Dica | 5 livros para começar a ler ficção científica

DON’T PANIC! Se você deseja ler livros de ficção científica, mas não sabe por onde começar, está no lugar certo. Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, hoje trago dicas de 5 livros de sci-fi ideais para quem está começando no gênero.

Ficção científica ou sci-fi (abreviação), é um gênero de ficção especulativa que geralmente aborda conceitos de ciência e tecnologia relacionados ao futuro, e como isso interfere na sociedade. Um dos motivos por eu gostar tanto deste gênero, são as inúmeras possibilidades que ele nos apresenta com relação a evolução da humanidade.

Para começar, vou citar logo dois livros de John Scalzi, autor contemporâneo e um dos grandes responsáveis por essa minha vibe sci-fi, porque depois que li Guerra do Velho não consegui mais parar.

Guerra do VelhoGuerra do Velho – John Scalzi

Em Guerra do Velho, John Scalzi apresenta uma história interessante, por meio de uma narrativa gostosa, recheada de bom humor e capaz de inserir informações científicas com muita naturalidade. Mesmo nos momentos em que esses elementos tendem a deixar a leitura maçante, o autor conduz tudo com muita leveza e criatividade.

No futuro, onde a humanidade já possui a capacidade de fazer viagens interestelares, ela também precisa lidar com uma guerra constante entre alienígenas, disputando planetas habitáveis. Para se alistar e servir a Terra, é necessário ter 75 anos – isso mesmo, é preciso estar na melhor idade para poder defender a Terra, e consequentemente ter uma grande bagagem de experiências de vida. A partir disso, acompanhamos essa realidade através do idoso John Perry, que está a um passo de ver toda a sua vida se transformar.

5 Motivos para ler | Guerra do Velho

EncarceradosEncarcerados – John Scalzi

Mantendo as particularidades de sua narrativa, Scalzi reforça o quanto é capaz de apresentar uma trama viciante, dosada com seu já característico bom humor. Ao contrário de Guerra do Velho, a trama de Encarcerados se passa na Terra e a narrativa apresenta uma ótima mistura de sci-fi com romance policial.

Após uma pandemia global que ficou conhecida como Síndrome de Haden, vários indivíduos que contraíram a doença tiveram a paralisia completa do sistema nervoso somático, enquanto sua consciência permanece intacta (algo bem próximo da tetraplegia). Diante de milhões de vítimas, uma das saídas dessa situação foi implantar uma rede neural no cérebro dos que sofrem deste encarceramento, permitindo que eles retomem suas vidas ao transferirem suas consciências para androides. Nessa situação, acompanhamos uma nova perspectiva de vida através de Chris Shane, um Haden, no seu primeiro dia de trabalho no FBI.

Resenha | Encarcerados

Eu, RobôEu, Robô – Issac Asimov

Com uma escrita bastante fluida, Eu, Robô exibe um compilado de contos divertidos e ao mesmo tempo intrincados, todos diretamente ligados às três leis da robótica, leis que aparentemente parecem simples, mas com o passar de cada história enxergamos o quão complexas podem ser.

A história de Eu, Robô se inicia quando um repórter entrevista Susan Calvin, renomada robopsicóloga da U. S. Robots, afim de discutir sobre suas experiências. Com isso, somos apresentados a diversas histórias em forma de contos sobre robôs, desde os mais simplórios à hiper máquinas capazes de ler pensamentos e cérebros responsáveis pelo primeiro salto interestelar.

Matéria EscuraMatéria Escura – Blake Crouch

Matéria Escura oferece ao leitor, uma mescla de thriller psicológico com elementos de sci-fi. Com uma escrita frenética, Blake Crouch nos conduz a uma trama alucinante, repleta de tensão e mistério. Quando você começa a ler, fica praticamente impossível parar.

Apesar de ter muito potencial como físico nuclear, Jason Dessen trabalha como professor numa universidade pequena, mas é compensado por ter uma família amorosa ao seu lado. Porém, como qualquer pessoa, ele também tem suas frustrações. Certo dia, ele é interceptado por um homem mascarado antes de chegar em casa, que o obriga a fazer uma série de coisas estranhas e termina por injetar uma droga misteriosa que o apaga num instante. Quando acorda, Jason não sabe onde está, mas está cercado por estranhos que o conhecem como Jason Dessen, o gênio e brilhante físico premiado, que tem uma vida completamente diferente da sua.

