Resenha | Livros de Sangue #2, Clive Barker

Clive Barker é sem dúvidas um dos maiores nomes do terror do século XX. Esbanjando originalidade, o autor nos aterrorizou com obras como Hellraiser e Evangelho de Sangue, nos introduziu a lenda urbana de Candyman, e nos dá um banho escarlate em sua coletânea de Livros de Sangue.

Nesse segundo volume, composto por cinco contos, além de esbanjar de criatividade, nos trás uma nova noção de pavor, luxúria e uma homenagem ao clássico autor do terror e outros gêneros literários, entre eles as histórias de detetive e romance policial, Edgar Allan Poe. Alias, é sobre os assassinatos na Rua Morgue que Barker homenageia o sofrido autor de Boston.

Confira a resenha de Livros de Sangue #1

Mas nesse breve texto, vou me ater ao conto que dá a porta de entradas nessa loucura que é esse livro. Em Pavor, temos o protagonista Stephen Grace que é um jovem comum ingressado na vida acadêmica na universidade. Até que um dia, ele se depara com um homem um pouco mais velho, estudante de Filosofia, que além de ser um tanto quanto crítico em relação as pessoas, tem um desejo peculiar sobre o que as pessoas têm medo. Até aí tudo ok, né? Como que um plot desses poderia ser considerado uma história de terror? Foi exatamente isso que pensei, e não podia estar mais enganado. Pra mim, a relação que a Filosofia poderia ter com o terror é ler as obras de Hegel, que além de darem extremas dores de cabeça, me deixam em posição por me sentir burro de não ser capaz de entender o que ele escreveu. Mas voltemos ao Pavor rapidamente. 

Infelizmente, a vida de Stephen muda drasticamente com a presença desse homem no seu dia a dia. Ele o acompanha com um misto de curiosidade, admiração e desconfiança em relação a alguém que sente a necessidade de expor a fragilidade das pessoas, através de seus segredos, angústias e medos. Aliás, se vocês pegarem no dicionário o significado de pavor, irão encontrar sinônimos como susto, temor, repulsa, abominação. Curiosamente o misto de sensações que tive nessa leitura. É como tentar se guiar em meio a escuridão a uma caixa fechada. Se eu pudesse colocar mais um significado a essa palavra, eu colocaria também dessa maneira, Pavor significa Clive Barker.

Desejo para vocês uma excelente e pavorosa leitura. 

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Título: Livros de Sangue
Autor: Clive Barker
Tradução: Paulo Raviere
Editora: Darkside Books
Ano: 2021
Páginas: 240
Skoob | Amazon | Darkside

Sinopse: Para um cirurgião, cortar o corpo humano é uma arte. Músculo e carne são sua tela, o bisturi sua ferramenta. Ele estuda a composição dos órgãos ― seu equilíbrio e forma ―, a estrutura dos ossos e a delicada rede de vasos sanguíneos. Ele faz sua incisão, cortando, cortando sem hesitar. Clive Barker é um cirurgião das palavras. Ele sabe como o corpo humano pulsa. Ele sabe como o sangue quente se expande por veias, artérias e músculos. Todos abraçados por uma fina membrana de pele. E então jorra… Um nome marcado a sangue na memória de todos os leitores macabros que mergulharam nas imagens sombrias e viscerais criadas pela mente de um grande artista, Clive Barker é inigualável em sua criação. A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide® Books, avança mais um passo no sonho dos fãs de horror no Brasil: a antologia de Livros de Sangue chega em seu segundo volume com o tratamento ímpar que o mestre merece. Neste segundo volume, Barker combina o comum com o extraordinário enquanto irradia o erotismo que virou sua assinatura. A escrita poética e provocante do mestre do horror visceral nestes cinco contos nos leva por novos caminhos e dá vida a pesadelos e visões impossíveis de esquecer com experimentos macabros, competições infernais, poderes incontroláveis, monstros impetuosos e assassinatos que clamam por resoluções. Clive Barker já tem um lar na DarkSide® Books. Livros de Sangue, Hellraiser, Candyman e Evangelho de Sangue são portais para os inimagináveis prazeres do horror que ele propõe. O primeiro volume da antologia Livros de Sangue arrebatou os fãs e apresentou um novo mundo a quem se rendeu a estes encantos pela primeira vez. Com um tratamento especial e tradução cuidadosa de Paulo Raviere, o livro traz ainda uma introdução assinada por Bruno Ribeiro, autor de Porco de Sangue, romance vencedor em sua categoria no Prêmio Machado DarkSide® de Literatura, Quadrinhos e Outras Narrativas de 2020. Do esquisito ao grotesco, do fantástico ao drama, nada escapa de Clive Barker e do seu olhar aguçado para as miudezas humanas. Você está pronto para abrir este livro? A Colheita Macabra na DarkSide® Books A Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. Casa de sucessos como o aclamado Grimório das Bruxas, de Ronald Hutton, o clássico perturbador A Garota da Casa ao Lado, de Jack Ketchum, e o surpreendente Medicina Macabra, de Thomas Morris, a Macabra agora apresenta o segundo volume do desejado Livros de Sangue, de Clive Barker, e o terceiro volume da série de quadrinhos de terror Condado Maldito. A fazenda segue viva e cultivando o horror em todas as suas formas.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta