Curiosidades | Duna – Frank Herbert

Se você ainda não conhece, Duna é considerada uma das maiores obras de ficção científica, foi traduzida em dezenas de idiomas e o primeiro livro vendeu mais de 12 milhões de cópias, tornando-se o maior best-seller do gênero. Toda a série vendeu cerca de 20 milhões.

Frank Herbert, o autor, nasceu em Tacoma, Washington. Não se formou em nenhuma faculdade, porque só estudava o que lhe interessava e não conseguia concluir os outros cursos necessários. Teve dificuldades para se fixar em um emprego e acabou passando por uma grande variedade de trabalhos, como fotógrafo, instrutor de sobrevivência na selva, psicanalista, professor de escrita criativa, repórter e editor de vários jornais.

FRANK_HERBERTFrank Herbert

Em 1959 começou a trabalhar em Duna, podendo se dedicar à obra em tempo integral. A ideia surgiu quando ele deveria escrever um artigo sobre as dunas de areia de Florence, no Oregon, mas acabou se empolgando bastante e reuniu um material muito maior do que o necessário para o artigo, que acabou servindo de base para a construção de sua obra. Depois de seis anos de pesquisa e trabalho, Duna foi concluído em 1965. O artigo, nunca foi escrito.

Foi publicado na revista Analog em dois volumes separados, a primeira parte em 1963 e a conclusão, em 1965. Antes de finalmente ser aceito, foi rejeitado por mais de 20 editoras.

Ele ganhou o prêmio Nebula pelo melhor romance em 1965 e dividiu o prêmio Hugo em 1966.

O destaque da obra de Frank Herbert e a diferença para os demais livros do gênero, foi omitir a tecnologia do seu universo e focar no futuro da humanidade. Em Duna, ele retrata um mundo medieval distópico, com personagens complexos, raças e culturas peculiares, tramas políticas e questões filosóficas.

O autor escreveu as sequências Messias de Duna (Dune Messiah – 1969), Filhos de Duna (Children of Dune – 1976), O Imperador Deus de Duna (God Emperor of Dune – 1981), Os Hereges de Duna (Heretics of Dune – 1984) e As Herdeiras de Duna (Chapterhouse: Dune – 1985). Também escreveu mais de outros 20 títulos, sem relação com a série.

Em 1984 Duna ganhou sua primeira adaptação para o cinema, dirigida por David Lynch. Em 2000, foi adaptado para uma mini-série de TV pelo Sci Fi Channel, e por conta do sucesso comercial, o canal continuou a saga em 2003, com outra mini-série intitulada Filhos de Duna.

57vahlaorefyDuna, por Marc Simonetti

Frank Herbert escreveu seu último livro sobre a série em 1985, As Herdeiras de Duna, e deixou em aberto várias possíveis sequências para a saga, com a pretensão de continua-la, porém faleceu em fevereiro de 1986, aos 65 anos, por causa de um câncer no pâncreas.

Brian Herbert – filho de Frank Herbert – e Kevin J. Anderson deram continuidade à série a partir de anotações de Frank, mas os livros não alcançaram o mesmo clamor dos leitores que a série original.

No Brasil, todos os volumes escritos por Frank Herbert foram publicados pela editora Nova Fronteira entre as décadas de 80 e 90. Este ano a editora Aleph vem republicando a série, lançando até o momento “Duna”, “Messias de Duna”, “Os Filhos de Duna” e em breve “O Imperador Deus de Duna”, todos retraduzidos, reeditados e com capas exclusivas.

Livros publicados pela editora Nova Fronteira

serie-lendas-de-duna-frank-herbert-epub-original-D_NQ_NP_17376-MLB20136669035_072014-F

Livros publicados pela editora Aleph

Fonte: dunenovels.com / Wikipedia


Compre na Amazon | Duna | Messias de Duna | Filhos de Duna

Você também pode gostar

12 Comments

  1. Jessica Rabelo | Fantástica Ficção

    Oii. Tudo bem? Eu nunca realmente tinha ouvido falar dessa série, mas ela me pareceu bastante interessante. Gosto de ficções cienfiticas ainda mais quando são bem contadas. Fiquei com muita vontade de ler o livro. Parabéns pelo post. Beijos.

  2. Viviane Oliveira

    Adorei Gi!!
    Ano que vem quero fazer um mês especial de ficção e estou anotando todas as suas dicas!
    O mais legal é que vc traz a história do autor junto e isso empolga ainda mais!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  3. Ariela Oliveira

    Olá! Não conhecia a série de livros, mas o que mais me chamou a atenção foi a excentricidade de Frank Herbert, não cursou nenhuma faculdade porque estudava somente o que lhe interessava, mas escreveu livros de tanto sucesso. Se ele não é um gênio não sei quem pode ser considerado um.. Parabéns pelo post, bjs

  4. Amor pelos Livros

    Oohhhhh Gossshhhh, quero demais esse livro. Ele está lá na minha listinha de desejados da Amazon, agora é que tiro ele de lá mesmo e trago para ficar na minha estante. Não sabia que era uma série, amei a capa e a sinopse e fiquei curiosa, mas agora é que vou ler mesmo.
    Amei a dica!

  5. blogcomv

    Olá!

    Eu sequer havia ouvido falar no autor ou na série, mas fiquei encantada ao saber mais sobre ele, gosto bastante de posts assim 😀 Dicas diferentes sempre são bem vindas e autores novos para colocar na estante também!

    Um beijo, Carol
    blogcomv.org

  6. clubedofarol

    Eu já tinha visto algo sobre Duna, mas eu podia jurar que era só um livro e que não era antigo, mas recente, rs. Olha o nível de desconhecimento da pessoa, rs.
    Gostei de saber mais sobre o autor, é uma pena que ele tenha deixado várias possíveis sequências em aberto, acho que fica aquele sentimento de “incompleto” na saga, mesmo o filho e o outro autor tentando escrever por meio de anotações, não é a mesma coisa. Tenho medo que aconteça isso com o George R. R. Martin :/.
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~Danii

  7. gataliteraria

    Oi Gi, adorei seu lost! Eu já tinha visto o livro e o achei lindo (essa nova edição lançada recentemente) e eu já tinha assistido ao filme muitos anos atrás. Mas não sabia nada sobre o autor nem que existinham outros livros ! Fiquei maravilhada e te agradeço muito! Já quero todos kkk

  8. Aline Bettú Bechi

    Olá, tudo bom? Eu adoro o gênero e não sabia muito sobre esse livro. Adorei as curiosidade e com certeza entrou para minha lista de desejados.

    Beijos
    Amor Literário

  9. Isis Melo

    Adorei a resenha, nunca ouvi falar do livro,mas depois dessa com certeza enteou para minha lista ,o que era para ser um simples arrigo se transformou em um livro, que pelo o que parece, incrivel.

  10. cotonho72

    Olá Gisele,

    Vejo que minha lista de desejados vai aumentar consideravelmente…..kkk…muita coisa boa que nos enche os olhos….esses não podem faltar….ótimo post….bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

  11. cancaodoslivros

    Olá! Tudo bem?
    Fiquei muito curiosa sobre essa série, as edições pela Editora estão lindas, capa dura e diagramação arrasando 💖😍 Vi esse livro na Saraiva e não levei porque ainda não havia visto nenhuma indicação, e mesmo com a sinopse não me despertou a atenção mas agora já adicionei na lista para não esquecer 💖
    Beijos 😘

Deixe uma resposta