RESENHA

Resenha | Caixa de Pássaros, Josh Malerman

Como muito dos novos leitores do livro, me interessei em ler com a “hype” criada em cima do filme lançado pela Netflix, estrelando nada mais, nada menos que Sandra Bullock no papel principal. Então, antes de assistir, resolvi comprar e ler a história.

Caixa de Pássaros tem como protagonista uma jovem chamada Malorie. Ela descobre que está grávida no pior cenário possível: um surto surge na Rússia e começa a se espalhar ao redor do mundo. Sem explicação alguma, as pessoas cometem suicídio.

Mais tarde, conforme o suicídio coletivo continua crescendo em escala avassaladora, os seres humanos percebem que esse evento está ocorrendo por enxergarem criaturas que estão além da nossa compreensão, causando distúrbios na mente humana que os leva a tirar a própria vida.

“O homem é a criatura que ele teme.”

A trama se passa em dois momentos: no passado, quando essas criaturas surgiram, trazendo caos e uma espécie de anarquia sobrenatural para sociedade; e no presente, mais ou menos quatro anos depois, quando Malorie abandona sua moradia com os dois filhos, os quais ela chama de Garoto e Menina. Sempre com os olhos vendados, eles pegam um barco para seguirem o curso do rio até chegarem num possível local seguro, onde existem mais pessoas que se adaptaram a esse novo mundo que surgiu.

No presente, mesmo sendo num período tão curto, o leitor percebe como o ser humano é capaz de se readaptar. Pois, com os filhos de Malorie, nota-se que o sentido da audição fica cada vez mais aguçado, principalmente pelo fato de ela privá-los de olhar para o mundo exterior.

De um modo geral, acabei por gostar da obra. O autor sabe trabalhar o clima de tensão e mistério ao longo do livro, principalmente nas suas últimas 60 páginas (o livro contém 269). Minhas duas únicas criticas negativas são o fato de a história ser um pouco parada, e algo que é sempre falho em tramas sobre o “fim do mundo”: a falta de explicações sobre o porque as catástrofes iniciaram.

Acabei vendo o filme logo em seguida, como toda adaptação tem suas diferenças com a obra original, mas vale a pena assistir, ainda mais se você for fã da Sandra Bullock. Não deixem de ler Caixa de Pássaros e de comentar conosco o que acharam. Grande abraço.


Caixa de Pássaros

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 269
Skoob | Goodreads | Amazon

SINOPSE: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *