RESENHA

Rainhas Geek, Jen Wilde

Rainhas Geek é um livro fofo e divertido, que conta a aventura de três amigos através de uma narrativa muito gostosa, capaz de inserir também questões importantes ao longo da história. Charlie, Taylor e Jamie moram em Melbourne, na Austrália. Essa é a primeira vez que os três melhores amigos viajam para uma das convenções geeks mais famosas do mundo, a Supacon, localizada em San Diego.

Charlie é uma youtuber que está no auge de sua popularidade; seus vlogs possuem milhares de visualizações e recentemente ela estrelou um filme teen que fez muito sucesso. Porém, nem todos os frutos do seu primeiro trabalho no cinema foram bons, ela teve um romance conturbado com Reese Ryan – a estrela do filme – mas os fãs ainda nutrem a esperança do casal retornar, o que Charlie tem certeza que jamais acontecerá.

“- O amor é intenso. Você derruba todas as suas paredes pra deixar alguém entrar. Mas se a pessoa não é boa pra você, pode te demolir de dentro pra fora. E você acha que o que tem com essa pessoa é amor. então permite que isso continue”.

Os dias na convenção prometiam ser a aventura perfeita, mas ela pode estar ameaçada justamente pela presença de Reese, que decidiu de última hora comparecer ao evento. Charlie terá que suportar não só a presença dele, mas também a cobrança por parte dos produtores e dos fãs para fingir que tudo entre eles está bem. Por outro lado, ela também se vê em meio a vários youtubers famosos que ela sempre admirou, entre eles Alyssa Huntington, uma garota por quem Charlie tem um crush fortíssimo há um bom tempo, um sentimento que, para surpresa dela, parece ser correspondido.

Taylor é completamente diferente da amiga. Enquanto Charlie lida com as câmeras e a popularidade, ela e Jamie fazem o possível para aproveitar a convenção longe dos holofotes. Mesmo dessa forma as coisas não são fáceis para Taylor, que luta contra a timidez, crises de ansiedade e fobia social. Quebrar a rotina e estar em um lugar diferente, a quilômetros de distância de casa já é difícil, mas é a quantidade de pessoas presentes no evento que exigem dela total esforço.

“O medo que as pessoas sentem em raras ocasiões, reservado apenas para quando saltam de um avião ou ouvem um ruído estranho no meio da noite – isso é o meu normal”.

Entretanto, ela não está disposta a desperdiçar seu sonho. Em meio a tudo isso, Taylor também tem a oportunidade de conhecer a autora de sua série favorita, Rainha Firestone, então ela procura encarar tudo isso da melhor forma possível. Jamie a conhece e está ao seu lado não só para curtir a convenção, mas também para apoiá-la nos momentos difíceis. A amizade entre eles é a coisa mais fofa (aliás, a amizade entre os três é), mas existe algo a mais transbordando entre Taylor e Jamie.

A princípio, o que mais me chamou atenção na história foi o quanto  me identifiquei com Taylor, sobretudo por causa dos seus problemas com ansiedade e fobia social. É a primeira vez que encontro uma personagem que enfrenta esses problemas de forma muito real. Consegui sentir na pele tudo o que ela estava passando. Aliás, não são só os momentos de dificuldade que você consegue vivenciar durante a trama.

“Minha ansiedade é invisível para os outros, mas muitas vezes é o foco da minha mente. Tudo que ocorre no dia a dia é filtrado por uma lente colorida da ansiedade”

Achei incrível a forma como me vi dentro da história com tanta naturalidade. Eu sentia toda a empolgação e a alegria compartilhada entre os amigos porque são situações que eu também vivo. Quem já participou de uma convenção (como a Comic Con, por exemplo), com toda certeza também irá se identificar.

Porém, o mais interessante da história são todas as questões que a autora conseguiu trabalhar. O primeiro ponto é que os personagens descritos fogem dos padrões físicos dos quais estamos tão acostumados e cansados. Isso, aliado ao fato de termos personagens bissexuais e outros com síndrome de Asperger fizeram com que tivéssemos discussões muito importantes como homofobia, machismo, gordofobia e autoaceitação.

Rainhas Geek é um livro jovem e atual, que diverte e proporciona reflexões sobre assuntos essenciais. Foi a leitura ideal para apagar o sentimento angustiante que foi o último livro que li. Eu precisava respirar, me distrair e sorrir um pouco, e ela conseguiu me trazer tudo isso com muita facilidade. Se você procura um livro fofo para aquecer o coração, Rainhas Geek irá te proporcionar isso e mais, porque todos os sentimentos serão bons. É o tipo de livro que se abraça quando termina a leitura. <3

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Rainhas GeekTítulo: Rainhas Geek
Autora: Jen Wilde
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Planeta de Livros Brasil (selo Minotauro)
Ano: 2018
Páginas: 256
Skoob | Goodreads | Amazon

SINOPSE: Charlie é youtuber, atriz, bissexual… E uma das atrações principais da Supa Con, a convenção de cultura pop mais famosa do mundo. Essa é sua chance de mostrar aos fãs que superou seu término público com o ex-namorado – e co-estrela de seu último lme – Reese Ryan. O reencontro de Charlie e Reese deixa o clima pesado, mas quando a it girl Alyssa Huntington aparece como convidada surpresa no evento, o que Charlie pensava ser apenas um crush de internet se mostra muito real.
Melhor amiga de Charlie, Taylor quer ser invisível. Seu cérebro parece estar programado para funcionar de maneira diferente das outras pessoas e ela gosta de rotina e estabilidade. A única mudança que ela quer em sua vida é no status de sua amizade com Jamie, o que ela sabe que nunca acontecerá. Mas, ao ouvir sobre um concurso de cosplay de seu fandom favorito, Taylor começa a repensar até onde vai seu medo de se destacar.

 

7 Comentários

  • Viviane Almeida

    Olá Gisele, como vai?
    Eu vi esse livro no vídeo da Pam Gonçalves, ela estava falando super bem dele e, fiquei muito curiosa para saber mais sobre o desenvolvimento da história e, o preço está super acessível para nós mortais…kkk
    Sua resenha me mostrou muito mais do que eu já conhecia da história e, me deixou curiosa para saber qual será o rumo da vida dessas amigas, eu adoraria poder viver uma aventura assim com minhas amigas também…hehe

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

  • Amor pelos Livros

    Oieeee!
    Amei, amei, e amei sua resenha! Ficou tão preciosa e tão fofa, que acredito que você conseguiu transmitir muito bem a essência do livro <3 parabéns!
    Ah, e ele com certeza está na minha lista, porque agora, fiquei muito curiosa para saber a história!

  • Clube do Farol

    Eu só conhecia esse livro pela capa, mas agora já quero ler quando puder! Amei a premissa, mas o que me fisgou foi a Taylor. Por tudo o que ela tem (timidez, crises de ansiedade, fobia social), acho que eu super me identificaria com ela, porque também tenho tudo isso.

    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

  • Tatiana Castro

    Olá!
    Nada mais atual do que livros sobre Youtubers… melhor ainda se uma ficção tem essa base para retratar o universo adolescente.
    Acho que também me identificaria com alguns personagens, mesmo já tendo passado dessa fase da minha vida. Talvez, assim como a criança, o adolescente que fomos um dia nunca morra.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *