Resenha | Cores Vivas, Patrice Lawrence
Cores Vivas é mais um livro YA fundamental, que todo jovem deveria ler. Ele nos apresenta a Marlon, um jovem negro que vê seu sonho se transformar no seu pior pesadelo. Além da representatividade, também presenciamos a angustiante realidade das ruas, que possuem suas próprias leis cruéis e fatais.
Marlon vive com a mãe em Hackney, Londres. A noite promete ser a melhor de sua vida, afinal ele está tendo a chance de sair com a garota dos seus sonhos, Sonya. Ele era encantado por ela há muito tempo, e só recentemente ela finalmente o notou. Entretanto, as coisas não estão saindo como ele imaginou. De repente, a noite se transforma em tragédia e ele se vê acusado de um crime que não cometeu.
Esse é apenas o início de uma trama que se mostrará profunda e muito complexa. Ele jura a sua mãe, que já sofreu durante muito tempo por causa do irmão, que vivia envolvido em problemas, que é inocente. Acreditando nele, ela fará de tudo para ajudá-lo a sair dessa. Mas o maior problema é que, mesmo não fazendo parte dela, Marlon conhece as leis das ruas. Não é fácil lidar com os gangsters, mas ele decide tentar antes de entregar os pontos.
Cores Vivas foi uma leitura difícil, que apresentou altos e baixos. O início é frenético e você se envolve com a história na mesma velocidade em que Marlon se envolve em confusões. Eu perdi as contas de quantas vezes me senti angustiada e sufocada pelo personagem. Eu queria entrar na história para ajudá-lo, porque eu o via como ninguém mais era capaz. Como não pude fazer isso, me restou torcer para que ele conseguisse lidar com a situação e pedir ajuda para alguém.
A história se mostra um tanto arrastada e repetitiva no seu decorrer, deixando muita coisa para transcorrer no final. Aliás, tive um problema muito grande com as escolhas que autora teve no final do livro. Ela criou uma trama complexa, que merecia um final a altura. Ao invés disso, tivemos um toque de deus ex-machina, que não resolveu as coisas da forma como eu esperava.
A leitura me surpreendeu em diversos momentos, principalmente com relação a vivência de Marlon, que é um jovem sonhador. Ele vê sua vida sendo revirada e transformada por ações consequentes de outras pessoas, e isso é muito mais real do que gostaríamos de admitir. Acho que esse é o grande ponto alto da história, ver como tudo escapa dos dedos de Marlon gradativamente, sem ao menos ele entender o porquê.
As melhores personagens da história são Tish, a melhor amiga de Marlon, e a mãe dele. Tish conhece bem o seu amigo, por isso sabe que ele está metido em problemas. Ela faz o possível para ajudá-lo mesmo colocando a própria vida em risco. Já sua mãe, depois de tudo o que sofreu com o irmão dele, ainda demonstra muita força. Em diversos momentos onde eu quis chacoalhar o Marlon, eram elas quem me faziam ter esperança pela história.
Cores Vivas é uma história poderosa e essencial, que mexeu comigo em diversos momentos. Infelizmente, o final não faz jus a ela, mas o mais importante é que o recado foi passado. Jovens como o Marlon veem suas vidas mudar completamente por causa da criminalidade e das drogas, e eles têm pouco ou nenhum poder para lutar contra isso.
Exemplar cedido em parceria com a editora.
Título: Cores Vivas
Autora: Patrice Lawrence
Tradução: Cecília Floresta
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 304
Skoob | Goodreads | Darkside | Amazon
Sinopse: Marlon prometeu. Ele não se meteria em problemas. Não como seu irmão, Andre, líder de uma gangue que pagou um preço alto pelo caminho que escolheu. Sempre foi mais fácil ficar na dele, no quarto, ouvindo os antigos discos do Earth, Wind & Fire de seu pai e assistindo a filmes de ficção científica.
Até que ele conhece Sonya. Uma garota linda da escola que, contra todas as probabilidades, lhe dá uma chance. Mas o primeiro encontro dos dois termina em tragédia e, de uma hora para outra, Marlon se torna suspeito e não entende o porquê. Com seu pai morto e o irmão incapaz de ajudá-lo, ele não tem escolha a não ser entrar no mundo de Andre — um mundo violento, cruel e desumano — para descobrir a verdade e proteger as pessoas que ama.
O livro que você está prestes a conhecer é uma leitura poderosa e emocionante — e extremamente necessária nos dias atuais. Cores Vivas, o mais novo lançamento da DarkSide Books®, aborda com muita honestidade como escolhas erradas, mesmo feitas com a mais nobre das intenções, podem levar uma pessoa a um caminho tortuoso e, muitas vezes, sem volta.
Patrice Lawrence, autora premiada com o Waterstones Children’s Book Award e o The Bookseller ya Book Prize em 2017, nos apresenta a uma Londres que vai muito além dos pontos turísticos: aqui, conhecemos o cotidiano de uma família que não vive na área nobre da cidade, mas em proximidade com um submundo em que a violência é constante, e o medo é apenas uma consequência.
Cores Vivas é uma história poderosa sobre compreensão, amor e sobrevivência. A sensibilidade e o cuidado narrativo de Patrice Lawrence encontram casa na linha DarkLove, dedicada a revelar novas vozes femininas da literatura contemporânea. O coming of age urbano e repleto de camadas mostra que, às vezes, você pode fazer tudo certo, e mesmo assim as coisas dão errado. Mas respeito e compaixão são questões básicas para mantermos todas as nossas cores vivas.
Eloise
Oi Gi,
Essa parece ser uma história que realmente mexe com nossas emoções. É o tipo de leitura que faz com que o leitor fique próxima da personagem, envolvido em seus dilemas e vida. Achei muito interessante. Uma pena que o final não foi a altura. Mas mesmo assim fiquei curiosa, dica anotada!
Bjokas!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/