5 motivos para ler | VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Cesar Bravo
Recentemente pude participar de uma leitura conjunta que acabou unindo o útil ao agradável: precisava ler um livro de parceria, e também queria ler uma obra nacional. E como podem ver, precisei só de dois motivos para me aventurar nessas páginas macabras, mas pra vocês, eu darei 5 motivos. Vamos lá!
01 | OBRA NACIONAL
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, é uma obra nacional publicada pela editora Darkside Books, e foi lançada recentemente, no final de 2019. O autor, César Bravo, tem outra publicação pela editora: Ultra Carmen. Quero ler também. 🙂
02 |IDENTIDADE BRASILEIRA
Alguns de vocês podem achar meio óbvio esse ponto, mas quero me explicar que não é. Muitos livros nacionais que li, geralmente se passam em outros lugares do mundo, ou contam com nomes de pessoas que não condizem com o português brasileiro. E em VHS, a trama se passa na cidade de Três Rios, interior de São Paulo. Os personagens, fatos históricos e muitas lendas encontradas aqui, são genuinamente brasileiras.
03 | TERROR E SANGUE
Como o próprio livro promete com o seu título, o que não falta em VHS são verdadeiros banhos de sangue. Desde sangue caindo do céu em forma de chuva, massacres em abatedouros, até a vinganças de deuses antigos. César Bravo dá ao seu leitor, inúmeras formas de terror. Uma versatilidade excepcional.
04 | NARRATIVA
O livro conta com 18 histórias narradas no formato de conto. Todas se passam na cidade de Três Rios e cidades próximas da região. E uma das grandes sacadas do autor foi o modo como ela acaba criando conexões em cada uma delas.
05 |NOSTALGIA
Tem coisa mais nostálgica para a galera que nasceu nos anos 1990 (assim como eu), do que um livro começar a sua trama dentro de uma locadora? Vou usar uma frase bem clichê aqui: quem nunca ficava ansioso para ir com a família num estabelecimento assim, para poder escolher aquele filme bacana pra assistir com as pessoas que mais gostamos? Pois é, só de pensar bate aquela saudade.
Exemplar cedido em parceria com a editora.
Título: VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue
Autor: Cesar Bravo
Editora: DarkSide Books
Ano: 2019
Páginas: 288
Skoob | Goodreads | Amazon | Darkside
Sinopse: Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície.
Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Bravo guia os leitores amaldiçoados até os cantos mais sombrios de nossas mentes. E a cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o palco principal — um ponto de encontro de todas as coisas estranhas que acontecem nas redondezas. O inferno corre por essas águas e lança suas sementes nessa terra. Um lugar vivo e pronto para devorar o próximo filho que renegar sua origem.
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.
“Os relatos mais sangrentos de Três Rios têm lastro na vida real, e vão empurrar o leitor em um dilema moral”, comenta o autor, Cesar Bravo. Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, cada fragmento é uma memória, algo a ser dividido, e os relatos dos habitantes de Três Rios deixa de ser pessoal e passa a fazer parte de um todo. As várias faces do horror se manifestam e prometem assombrar qualquer um que ousar mergulhar nas páginas desta obra. “A grandiosidade da vida está na reunião de episódios insólitos, belos e dantescos”, complementa.
A escrita de Cesar Bravo se mostra ainda mais audaciosa e transgressora em seu segundo livro publicado pela DarkSide® Books. Fãs de Stephen King, Clive Barker, Joe Hill e Robert Chambers têm outro mestre para seguir — com uma voz única e muito brasileira, o terror nacional volta a respirar na pele da nova geração de autores e leitores sedentos por histórias que deem voz a nossa identidade.
Jessica
Oi Gi
Uma obra nacional com tendências nacionalista é tudo que mais gosto. Amo quando o autor brasileiro assume sua brasilidade
Sinto que iria amar esse livro, mesmo não sendo das mais adeptas ao terror.
Beijos.
Fantástica Ficção