Resenha | Exorcismo: Ritual Romano, El Torres, Jaime Martínez & Sandra Molina

Exorcismo: Ritual Romano é uma história em quadrinho tão instigante, ousada e assustadora quanto o clássico romance de William Peter Blatty, autor de O Exorcista, obra que serviu de inspiração para El Torres.

Nas 120 páginas dessa obra, acompanhamos os passos do protagonista, o auto exilado padre John Brennan. Ele cometeu algo que vai contra as ações de um padre, então o Alto Escalão o excomungava da igreja ou ele se desligava da instituição por vontade própria. Além de padre, ele é um exorcista, e curiosamente, um dos melhores. E é por esse motivo que ele acaba sendo convocado novamente para os braços da igreja.

Mas por trás dos muros do Vaticano, ali estava algo profano e que se fosse a público, seria capaz de abalar os alicerces da Igreja Católica e a fé de seus seguidores.  É nesse ponto da trama que me refiro em como o autor foi ousado, e caso você seja um católico fervoroso, ele também cometeu uma bela de uma blasfêmia. Imagine uma freira que de milagrosa não tinha nada, mas ainda assim virou santa, e em pouco tempo depois, seu espírito maligno possuísse alguém de um dos cargos mais importantes dessa religião? Já pensou? Um servo de Deus, que está aqui na terra para proteger as pessoas da força do mal ser vítima justamente daquilo que tenta combater? E ser usado para seus planos perversos? Achei isso doido demais, e gostei.   

Tirando a parte de ser um exorcista, John Brennan é gente como a gente. Cometeu um erro gravíssimo em seu passado, e desde então, isso vai torturando e matando aos pouquinhos a sua essência, ou se preferir, a sua alma. 

O lado ruim dessa HQ, é que ela acaba. Porque do começo, ao meio e fim ela é fantástica. Me chocou com sua trama, com os segredos por trás dela e o final foi bem satisfatório, e isso que não encontramos aqui um desfecho necessariamente feliz.

Além de ter sido escrito por El Torres, a obra foi desenhada pelo cartunista  Jaime Martínez e mesmo eu achando incrível se ela fosse toda em preto e branco, foi muito bem colorida por Sandra Molina.

Exorcismo: Ritual Romano é zero defeitos, e por isso, merece a nota máxima e fará parte do meu seleto grupo de histórias favoritas.

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Exorcismo: O Ritual Romano

Título: Exorcismo: Ritual Romano
Autores: El Torres, Jaime Martínez & Sandra Molina.
Tradução: Letícia Ribeiro Carvalho
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 120
Skoob | Darkside | Amazon

Sinopse: O mal se manifesta onde menos se espera. Escondido sob as vestes de uma freira, nas preces de um sacerdote ou dentro dos muros da Santa Igreja. Santa? Em Exorcismo: O Ritual Romano, graphic novel de terror da DarkSide® Books, o leitor tem acesso aos recantos mais sombrios do Vaticano e testemunha um caso de possessão demoníaca que pode mudar para sempre o destino da humanidade. Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli ― uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan. Exorcismo: O Ritual Romano é um grande exemplar da obra de El Torres, premiado roteirista de quadrinhos de terror e fantasia espanhol, que permanecia inédito no Brasil. Lançado originalmente em quatro volumes, com ilustrações tenebrosas de Jaime Martínez e cores sangrentas de Sandra Molina, Ritual Romano foi um grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Com uma atmosfera soturna e carregada de suspense, o mais novo lançamento da DarkSide® Graphic Novel traz um combo aterrador de escrita e texto que fará os verdadeiros fãs do terror reverenciarem seus criadores. Um quadrinho que continuará assombrando seus leitores mesmo depois de lido, benzido e guardado de volta na estante: seus quadros expressivos ficam gravados na mente como a oração de exorcismo que todo darksider sabe de cor. Apesar de ser uma obra de ficção, Exorcismo: O Ritual Romano apresenta uma versão do que poderia ter motivado a renúncia de Bento xvi. O papa alemão foi o primeiro a abdicar de seu ministério desde 1415. No texto em que analisa o processo de criação da graphic novel, El Torres conta que a semelhança não foi intencional. Ele já trabalhava com a ideia quando o Santo Pontífice anunciou seu afastamento. “A realidade contou a história mais rápido do que eu. Uma pequena vingança, já que normalmente costumo usar fatos aqui e ali quando estou construindo uma história”, afirma o autor. A edição da DarkSide® Graphic Novel, selo que expande o universo sombrio e fantástico da editora mais possuída do Brasil, chega em capa dura e corpo fechado, com a história completa e alguns bônus como estudos de ilustração, além de prefácio assinado por Paco Plaza, diretor e roteirista de REC.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta