Resenha | A Fabulosa Casa com Pernas
Você já ouviu falar na Baba Yaga? Ela é uma das bruxas mais famosas do leste europeu. Suas representações são bem difusas, indo desde a uma bruxa que come criancinhas até uma mulher que desempenha um papel maternal à quem a encontra. No folclore slavo, é descrita como uma figura assustadora que mora no interior de uma floresta com sua casa com pés de galinha, cuja porta é uma boca horripilante, cheia de dentes.
Em A Fabulosa Casa com Pernas, temos toda uma sociedade de Yagas, seres que são responsáveis por conduzir os mortos para outra dimensão. Um tanto misteriosos, levam uma vida distante e completamente diferente das pessoas comuns.
A Baba Yaga de Marinka possui muito das principais características do ser folclórico, ela é velha, deformada e tem o nariz pontudo. Mas ao invés de assustadora, Marinka acha ela o ser mais encantador que já viu. Sua energia vibra toda vez que ela inicia o ritual para receber os mortos, e não existe lugar nem ninguém no mundo que seja tão bonito e acolhedor.
Mas apesar de amar sua Baba, Marinka não se vê fazendo o mesmo que ela. Não consegue se encaixar em um mundinho quando há tanto para ser explorado. Não quer uma vida de mistérios e solidão, mas coisas simples como ter amigos e poder ir na escola, como uma pessoa normal.
Conforme li, temi a todo momento por Marinka, afinal, é preciso ter cuidado com o que deseja. Só damos valor àquilo que realmente temos de importante depois de perder. Mas melhor do que a cautela, é preciso ter coragem para correr atrás de seus desejos. Dessa forma, entre erros e tropeços, Marinka aprende que é sim possível trilhar o próprio caminho, e como eu aprendi com ela! Acostumada a ter que me moldar para me encaixar desde sempre, estranhei ver uma garotinha tão rebelde, tão fiel a si mesma.
Essa é uma história que explora o poder das escolhas e a maravilha que é ciclo da vida, principalmente o seu misterioso fim. E já que estamos por aqui, também nos deparamos com as temíveis fases do luto, mais difíceis de encarar do que a própria morte.
O importante não é o quanto vivemos, e sim como vivemos.
Vale destacar o quanto os demais personagens dessa história são incríveis. A Casa é mesmo fabulosa e me faltam palavras para descrevê-la, só sei que me vi sonhando com uma casa que me carregasse para os lugares e me desse um bom pontapé na bunda quando eu merecesse. Os demais Yagas possuem uma conexão especial e uma energia muito acolhedora. Como se fossem uma grande família espalhada pelo mundo.
A Fabulosa Casa com Pernas me ofereceu uma jornada completa, com momentos de tensão, angústia e muito quentinho no coração também. Espero levar o espírito teimoso de Marinka junto comigo, porque tenho certeza que vai me fazer bem 💙
Título: A Fabulosa Casa com Pernas
Autora: Sophie Anderson
Tradução: Fernanda Lizardo
Editora: Darkside Books
Ano: 2022
Páginas: 272
Skoob | Goodreads | Amazon
Há quem diga que a vida é apenas uma etapa e que, após a tão temida e misteriosa passagem, existe um mundo paralelo onde os mortos continuam a existir. Mas quem tem a missão de acolher, guiar e ajudar essas almas durante a travessia?
Marinka tem 12 anos e mora com sua avó, que é uma Yaga, um Guardião cuja responsabilidade é guiar os mortos no momento da passagem, levando-os em direção às estrelas. Mas, para que essa função possa ser realizada com segurança, elas não podem viver muito tempo no mesmo lugar e, por isso, as casas Yaga possuem uma enorme peculiaridade: elas têm pernas de galinha.
Para agradar a neta, Baba Yaga passa horas na cozinha preparando borsch, kasha, pastilas e muitas outras delícias da culinária do Leste Europeu. Marinka, no entanto, não se considera uma menina tão feliz assim. Apesar da presença da avó e de seu amigo Jack — uma gralha atrapalhada e faminta —, o que ela mais deseja é ter uma vida normal: fazer amizades duradouras com os vivos, ir à escola e ter uma casa que não saia correndo no meio da noite. Tudo muda quando Baba Yaga desaparece misteriosamente… e cabe a Marinka encontrá-la.
Para os darksiders que já mergulharam nas obras Nós e as Estrelas, Uma Dobra no Tempo, As Crônicas das Sombras e O Jardim Secreto, A Fabulosa Casa com Pernas é uma obra encantadora e mágica, capaz de transportar o leitor para o mundo das fábulas. Um mundo repleto de flores, caveirinhas, fogos de artifício, praias, universos e estrelas, que fica ainda mais deslumbrante com as ilustrações de Elisa Paganelli.
Em A Fabulosa Casa com Pernas, você vai se emocionar ao perceber o quanto uma casinha simples e acolhedora é capaz de nutrir sentimentos, cuidar de seus moradores e demonstrar afeto através de gestos simples, como mergulhar no mar com suas pernas imensas, sorrir através da lareira e fazer carinho com filetes de musgo.
Porém, para fazer o que é certo, às vezes precisamos dar as costas para o que conhecemos e explorar o mundo ao nosso redor — e a pequena Marinka precisará desbravar a cidade, conhecer os vivos e abrir o coração para descobrir sua verdadeira história. A Fabulosa Casa com Pernas é um convite para prestarmos mais atenção ao mundo, à vida, aos amigos, a todos que consideramos parte da nossa família e, com isso, entregarmos a cada dia o valor que lhe é devido — através de um olhar mágico e repleto de amor.
Deixe uma resposta