Resenha | A Garota da Casa ao Lado, Jack Ketchum

Vocês são familiarizados com o meme: credo, que delícia? Foi assim que eu me senti durante a leitura desse livro. Mas peraí, que vou explicar melhor. 

A Garota da Casa ao Lado é inspirado em um crime que ocorreu nos anos 1960 nos EUA e chocou a sociedade na época. E quando a realidade consegue ser pior que qualquer filme de terror onde tenha seres fictícios, a gente pode ver o quão decadente, vil, cruel e insano o ser humano consegue ser. Afinal de contas, não existem monstros piores que nós mesmos.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo protagonista da obra, um adolescente chamado David. Ele e seus amigos da casa vizinha convivem diariamente, seja indo pra escola, passear na floresta, ou ficar de bobeira na casa dos amigos tomam um refrigerante, ou dar um golinho na cerveja que a mãe de seus amigos, Ruth, deixava eles darem de vez em quando. 

Eles também participam de uma brincadeira chamada de “O Jogo”, que consiste em apenas um do grupo tentar capturar o restante. Infelizmente, é uma brincadeira quase impossível de vencer, então o perdedor é amarrado a uma árvore, e lá, o grupo pode “zoar” com ele da maneira que bem entender.

Mas a vida de David, seus amigos e Ruth muda a partir do momento em que Meg, e sua irmã Susan, sobrinhas de de Ruth, se mudam para a casa dela após as meninas perderem os pais em um acidente de carro. Como Ruth foi abandonada pelo marido e sustenta os filhos sozinha, criar mais duas garotas podem se tornar um problema.

Até esse ponto da história, eu posso dizer que ela estava uma delícia de se ler. A forma que o leitor encontrou para nos mostrar essa obra, é sensacional, acho quase impossível parar de ler, tanto que li a história rapidamente. Mas do momento em diante que Meg e Susan são introduzidas cada vez mais nos acontecimentos do livro, eu comecei a pensar comigo: credo, como é possível tamanha crueldade com duas pessoas que tiveram um destino tão trágico. Não vou me ater a spoilers, mas lembra do Jogo praticado pelos guris que eu citei antes? E se fosse feito algo assim com uma das meninas órfãs, só que a ponto de envolver crueldade, tortura e coisas piores enquanto uma delas está presa e amarrada em um porão? Novamente, não tem como usar outra expressão que não seja: credo.

A Garota da Casa ao Lado foi a minha segunda melhor leitura de 2020, então é óbvio que eu favoritei ela. Recomendo para todo mundo, exceto que você seja um leitor sensível. Aí minha recomendação é passar longe do que Jack Ketchum tem a escrever. Bom inicio de anos para nós.

Exemplar cedido em parceria com a editora.


A Garota da Casa ao Lado

Título: A Garota da Casa ao Lado
Autor: Jack Ketchum
Tradução: Ana Duarte
Editora: Darkside Books
Ano: 2020
Páginas: 320
Skoob | Amazon

Sinopse: Em um pacato subúrbio americano, de belos jardins e casas aconchegantes, o horror e a crueldade podem ser seus vizinhos de porta. No porão da casa dos Chandler, duas garotas são mantidas em cativeiro, à mercê dos ataques de fúria de uma tia distante e de outros vizinhos igualmente cruéis. Não há escapatória. Prepare-se: o livro que a Macabra Filmes lança em parceria com a DarkSide Books contém uma das histórias mais difíceis de digerir já escritas. Inspirado em um caso real que ocorreu nos anos 1960, nos Estados Unidos, A Garota da Casa ao Lado é uma leitura perturbadora e chocante, feita com maestria por um escritor de “histórias muito, muito sombrias”, nas palavras de Neil Gaiman. Os horrores narrados por Jack Ketchum deixaram muitos leitores estarrecidos com a crueldade do ser humano. A história foi baseada no assassinato da jovem Sylvia Likens, de 16 anos. Filha de artistas circenses, Sylvia tinha uma vida instável e frequentemente ficava sob os cuidados de amigos ou parentes quando os pais viajavam — e foi assim que ela parou nas mãos de Gertrude Baniszewski, que a submeteu a situações apavorantes. Jack Ketchum evoca a aura desta década — a música, a insularidade da vida suburbana, os medos e ideais que transpareciam com um pouco de pressão — com economia e rigor. Narrado pelo ponto de vista de Davy, vizinho da jovem capturada, A Garota da Casa ao Lado é uma leitura desafiadora e brutal que vai revirar o seu estômago e te fazer questionar quão bem você conhece as pessoas que estão ao seu redor. Um dos livros favoritos do mestre do terror, Stephen King, A Garota da Casa ao Lado é um sinistro encontro de O Colecionador com Laranja Mecânica, e provoca todos os sentidos dos leitores trevosos. A obra transgressora chega para os leitores da DarkSide Books através do selo Macabra, que apresenta histórias ainda mais assustadoras da realidade e da ficção. Você está pronto para ser refém desse pesadelo? A Colheita Macabra na DarkSide BooksA Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. O selo, que já publicou Vitorianas Macabras, Medicina Macabra e Antologia Macabra, apresenta agora a sua segunda safra do ano: Livros de Sangue, a antologia definitiva do mestre Clive Barker; A Garota da Casa ao Lado, um dos clássicos contemporâneos mais perturbadores já publicados; Invasores de Corpos, obra-prima do terror e da ficção científica; e Condado Maldito, a série de horror em quadrinhos sobre bruxas e assombrações. A fazenda está pronta para cultivar o horror em todas as suas formas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta