Resenha | Inspeção, Josh Malerman

Como seria viver em um mundo em que você é um adolescente e não sabe nada sobre o que acontece nele e muito menos sabe da existência de pessoas do sexo oposto? É isso que Josh Malerman tenta nos mostrar em seu romance distópico chamado de a Inspeção.

No livro, 26 garotos vivem numa torre onde sua figura paterna é o P.A.I, e o nome de cada um é referente a uma letra do alfabeto. Todos que vivem ali são homens, incluindo os tutores desses adolescentes. Entre esses jovens, temos o protagonista da obra, J. Após um pesadelo e alguns outros eventos do seu dia a dia, ele começa a se questionar se existe algo além do seu ambiente em que ele vive. Mal sabe ele que esse tipo de pensamento pode colocar abaixo as estruturas da Parentalidade e o grande risco que ele corre por pensar assim.

Não muito longe dali, e isso é apresentado bem mais pra frente no livro, por isso não vou me estender muito, tem um local parecido, só que com 26 meninas “criadas” por uma pessoa chamada  M.A.E, e que também não sabem nada sobre a existência do sexo masculino. Nesse lado da história vamos acompanhar o seu rumo na visão de uma garota chamada K.

Também temos um escritor chamado Warren Bratt, que escreve histórias para entreter os garotos da torre, mas sempre com personagens masculinos e voltada a realidade deles. Até que ele resolve escrever um certo livro para mostrar a realidade do mundo lá de fora…

Josh Malerman estourou no mundo literário com Caixa de Pássaros. O sucesso foi tão grande que rendeu um filme na Netflix estrelado pela atriz Sandra Bullock. Depois disso escreveu Piano Vermelho, Uma casa no fundo de um lago e no passado a Inspeção. Não sei dizer qual é a minha relação com esse autor, pois de todos seus livros eu não li Piano Vermelho, mas as outras experiencias com o autor vão de boa, ruim e agora com Inspeção vai pra uma leitura mais ou menos boa.

Assim como no livro Uma casa no fundo de um lago, achei a ideia da trama muito atraente, mas creio que escrever histórias com protagonistas adolescentes não seja o forte do autor. Carisma dos personagens é algo que não existe, e em momento algum consegui sentir empatia por eles. Ou o errado da história pode ser eu por talvez ter um coração de gelo. 

Mas apesar de não ser uma ideia tá bem executada, o livro conta com uma leitura ágil, com vários diálogos e metáforas sobre ideologias intolerantes e como tentar combatê-las.   

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Inspeção

Título: Inspeção
Autor: Josh Malerman
Tradução: Carolina Selvstici
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 416
Skoob | Goodreads | Amazon

Sinopse: Rapazes e garotas estão sendo criados em escolas especiais. Um grupo não sabe da existência do outro — até agora. No alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, temos J. Ele é um dos vinte e seis rapazes de um internato que tem como objetivo formar prodígios em artes, ciências e atletismo.
Até hoje J só teve contato com as outras pessoas que vivem ali: os colegas são sua única família e todos acreditam ser filhos do fundador da escola. A vida acadêmica é tudo o que conhecem — e tudo o que lhes é permitido conhecer. Mas J suspeita da existência de algo mais fora dali, para além da Torre em que vive, algo que não querem que ele veja. É então que começa a questionar. Qual o verdadeiro propósito daquele lugar? Por que os alunos não podem sair? E que segredos o pai está escondendo deles? Enquanto isso, do outro lado da floresta, em um internato muito parecido com o de J, uma jovem chamada K vem se fazendo as mesmas perguntas.
Ao investigar os mistérios por trás de suas estranhas escolas, talvez os dois acabem descobrindo algo… que não deveriam.

Você também pode gostar

One Comment

  1. Marco Antonio

    Boa tarde Rogério,

    Não conhecia esse livro e a premissa dele parece muito boa, mas infelizmente pela a sua resenha vejo que não é isso tudo, fiquei na dúvida e não sei se leria o livro.

    Abraço.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

Deixe uma resposta