Resenha | Antologia Macabra, Hans-Ake Lilja

Imagina só que beleza um livro com histórias de grandes mestres do terror, como Edgar Allan Poe, Stephen King, Clive Barker e Richard Chizmar. E se eu te falar que é possível encontrar isso em Antologia Macabra, um livro de contos de terror organizado pelo sueco Hans-Ake Lilja. Ele também é dono do site Lilja’s Library, uma página na web dedicada ao trabalho de Stephen King.

A antologia começa com chave de ouro, com um conto do mestre King que nunca foi publicado em nenhum de seus livros, chamado “O compressor de ar azul.” E eu particularmente achei bizarro. Depois disso, vem mais onze histórias contadas de maneira rápida e dinâmica, e quero frisar em especial duas delas a seguir.

Rede, Jack Ketchum & P. D. Cacek

Esse conto se passa em 2003, e seria uma versão moderna do que podemos chamar de história epistolar. No século XIX era comum os autores fazerem tramas em que os personagens relatavam os acontecimentos de sua vida através de cartas, e em “Rede” acompanhamos a troca de e-mails de duas almas solitárias, um escritor freelancer chamado Andrew, e Cassandra, uma moça que tenta se libertar de alguns laços familiares. Uma história que nos mostra que a internet é capaz de aproximar pessoas diferentes, mas ao mesmo tempo, esconder coisas perturbadores sobre quem está do outro lado da tela do computador.

O companheiro do guardião, John Ajvide Lindqvist

Já imaginou você jogando inocentemente um jogo de RPG de mesa, seja de fantasia ou de terror, e acabar despertando uma criatura sobrenatural que até então era visto só como uma criação da mente de um dos grandes mestres do horror? Pois é. Essa é a situação em que se encontra Albert, e entre o fascínio e o medo de estar ficando doido, ele vai tirar proveito dessa situação.

O melhor de tudo é que essas histórias podem ser lidas super rápidas, eu li em um dia, afinal de contas, o livro não chega a 250 páginas. Fiquei satisfeito com o conteúdo, me sentindo na zona de conforto com autores conhecidos, como o nosso querido Edgar Allan Poe e o seu conto “Coração Delator”, e me aventurei  em autores que não conhecia. Só torci o nariz pra uma história, mas não vou citar qual é, vamos deixar em segredo. Vai que eu escrevo aqui e depois seja atormentado na hora de dormir. Hahaha

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Antologia Macabra

Título: Antologia Macabra
Autor: Hans-Ake Lilja
Tradutor: Paulo Raviere
Editora: Darkside Books
Ano: 2020
Páginas: 240
Skoob | Goodreads | Amazon

Sinopse: O sangue que corre nas veias da DarkSide® tem uma energia peculiar. Leitores que apostam no escuro já sabem que o DNA da Caveira é puro terror. Para honrar o pacto sangrento entre as duas marcas, a DarkSide® apresenta a Macabra, novo selo da DarkSide® Books que mostra a beleza da vida e do sangue em obras ainda mais assustadoras e transgressoras que vão conquistar um lugar especial no coração dos leitores mais macabros.Para homenagear os grandes mestres da literatura dark, a DarkSide® Books e a Macabra Filmes orgulhosamente apresentam a Antologia Macabra. Organizada por Hans-Åke Lilja — editor do Lilja’s Library, um dos principais sites do mundo dedicados às obras de Stephen King, no ar desde 1996 —, a coletânea reúne o medo e o horror de treze almas macabras selecionadas a dedo para exaltar o que há de mais sombrio na literatura.Entre histórias assombrosamente originais, os leitores encontrarão o raro “O compressor de ar azul”, do mestre Stephen King — que nunca apareceu em nenhuma das antologias do autor e, antes da publicação desta coletânea, não era impressa em lugar algum desde 1981 —, “O fim de tudo”, um momento de noir assustador de Brian Keene, “A dança do cemitério”, de Richard Chizmar, amigo e parceiro criativo de Stephen King, que mostra um homem caindo na loucura e obsessão, entre outros fragmentos tenebrosos.Banquete cheio para os leitores famintos por histórias arrepiantes, Antologia Macabra revela também mestres cultuados mundo afora, como Clive Barker, Jack Ketchum, Ben Vincent, Stewart O’Nan, Kevin Quigley, Ramsey Campbell, Brian James Freeman e John Ajvide Lindqvist — autor do incrível romance Deixe Ela Entrar —, e com ilustrações do francês Odilon Redon, um dos mais importantes do simbolismo, que transpôs em tela seus sonhos e pesadelos.O primeiro volume desta antologia chega pelo selo Macabra, resultado de um pacto de sangue entre a DarkSide® Books e a Macabra Filmes com o compromisso de trazer à vida livros e quadrinhos de horror, sempre com a qualidade já conhecida das edições da Caveira — puro terror, 100% macabra.

Você também pode gostar

One Comment

  1. Liv

    Adoro contos de terror e um livro recheado com contos de autores tão legais já pode ir entrando direto na whishlist. Eu gosto muito de Coração Delator, e fiquei curiosa com a resenha dos outros contos, inclusive curiosa pra ler o que vc não gosto! kkkkkk
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

Deixe uma resposta