Resenha | Matéria Escura

Quando as Estrelas CaemQuando as Estrelas Caem – Amie Kaufman e Meagan Spooner

Essa dica é especialmente aos românticos de plantão. Quando as Estrelas Caem é uma história leve, de narrativa simples e fluida. Quando terminei de ler, me surpreendi ao notar que o livro tinha mais de 400 páginas. A história apresenta um romance muito bem construído, elementos concisos de sci-fi e um toque de mistério que me fez lembrar de Lost. O desenvolvimento da trama e dos personagens me surpreendeu e me deixou bastante feliz.

Lilac e Tarver são os únicos sobreviventes de um desastre que matou toda a tripulação da nave Icarus. Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro. Ele, um major condecorado e de família simples. Ela, a filha do homem mais poderoso de toda a galáxia. Porém, um precisa do outro para sobreviver em um planeta abandonado e desconhecido, que apresenta uma porção de coisas sinistras a cada dia que passa. Apesar da premissa apresentar alguns clichês, o mistério e o desenvolvimento da relação entre Lilac e Tarver conduzem muito bem a trama e são capazes de surpreender durante a leitura.

Quotes | Quando as Estrelas Caem


Todos os livros selecionados têm algo em comum, uma narrativa fluida e de fácil compreensão, adequado para quem está disposto a fazer parte desse universo. Se você se sente atraído por este gênero maravilhoso, aproveita e anota essas dicas. Mas se você já gosta e ainda não leu algum desses livros, aproveita as recomendações.

Participe também do sorteio especial em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, que está rolando lá no IG.  Clique aqui.

7 comentários

  • Jessica Rabelo

    Oi Gisele.
    Sou apaixonada por ficção científica e o que mais gostei nas suas indicações foi a diversidade sugerida pelo sub gênero de cada autor.
    Matéria Escura e Quando as Estrelas Caem estão na lista. E os outros adicionados com sucesso. Beijão.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

  • Jacqueline Vasconcelos

    Oi, tudo bem?

    Confesso que não gosto muito do gênero, mas os livros citados pelo que vi são um melhor que o outro e com certeza todos são uma ótima dica de leitura. Eu leria o livro: Quando as Estrelas Caem – de Amie Kaufman e Meagan Spooner , me chamou a atenção de cara.

  • Clube do Farol

    Quando eu leio ficção científica, normalmente é algo mais voltado para distopia, então posso dizer que gosto de parte do gênero, porque não li todas as vertentes dele para poder opinar sobre tudo, rs.
    Não li nenhum dos livros que você citou ainda, mas preciso dizer que estou louca para ler Quando as Estrelas Caem (sou romântica na maior parte das vezes, rs), mas estou esperando as minhas expectativas baixarem um pouco para evitar frustração. E também preciso ler Guerra do Velho, porque um amigo meu leu e amou e antes que ele solte algum spoiler sem querer é melhor eu ler, rs.
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

  • Eloise

    Oi Gisele,
    Esse mês foi super corrido para mim e fiquei triste de não ter conseguido fazer um especial do dia do orgulho nerd, mas também pretendo fazer algo nessa semana antes que esse mês de ficção científica acabe de vez hahaha amo demais o gênero e nem preciso dizer como adorei suas indicações e todo seu post. Estou louca para ler os livros de Scalzi e Matéria Escura <3 Já estão anotadinhos na minha lista!!! Super amei!!! <3 Vou lá no ig participar do sorteio!!!

    Bjokas da Elo!<3
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

  • Tatiana Castro

    Olá!
    Eu já estou com a caneta anotando todas as dicas…rs… Matéria Escura já está na minha Wish List. Eu, Robô é um clássico obrigatório para conhecer esse gênero e figura entre meus livros favoritos de todos os tempos.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

  • Viviane Almeida

    Olá, como vai? Eu trabalho com tecnologia há dez anos e gosto muito de livros com essa temática, não são todos que eu leio mas, achei muito válida as suas dicas principalmente, porque dos livros apresentados eu li apenas ” Matéria Escura” e estou apaixonada nessa versão do ” Eu, Robô” que já estou querendo compra-la..kk

    Anotarei todas as outras dicas que você apresentou e assim que tiver uma promoção vou comprar algumas, fiquei feliz em não encontrar por aqui “O Guia dos mochileiros da galaxia”, não tenho nada contra o livro mas, percebi que para algumas pessoas só existe ele de sci-fi…rs!

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *