Resenha | Teto Para Dois, Beth O’Leary

Fazia muito tempo que eu não lia um romance arrebatador, capaz de manter o meu interesse na história do início ao fim. Teto Para Dois me convenceu graças aos inúmeros reviews positivos, mas a premissa clichê ainda me fez ficar com um pé atrás. Foi devido às suas particulatidades que ela se mostrou uma história inovadora e fascinante.

Tiffy precisa se mudar para ontem. Ela mora atualmente com seu ex-namorado, mas depois que ele apareceu com uma namorada nova, as coisas mudaram. Para complicar a situação, seu baixo salário de editora de livros não cobre o valor de um apartamento em Londres. Por outro lado temos também Leon. Ele precisa de dinheiro para pagar os honorários do advogado do irmão, que foi preso injustamente, mas a cansativa jornada de trabalho em uma casa de repouso o deixa sem tempo para procurar outro emprego.

É aí que ele tem uma ideia maluca. Como passa toda a noite no trabalho, ele decidiu alugar o seu apartamento durante esse horário, com a condição de tê-lo só para ele no horário diurno, para que ele possa descançar. Durante a noite, uma pessoa que leva uma jornada comum de trabalho no horário convencional, poderia dormir sem maiores problemas. A única questão é que ele possui apenas uma cama, então terá que dividir não só o apartamento, mas também o mesmo lugar de dormir.

“Ver um desses sorrisos tortos é como ganhar um jogo que eu nem sabia que estava jogando”.

O anúncio cai como uma luva nas mãos de Tiffy, que já estava entrando em desespero. Era isso ou morar num apartamento xexelento, caindo aos pedaços. Depois de conhecer o apartamento de Leon e conversar com a namorada dele, ela decidiu que com certeza essa era a melhor opção.

A história se desenrola com muita naturalidade, em um ritmo fluido e divertido. Eu nem sei quanto tempo faz que eu não lia um livro em 24 horas, como aconteceu aqui. Quando você menos espera, já se passaram 100 páginas, e se vê tão envolvido com a história que fica impossível parar.

Tiffy é extrovertida e alegre, enquanto Leon é reservado e um tanto taciturno. Como trabalham em horários opostos, a comunicação entre os dois se dá por uma forma um tanto inusitada, através de post-its. Tiffy é incapaz de medir as palavras, então cada recadinho leva um textão. Pouco a pouco, ela começa a trespassar a camada retraída de Leon, resultando em uma amizade muito peculiar.

“em um minuto, estava rabiscando um recado rápido para ele sobre comida, no outro, era uma correspondência completa e diária”.

Entretanto, o mais interessante são as particularidades da história. Ela deu aos personagens aspectos reais, tanto com relação ao carater quanto ao físico deles. Eles não se encaixam nos padrões aos quais estamos tão acostumados a ver. Enquanto Tiffy é alta e gorda, Leon é moreno, magro e possui orelhas de abano. Sim! São exemplos simples, mas são detalhes como esse que fazem da história tão especial.

Em contrapartida, a autora também insere questões atuais e pertinentes dentro da trama, como o relacionamento abusivo. A forma com que ela decidiu abordar esse assunto, pouco a pouco e com muita destreza, mostra como esse tipo de relacionamento está presente em nossa sociedade e como a vítima sofre para compreender sua situação.

“A vida costuma ser simples, mas a gente não nota até que ela se torna absurdamente complicada”.

Os personagens secundários também são muito bem apresentados. Terminei a leitura arrependida por ter lido tão rápido, já com saudade de todos. Tanto os amigos da Tiffy quanto os do Leon são reais e encantadores. A escrita de Beth O’Leary se mostra surpreendente em determinados momentos. Ela dá aos personagens principais vozes tão distintas que a princípio imaginei que o livro tivesse sido escrito por mais de uma autora.

Esse é o tipo de história que você sente aquele quentinho no coração, incapaz de esquecê-la tão fácil. A trama que aparentava ser clichê se sobressai por causa da narrativa singular e pelos detalhes. São eles que nos aproximam e faz com que nos vejamos dentro da história.

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Teto Para Dois

Título: Teto Para Dois
Autora: Beth O’Leary
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 400
Skoob | Goodreads | Amazon

Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?


Você também pode gostar

Deixe uma resposta