Resenha | Objetos Sobrenaturais, Stacey Graham

Em algum momento de sua vida, você teve uma experiência sobrenatural? Aquela sensação horrível ao chegar perto de algum lugar, encostar em um objeto ou ver uma antiga foto de família? Caso tenha essa pulga atrás da orelha, ela vai se espalhar por todo o seu corpo quando ler Objetos Sobrenaturais, Histórias Reais & Artefatos Sombrios.

“Atraímos o bem e o mal assim como o amor e o olhar das pessoas.” – Ed Warren

O livro é um dos lançamentos desse ano de 2019, saiu pela parceira Darkside Books. Se trata de uma obra não ficcional, onde são relatadas situações que envolvem objetos e casas amaldiçoadas, experiências reais  e como podemos separar a imaginação da realidade. 

A edição foi dividida em dez partes, e é claro, não falarei de todas, para não me delongar. Uma das que me chamou mais a atenção é a primeira parte: Realidade Fantasma, em que o foco é como aparições sobrenaturais podem se manifestar e de que modo conseguimos identificá-las. Uma das maneiras me assustou, pois é possível diagnosticar pelo odor ao chegar em um determinado local, e esse cheiro pode ser de charuto, cigarros e cachimbos. Uma pequena ênfase aqui: um ano atrás, quando cheguei na minha casa, havia na cozinha um forte odor de tabaco, o que achei estranho, pois a casa estava trancada desde que saí pela manhã, e nem eu e os vizinhos mais próximos fumam alguma coisa. Na época me assustei um pouco, e depois que li, mais ainda.

Além de ser um guia sobre manifestações de espectros, Objetos Sobrenaturais nos traz algumas histórias conhecidas, como o caso da Boneca Annabelle, e histórias que inspiraram grandes autores do gênero terror, como Stephen King e Shirley Jackson. Para os aficionados por histórias e lendas dos setes mares, vai se deliciar com alguns navios macabros e as bizarrices que aconteciam nos oceanos. Ou seria só loucuras depois de uma bela garrafa do bom e velho rum? 

“Ela observa. A casa observa cada um dos seus passos”. – Shirley Jackson

Mesmo sendo uma leitura divertida, talvez pela forma como a autora decidiu nos passar cada relato, ficou meio repetitivo e prejudicou um pouquinho a minha vivência com o livro. Se você for medroso como eu, digo para tomar cuidado, pois depois que terminei a leitura, saí e quando voltei havia uma lâmpada quebrada no chão. Como ela se desenroscou do teto e foi cair, não tenho a mínima ideia, e nem tenho a intenção de saber. Melhor deixar quieto. 

Exemplar cedido pela Editora


Objetos Sobrenaturais

Título: Objetos Sobrenaturais, Histórias Reais e Artefatos Sombrios 
Autor: Stacey Graham
Tradução: Eduardo Alves
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 224
Skoob | Goodreads | Amazon | Darkside

Sinopse: Encontrar uma bela boneca antiga em uma venda de garagem é uma sensação incrível, até você levá-la consigo e ela decidir caminhar pela casa após a meia-noite. Antiquários, feirinhas de rua, heranças de família: os objetos assombrados estão em todos os lugares e invadem nossas vidas de uma maneira discreta, quase acidental. Será mesmo? Objetos Sobrenaturais, mais um lançamento da DarkSide® Books chega através de nossa linha direta com o além. Tão instigante e surpreendente quanto o casal Ed & Lorraine Warren, a caça-fantasmas Stacey Graham convida você a repensar o uso da prataria de sua avó. Ou a olhar com outros olhos aquela caixinha de joias que sempre parece mudar de lugar. Ao folhear as páginas tenebrosas e ricas em detalhes, os leitores irão conhecer uma seleção variada de itens assombrados e amaldiçoados, desde crânios que gritam até bonecas demoníacas — e entender como eles afetam as vidas de seus respectivos donos. Com uma prosa divertida e objetiva, Stacey Graham traz respostas para diversas perguntas, dá conselhos e discute teorias sobre os tipos de fantasma que existem. Você já se perguntou por que nos sentimos atraídos por histórias que envolvem objetos assombrados? Ou como um objeto se torna assombrado? Será que um fantasma se espremeu entre as moléculas e ficou incrustado no objeto pelo medo do desapego? Só lendo para descobrir. E, de preferência, mantendo as luzes ou velas acesas. A edição traz em sua capa as peças criadas pela artista plástica Dianne Hoffman, e se tem uma coisa que ela mostra é que nunca se sabe o que pode se estar escondido na escuridão. Ou na prateleira do seu quarto. Depois de mostrar como a realidade pode ser ainda mais assustadora que a ficção com títulos como Ed & Lorraine: Demonologistas, 1977: Enfield e Exorcismo, a editora mais sombria do Brasil preparou uma edição à prova de entidades sobrenaturais. Objetos Sobrenaturais é mais um livro da Coleção Sobrenatural que chega para deixar as estantes dos leitores possuídos um pouco mais assustadoras — quer você acredite no outro lado ou não.

Você também pode gostar

2 Comments

  1. Van Carlos

    Eu fiquei arrepiada só de ler a resenha, imagina lendo o livro! haha Mas mesmo com medo eu adoro essa temática, ainda mais quando é baseado em experiências reais, me deixa muito mais intrigada.

  2. Jessica Rabelo

    Oi Rogério.
    Eu tinha a intenção de ler o livro até chegar no final, estou assustada kkk
    Mas brincadeiras a parte pretendo me aventurar no terror futuramente. Estou abismada com a proposta da história. Apesar do problema parece mesmo ser super legal.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

Deixe uma resposta