Resenha | Dragões do Crepúsculo do Outono, Margaret Weis e Tracy Hickman

Margaret Weis e Tracy Hickman tem uma parceria que rendeu mais de 15 livros sobre a série Dragonlance. Uma dessas parcerias rendeu a trilogia Crônicas de Dragonlance, e se inicia com Dragões do Crepúsculo do Outono, que foi lançado no Brasil em 2003, pela extinta Editora Devir.

A história do primeiro livro tem como cenário o mundo que foi abandonado pelos deuses: Krynn, no continente de Ansolon. O universo é inspirado no RPG Dungeons & Dragões. A ambientação é conhecida por leitores de fantasia; se passa em um mundo medieval, com humanos, meio-elfos, anões, orcs, dragões e uma raça desconhecida, os kenders. Essa última raça é considerada petulante, imune ao medo. O leitor pode esperar que um kender sempre estará em algum tipo de encrenca.

“Ouço o sábio enquanto sua canção escorre como lágrimas ou a chuva dos céus, e lava os anos e a poeira das muitas histórias da Lenda da Lança do Dragão. Há muitas eras, memórias e palavras passadas, nos primórdios do mundo quando as três luas se ergueram do colo da floresta, dragões imensos e terríveis, lutaram no mundo de Krynn.”

O livro começa com o reencontro de um curioso grupo de amigos: Tanis Meio-Elfo, uma espécie de guerreiro/arqueiro atormentado por sentimentos do seu passado e que deixa sua barba crescer para esconder as suas origens; Flint Forjardente, um anão clássico dos livros de fantasia, destemido, sempre preparado para um embate e muito ranzinza; Sturm, Cavaleiro de Solamnia, o mais honrado do grupo e tem por objetivo trazer orgulho a sua terra natal; Tasselholff Pés-Ligeiro, um kender engraçadíssimo e ao mesmo tempo muito desordeiro; e os gêmeos Raistlin e Caramon. Raistlin é um poderoso mago que por causa de sua magia sofreu uma mudança em sua aparência, mudando a cor de sua pele e o formato de seus olhos. Já Caramon é um gigante guerreiro que possui uma lealdade maior que sua estatura para com seu irmão.

Nesse grupo ainda existem mais duas personagens, Kitiara, irmã dos gêmeos do grupo, e a elfa Laurana. Ambas as personagens contém uma ligação com o líder do grupo, Tanis.

O mundo de Krynn está sendo assombrado por dois tipos de grupos: os Seguidores que cultuam os novos deuses; e os lordes/senhores dos dragões, pessoas que detém o poder de comandar os dragões, usando essas criaturas como armas para dominar o continente. Desse modo, o grupo de amigos após ao seu reencontro se vê no meio do caos que essas duas perigosas facções estão trazendo. E tudo fica ainda mais complicado quando conhecem Lua Dourada, detentora de um cajado mágico de cristal azul, que é capaz de trazer cura, e seu companheiro Vendaval.

A partir daí, Tanis e seus companheiros atravessam várias regiões para proteger Lua Dourada e seu cajado mágico. No decorrer do caminho eles encontram vários povos, cidades perdidas, se veem em vários embates, ocorrem luta entre dragões (o que é emocionante, quem não gosta de ver dragão numa história, imagina ver uma luta entre essa raça fantástica).

Se você é fã de RPG dificilmente ficará desapontado com esse livro. Têm muita ação, vários combates, pouca enrolação e personagens carismáticos. Eu particularmente gostei de todos, e como gosto de personagens que assumem a responsabilidade para si, posso dizer que o Tanis é o meu favorito. E como gosto também de uma certa vigarice, acho difícil não curtir o Tass, que arranca algumas risadas na história quando implica com o Flint. E pra quem é fã de magia então, isso não irá faltar com o Raistlin.

A única coisa que me chateia foram alguns erros de revisão que o livro traz e as páginas serem brancas. Folhas nessa cor e míopes são inimigos número um. É muito difícil achar as raridades do mundo Dragonlance para comprar, eu levei uma baita sorte fuxicando por aí, mas a novidade é que a Jambô irá relançar o primeiro volume, ele inclusive já está em pré-venda no site da editora. Aproveitem!


Dragões do Crepúsculo do Outono

Título: Dragões do Crepúsculo do Outono (Crônicas de Dragonlance #1)
Autor: Margaret Weis e Tracy Hickman
Tradução: Victor Rocca Critelli Junior
Editora: Devir
Ano: 2003
Páginas: 480
Skoob | Goodreads | Jambô

Sinopse: O início da aventura épica apresenta os personagens e suas motivações. O mundo corre perigo e não há outra escolha: eles devem encontrar a Lança do Dragão!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta