(Vlog) O ano das Bruxas, a incrível estreia de Alexis Henderson

O Ano das Bruxas é o romance de estreia de Alexis Henderson, algo que me surpreendeu bastante quando descobri, ao final da leitura. E conta com a tradução de Dandara Palankof.

A história se passa em Betel, um lugar onde a palavra do Profeta é lei. É neste local que conhecemos Immanuelle, uma jovem fruto de uma união pecaminosa. No tempo em que a mãe de Immanuelle era jovem, ela acabou se apaixonando por um jovem das Cercanias. Além do relacionamento interracial ser proibido em Betel, ela também está prometida ao Profeta. Quando tudo dá errado, Miriam se refugia na Mata Sombria, um lugar assombrado pelas Bruxas mortas pelo Primeiro Profeta. A mata a acolhe enquanto ela espera por Immanuele, mas não resiste ao seu nascimento.

Mesmo tentando seguir o Protocolo Sagrado e levar uma vida de obediência, a Mata Sombria também atrai Immanuele. Ela tenta ignorar isso da mesma forma com que ignora os olhares das pessoas, que esperam que ela siga os mesmos passos da mãe.

O mundo que vocês querem não pode ser obtido com sangue, vocês o constroem com as escolhas que fazem, com as atitudes que tomam. Podemos continuar purgando, manter as piras queimando, alimentar a esperança de que nossas orações serão suficientes para nos salvar… ou podemos construir algo melhor.

O Ano das Bruxas tem uma atmosfera macabra incrível para quem gosta de temas como bruxaria, com aquele toquezinho de terror no fundo. O cenário é muito bem construído e as referências ao período da inquisição são nítidas.

Fiquei chocada quando descobri que esse era o livro de estreia da autora, porque a escrita é madura e muito envolvente. Fui pesquisar sobre ela pronta para colocar suas demais histórias na minha wishlist, mas ainda não tem! Espero que ela continue escrevendo mais livros sobre bruxas ou com cenários macabros. ✨

Confira abaixo o vlog no qual compartilho a minha experiência lendo o livro:


O Ano das Bruxas

Título: O ano das bruxas
Autor: Alexis Henderson
Tradução: Dandara Palankof
Editora: Darkside Books
Ano: 2021
Páginas: 368
Skoob | Goodreads | Amazon

Ambientado na cidade de Betel, onde a palavra do Profeta é lei e qualquer fruto de um relacionamento interracial é uma blasfêmia, O Ano das Bruxas conta a história de Immanuelle, tida por muitos como uma jovem amaldiçoada por causa dos pecados da mãe. Ela faz de tudo para seguir o Protocolo Sagrado e levar uma vida de obediência, devoção e conformidade, como todas as outras mulheres da cidade. Ainda assim, Immanuelle lê em segredo, esquece de fazer as preces antes de dormir, tem devaneios durante os deveres diários e por vezes não demonstra a gratidão esperada.
Quando um acidente a leva até a Mata Sombria, onde o primeiro Profeta perseguiu e matou quatro bruxas poderosas, Immanuelle se encontra com os espíritos dessas bruxas, que a presenteiam com o antigo diário de sua mãe. Quanto mais ela lê, mais compreende a injustiça da sociedade em que vive: as hipocrisias da Igreja e do Profeta, as desigualdades sociais e de gênero, as leis antiéticas e corruptas. E entende que, se Betel precisa mudar, a mudança deve começar com ela.
Criada à base de livros de fantasmas e histórias populares sulistas, a autora estreante Alexis Henderson apresenta uma história sangrenta e visceral, permeada por divindades — algumas figuras conhecidas da bruxaria, outras criadas por ela própria —, sacrifícios de sangue e pragas.
Evocando histórias como o romance O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e o filme A Bruxa, do diretor Robert Eggers, O Ano das Bruxas é uma aventura poderosa protagonizada por uma heroína gentil, corajosa e idealista. Uma história sobre a luta de uma jovem para revolucionar um sistema que, por anos a fio, usou a religião como desculpa para cometer abusos, vitimizar e traumatizar mulheres. Betel é um mundo fictício, mas as injustiças e desafios vividos pelas mulheres são reais.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta