5 motivos para ler | Cem: O que Aprendemos na Vida
Mesmo sabendo sobre o que se tratava, eu não esperava gostar tanto desse livro. Através de mensagens curtas e simples, ele é capaz de ir fundo e te tocar com muita intensidade. Iniciei a leitura com um sorriso no rosto, mas após alguns instantes de nó na garganta e tapas na cara, o sorriso estava de volta no final. Foi um dos livros que mais me fez refletir entre as últimas leituras, por isso decidi trazer alguns motivos para que você o leia também.
01 | PARA TODAS AS IDADES
Cem é o tipo de livro que pode ser lido por pessoas de todas as idades. Ele promete ser intrigante e lúdico para as crianças, enquanto promoverá muitas reflexões para os adultos. Além disso, dependendo do momento que você realizar a leitura, poderá ter uma interpretação e um entendimento diferente. Será como pegar um livro e o ler pela primeira vez.
02 | LEITURA RÁPIDA
A primeira leitura fiz em 10 minutos. Da segunda vez, li mais devagar, apreciando mais as ilustrações de Valerio Vidali e tentando compreender as motivações por trás de cada frase. Por ser um livro pequeno e com frases curtas, a leitura flui muito rápido. Você pode escolher ler tudo de uma vez ou realizar uma leitura de cabeceira, lendo aos pouquinhos. Recomendo fazer as duas coisas!
03 | SIMPLICIDADE
Já mencionei que as frases são curtas e simples. Entretanto, a verdadeira simplicidade está no significado do texto. A autora exalta os pequenos detalhes da vida, coisas simples que aprendemos a ignorar ou não dar o seu devido valor. Lê-lo foi como colocar um óculos e enxergar as coisas com mais clareza e nitidez. Para mim, que estou vivenciando um momento de transição e redescobrimento, me senti muito conectada com tudo o que li.
04 | A IMPORTÂNCIA DO MOMENTO
Independentemente da idade que você tem, cada momento tem o seu valor. De 0 a 100 anos, sempre haverão coisas novas para sentir, conhecer e vivenciar. O livro me fez encarar o amadurecimento de outra forma, como se tivéssemos o poder de apreciar o melhor daquilo do que já conhecemos. O problema é que na maioria das vezes somos consumidos pela ansiedade do que está por vir, ou o arrependimento do que já é passado.
05 | TEXTO DA AUTORA
No final do livro, a autora compartilha um pouco do que a motivou para escrever o livro. Quando me deparei com esse texto, imaginei que não precisava dessa explicação, porque estava tudo muito claro. Com ele, o livro acabou me surpreendendo ainda mais. A autora relatou mais algumas eventualidades, destacando o seu real significado e importância. Foi como um clique, que me despertou e me fez encarar o livro de outra forma, por isso decidi reler logo depois de finalizar. E acredite, após esse texto, você também irá encará-lo de outra maneira.
Já fiz todo mundo de casa ler, mas não é suficiente. Vocês precisam ler esse livro, que a primeira vista é tão simples, mas com certeza ganhará um lugarzinho no seu coração.
Exemplar cedido em parceria com a editora.
Título: Cem: O que Aprendemos na Vida
Autora: Heike Faller
Ilustração: Valerio Vidalli
Tradução: Julia Bussius
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 208
Skoob | Goodreads | Amazon
Deixe uma resposta