5 motivos para ler | Pequenos Incêndios por Toda Parte – Celeste Ng

Pequenos incêndios por toda parte é um lançamento recente da editora Intrínseca e também o primeiro livro que leio da Celeste Ng. Antes de iniciar a leitura, tinha um vago conhecimento de que a história se tratava sobre drama familiar, mas fora isso, fiz o possível para fugir da premissa e entrar de cabeça no livro. Por causa disso, fui pega de surpresa por uma trama envolvente e significativa.

Por isso trago a vocês esses 5 motivos sem mencionar a premissa, torcendo para que vocês tenham uma experiência próxima à minha. Se mesmo assim vocês insistirem em saber sobre ela, vou deixar a sinopse no final do post, como sempre.

#1 | SEGREDOS

Já adianto que a trama não é movida por seus segredos e mistérios. Eles possuem um papel fundamental sim, mas não é o foco. Porém, não é por causa disso que esse fator se torna menos estimulante. Durante a história, somos apresentados a uma porção de segredos que envolvem a vida dos personagens, além do enigma central, que fazem com que você devore as páginas para descobrir cada um deles.

#2 | PERSONAGENS

Como um bom drama familiar, somos apresentados a inúmeros personagens e seus pontos de vistas. Cada um é capaz de criar seu próprio núcleo e desenvolvê-lo com o passar da história. O mais interessante é se ver envolvida com cada uma de suas experiências e conflitos. Todos os personagens são bem construídos, reais e complexos, e mesmo que exista aquele com o qual você cria certa resistência para compreender (cof cof, Sra. Richardson), em algum momento você será capaz de sentir empatia, entender suas motivações e sofrer por ele.

#3 | NARRATIVA

A narrativa de Celeste Ng é introspectiva e envolvente. A princípio pode ser um pouco maçante, pela forma detalhada como ela escolhe apresentar as situações iniciais, mas depois ela se torna mais fluida. A história é exibida com a narração em terceira pessoa de forma onisciente e desliza de um ponto de vista para outro com muita sutileza. Por conta dessa eficiência, a autora consegue equilibrar, trabalhar e entrelaçar muito bem cada núcleo. Ela apresenta os personagens de forma subjetiva, se aprofundando em suas questões mais íntimas. Conforme a história avança, você também é capaz de perceber a atmosfera da trama ficar mais densa e se inflamar, criando faíscas que podem resultar em pequenos incêndios por toda parte.

“Lembre-se, às vezes, é preciso queimar tudo e recomeçar. Depois de queimar, o solo fica mais rico e coisas novas podem crescer ali. As pessoas também são assim, sabe? Elas recomeçam.”

#4 | QUESTÕES IMPORTANTES

Durante a história, a autora consegue inserir assuntos importantes e tabus sobre questões raciais,  maternidade, aborto e entre outros, gerando muita reflexão. Senti algumas dessas questões serem tratadas com tanta profundidade, que me vi com aquele famoso nó na garganta. Esses elementos tornam a experiência de leitura pertinente e substancial. Mesmo depois de terminar o livro, você é incapaz de parar de pensar nele.

“O que faz de alguém uma mãe? Apenas a biologia ou o amor?”

#5 | VAI VIRAR SÉRIE

Uma série de TV está sendo produzida e estrelada por Reese Witherspoon e Kerry Washington para o Hulu, com 8 episódios. A showrunner será Liz Tigelaar, que já trabalhou em séries como Revenge, Unce Upon a Time e Bates Motel. Celeste Ng também está envolvida na produção.

Se você gosta de leituras envolventes e tramas que abordam relações entre família, com toda certeza gostará de Pequenos incêndios por toda parte. Confesso que a maior surpresa se deu por eu descobrir que gosto desse tipo de narrativa e agora estou louca para ler o outro livro da autora, Tudo o que nunca contei. Então se você ainda não conhece esse estilo de história, talvez queira dar uma chance para descobrir se gosta, como eu. ❤

Skoob | Goodreads | Amazon

Pequenos incêndios por toda parte

Sinopse: Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.

8 comentários

  • Jéssica Rabelo

    Oii Gisele.
    Esse é bem meu estilo de obra.
    Gosto de segredos, mas quando eles são ponte não o foco e percebo bem isso nessa obra. Achei legal o fato de que a autora tem essa escrita introspectiva. Por algum motivo tenho me deixado envolver mais com mais narração do que falas.
    Amei sua resenha.
    Fico ansiosa pelo livro.
    Beijos.

  • Mirelle Almeida

    Aiii, que vontade de ler esse livro.
    Suas fotos ficaram lindas e seus motivos me convenceram. Amo personagens bem construídos e narrativas que alternam os pontos de vista, assim o livro fica muito mais interessante e mais rápido, apesar da densidade do começo que você citou.
    E essa caixa de fósforo personalizada? <3 Ameiiii.
    Beijos.

  • Viviane Oliveira

    Gostei muito Gi, pulei a parte da sinopse e vou me prender nas 5 razões hehehe
    Amo personagens intrigantes, principalmente esses que a gente odeia e depois acaba entendendo e as vezes até amando rsrs

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  • Eloise

    Oi Gisele,
    Amei saber os motivos para ler esse livro e siiiiiim já fiquei super interessada, principalmente por saber que tem segredos e por abordar temas sérios e delicadas de forma tão profunda em uma narrativa envolvente. Nem preciso falar que já fiquei animada por haver uma série em produção.E que foto linda esta da vela, adoreeei!!!! Quero muito ler, amei a indicação.

    Ótimo post!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

  • Pretenses O blog (@blogpretenses)

    Adorei o fato de cada personagem ser um nucleo da história, mostrando que cada um vê o mesmo de forma diferente, e que pequenas coisas se tornam grandes quando servem para fazer as pessoas/universos convergirem ou divergirem ao mesmo tempo. Muito legal também saber que a parte mais difícil da narrativa melhora durante a leitura. Parabéns pelo ótimo post, além de criativo super informativo sobre a trama. Beijos, Elis do Blog Pretenses

  • Jacqueline Vasconcelos

    Oi,tudo bem ?

    Tenho que falar que amei sua resenha e o fato de você separar as questões importante e falar um pouco de cada como personagens, enredo e etc. Não conhecia o livro ,mas pelo seu ponto de vista e proposta da história parece ser uma ótima dica de leitura. São muitos motivos que estão instigando a ler essa obra, parabéns pelo post, já quero ler mais.

  • Gabriel Ferrari

    Olá, tudo bem?

    Confesso que recentemente fiz uma compra e esse livro se encontra na lista das minhas aquisições. Já vi muita gente comentando sobre, tanto em sites literários quanto no Youtube e estou curioso demais para saber dessa história, que parece ser muito rica em abordar temas difíceis de serem discutidos.

    Adorei muito sua resenha, parabéns! Grande beijo e boa semana pra ti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *