poder, elas descobrem que também podem despertá-lo em mulheres mais velhas. Com isso, a sociedade começa a se transformar à medida que as mulheres aprendem que elas têm o poder de eletrocutar, torturar ou até mesmo matar qualquer pessoa.

Kindred: Laços de Sangue

#4 Kindred – Laços de Sangue, Octavia E. Butler | Resenha

Kindred mexeu e ainda mexe muito comigo, toda vez que lembro as questões que o livro aborda, principalmente sobre o racismo. Octavia E. Butler conduz a narrativa de uma forma tão fluida que vicia, e mesmo quando ela se mostra pesada em alguns momentos, é impossível largar a leitura.

Em um dia comum, quando Dana está se mudando para o seu novo apartamento junto com seu marido, ela simplesmente desaparece e surge em um lugar completamente diferente, diante de um garotinho se afogando nas margens de um rio. Depois de ajudar o menino, ela volta novamente para sua realidade, mas isso volta a se repetir diversas vezes. Ela desconfia que há algum tipo de ligação entre ela e o garoto, Rufus, porque suas viagens no tempo sempre têm relação com ele. Entretanto, o maior perigo está no fato de que Dana, além de mulher, também é negra, e toda vez que ela volta no tempo, ela se depara com os perigos e as atrocidades do período da escravidão.

A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada

#5 A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada, Becky Chambers | Resenha

Com Becky Chambers, eu descobri o meu estilo de sci-fi favorito, aquele que apresenta um mundo consistente e que impressiona, mas o foco está no desenvolvimento dos personagens. Em A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada não temos apenas uma, mas duas personagens com histórias incríveis.

Lovelace era a Inteligência Artificial da nave Andarilha. Agora, além de ter transferido sua consciência para um kit corporal (um corpo sintético), ela também atende por Sidra, seu novo nome. A maior dificuldade diante de tanta mudança é se adaptar a uma visão tão diferente, completamente limitada. Por outro lado, também temos a oportunidade de finalmente conhecer mais sobre Sálvia, quem acolheu Lovelace no momento da mudança. Particularmente, acredito que é neste ponto onde mora a maior surpresa do livro. A história segue intercalando entre as duas perspectivas, cada uma em seu tempo, mas as duas se entrelaçando e refletindo no desenvolvimento da trama.  

Obs.: Este é o segundo livro da série Wayfarers, mas que pode ser lido de forma independente (o que não recomendo, porque A longa viagem a um pequeno planeta hostil é tão incrível quanto este, então indico que você leia tudo de Becky Chambers pra ontem! Rs).


Apreciem essas recomendações, porque todas as personagens citadas são reais e muito inspiradoras. Sabe aquele tipo de histórias onde a gente é capaz de se ver ou se encontrar em algum momento? Unindo isso a um gênero que aprecio tanto, o resultado não poderia ser diferente, essas histórias se tornaram muito especiais para mim, por isso as indico sempre que posso.

Se você também ficou com gostinho de quero mais após ler este post, também recomendo dar uma olhada no vídeo que a Tamirez do Resenhando Sonhos fez recentemente lá no seu canal, recomendando 20 ficções científicas e distopias protagonizados por mulheres (20!). Não vejo a hora de aumentar a minha lista.

Ah, e se você ainda não se sente muito próximo do gênero, mas deseja começar a se aventurar, don’t panic! Veja este post que fiz no ano passado, com dicas de 5 livros para começar a ler ficção científica. O que achou da lista, já leu algum livro dela? Recomenda algum outro sci-fi protagonizado por mulheres? Bjs e até a próxima! 😘

Você também pode gostar

10 Comments

  1. Jaque

    Fiquei interessada no Santuário dos Ventos. Achei muito legal você criar essa categoria de livros, adoro quando as mulheres são protagonistas.
    xoxo
    https://byjaque.com/

  2. Jessica Rabelo

    Oii Gih.
    E como eu aprecio suas indicações. O Poder da Naomi é um das minhas obras favoritas por toda implicação de subversão que ela apresenta. Espero ler algum do Brandon em breve, mas sinceramente, não sei se fico feliz pelo George publicar mais livros ou com raiva da demora para terminar as indicações.
    Adorei a lista.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    1. Jessica Rabelo

      A gente pode fingir que eu disse Game Of Thrones ao invés de indicações kkkkk Beijos.

      1. Clube do Farol

        Preciso dizer que se eu estivesse conseguindo ler ficção científica ultimamente, você seria uma das culpadas pela minha falência, rs. Sério, quase toda vez que eu entro no seu blog saio com vários livros anotados para ler no futuro. Hoje mesmo vou sair com 5, já que não li nenhuma dessas indicações ainda. As premissas desses livros já são super atraentes, imagine então sendo protagonizados por mulheres! Aiai, vou ter que mendigar moedas na rua, rs.
        Parabéns pelo post!
        Bjo
        ~ Danii

  3. Fe Akemi

    Oiee!!

    Eu adorei esse post!
    Quase não li nada no gênero até hoje, mas ultimamente tenho visto tantas resenhas maravilhosas, que tenho ficado fascinada e curiosa pelo gênero.
    Um que está na minha lista é Kindred, que parece ser uma obra e tanto.
    Esse ano vou ler mais com certeza e já estou levando mais dicas daqui.

    bjs
    Fernanda

  4. Isa do @leportraitdeisa

    Amo indicações que exaltam as mulheres hehehe , protagonistas, escritoras.. o importante é o reconhecimento!
    Desses livros que você citou infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nenhum, mas com certeza vou colocar na minha lista.
    Obrigada pelas indicações e por esse post incrível!!

  5. Joyce

    Olá, adorei o tema do seu post. Comecei a me aventurar nesse gênero que até então não apreciava, mas depois do último livro lido acabei gostando do gênero. Já salvei tudo aqui. Ah, eu indico A Segunda Aurora, você irá amassar! Bj bjs.

  6. Maria Helena Medeiros

    Oii!
    Que post maravilhoso! Amei as indicações! Desses só li resenhas sobre “Kindred – Laços de Sangue” e parece ser realmente uma ótima leitura. Mas, infelizmente, ainda não li nenhum desses. Vou anotar para comprar e ler depois. Parabéns pelo post, muito bom!

    Beijos.

  7. Ana Claudia Ponce

    Amei sua lista, conhecia algumas dessas obras de nome, que estão no meu radar, mas outras não. Estou mais ansiosa para ler “Laços de sangue”, e conhecer a escrita da autora.
    Obrigada pelas dicas 😍😍😍

  8. Amor pelos Livros

    :O
    Tô impactada com essa lista!
    Todos devidamente anotados, e para serem adquiridos na próxima compra! Fiquei curiosa para ler todos, e alguns nem tinha ouvido falar. Amei as indicações!

Deixe uma resposta