Royal City vol. 1 – Segredos em família, Jeff Lemire
Toda vez que surge uma nova história de Jeff Lemire ao meu alcance, eu corro para o abraço. No entanto, mesmo fã de outras inúmeras histórias do autor, eu me equivoquei ao iniciar essa leitura. Entre um livro denso e outro, peguei Royal City para espairecer e descansar a mente. Ledo engano?
Acontece que além do grau de complexidade que Lemire coloca em suas histórias, ele também abusa no lado emocional. Então nada de descanso por aqui, eu precisei me esforçar para não apenas compreender, mas principalmente aceitar algo que estava bem diante dos meus olhos.
Começamos a acompanhar a história através dos olhos de Peter Pike, um homem cansado e muito solitário. Uma estranha situação acaba por exaurir o velho de estranhos e melancólicos sentimentos, e só depois disso descobrimos que ele teve um derrame por consequência dela.
A família Pike se reúne para visitá-lo. A mãe é bastante temperamental, uma mulher difícil de lidar. Tara faz o que pode para conciliar as escolhas de sua vida pessoal e profissional, porque elas podem refletir diretamente não só em sua família, mas em todos os habitantes de Royal City. Richard é um homem perdido, que não quer se encontrar, e nem faz ideia do estado de seu pai.
Já Patrick é um escritor em crise, com dificuldades na carreira e no casamento. Mesmo a contragosto, ele volta para a cidade em que nasceu para apoiar a família e acompanhar o estado do pai. Ele sabe que este retorno não será tão fácil, porque existem muitos assuntos não resolvidos, fantasmas que ele não quer enfrentar.
Dessa forma, acompanhamos individualmente cada membro da família e começamos a entender um pouco das feridas que cada um carrega. E sim, só um pouco, porque pelo visto essa história ainda está muito longe de ser realmente compreendida.
A história é recheada de mistérios, mas você consegue sentir a tensão que paira sobre Royal City e a angústia que a família Pike carrega. Sobre o que eu falei no início da resenha de aceitar o que estava diante dos meus olhos, está particularmente relacionado a um personagem peculiar que aparece em diversos momentos. Ele está ligado à família Pike, mas é difícil compreender o real significado de sua presença.
Por mais que sejam histórias completamente diferentes, consegui sentir aqui o mesmo tipo de carga emocional presente em Black Hammer. Há uma atmosfera indefinida em Royal City que me fez lembrar a espécie de limbo vivenciada pelos super heróis da outra história. Tramas nubladas, carregadas de mistério e tormento realmente é o forte do autor, além de sua maestria em construir personagens, é claro.
E antes de finalizar, gostaria de fazer uma observação sobre as ilustrações. Logo de cara percebi que aqui tínhamos as artes do próprio Jeff Lemire, reconheci os seus traços dos esboços presentes nas suas outras histórias, que até então trazem a parceria com outros artistas. Os traços de Lemire são indefinidos e às vezes é preciso se esforçar para captar as feições dos personagens, congruente com uma história turva e enigmática.
O meu contato com a família Pike ainda foi muito breve, mas garanto que irei me preparar melhor para encarar a sequência, e não vou subestimar a capacidade de Lemire de me deixar confusa e ansiosa através de suas tramas complexas. E por falar nisso, estou ansiosa para ler a continuação, porque sinto que há muitos caminhos para se percorrer e conhecer em Royal City.
Exemplar cedido em parceria com a editora.
Título: Royal City vol. 1 – Segredos em família
Autor: Jeff Lemire
Tradução: Fernando Scheibe
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 160
Skoob | Goodreads | Amazon
Há algo diferente em Royal City, uma estranheza que parece envolver tudo e todos. É nessa cidade outrora próspera que mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente.
Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras.
Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar.
Deixe uma resposta