Resenha | 30 Dias de Noite, Steve Niles & Ben Templesmith

Quando a editora Darkside Books anunciou o lançamento de 30 Dias de Noite em seu catálogo, vi muita comemoração nos blogs e instagrams literários dessa maravilhosa internet. Mas assim como a população de Barrow, que não sabia o que estava acontecendo quando foram atacados por vampiros, foi assim que me senti, pois nunca tinha ouvido falar da obra e nem sabia do que se tratava. Mas enfim, agora eu sei.

30 Dias de Noite se trata de uma história em quadrinhos roteirizada por Steve Niles e o responsável pela arte é Ben Templesmith. Fez tanto sucesso que acabou virando uma trilogia de filmes, dirigida por David Slade, que introduz a obra trazida pela querida caveirinha.

A trama se inicia na cidade de Barrow, um lugar distante e isolado no frio estado do Alasca, nos Estados Unidos. Curiosos fenômenos ocorrem nesse local. Durante o verão, o sol não se põe durante três meses, e próximo do inverno, entre os dias 17 de novembro e 18 de dezembro, o sol não aparece na região. 

Para o povo daquela cidade, seres sobrenaturais não passavam de histórias para assustar e divertir as pessoas num outubro de Halloween, mas o que elas não sabiam, é que muitas vezes, as lendas e a realidade andam de mão dadas. Pois a população é praticamente dizimada quando o sol vai para o oeste tirar um mês de férias. 

Enquanto os vampiros aproveitam um momento perfeito em suas respectivas eternidades, tomando sangue e destroçando corpos humanos, duas pessoas, mais necessariamente um casal, tenta bolar um plano para salvar aqueles que juraram servir e proteger: o xerife Eben Oleson e sua esposa e policial Stella. 

Mas a questão é, como lidar com aquilo que não se conhece? Como combater esse mal, que segundo as lendas, são seres imortais e com poderes e forças sobre-humanas? Além de bater de frente com inimigos poderosos, ao mesmo tempo tem que tentar salvar seus amigos e colegas. 

A história é divida em três partes, e não é à toa que gerou três filmes (ah vá), então creio eu, que não compensa revelar ou dar atenção o que ocorrem nas outras duas partes, para evitar spoilers (temos trabalhado nisso, em evitar frustrar os amiguinhos leitores). Mas posso dizer que a obra é fantástica, achei a arte incrível, seja em desenhos ou tatuagens, um estilo mais sombreado e com tons de dark, sempre captaram mais a minha atenção. 

Minha personagem predileta é sem dúvidas a policial Stella, que arrisco dizer que é uma das mais incríveis e corajosas protagonistas femininas que pude acompanhar os passos. Em nenhum momento se mostrou acanhada, bateu de frente com o desconhecido, e encontrou forças para seguir lutando quando parecia não haver mais pelo que lutar. 

Se você, caro leitor, gosta de sobrenatural, vampiros, banho de sangue, crueldade e personagens incríveis, não perca tempo e venha ler logo, enquanto ainda estamos no mês do Halloween. Afinal de contas, ficar esperando pode se mostrar ser tarde demais, tenha cuidado =)

Exemplar cedido em parceria com a editora.


30 Dias de Noite

Título: 30 Dias de Noite
Autores: Steve Niles & Ben Templesmith
Tradução: Paulo Cecconi
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 370
Skoob | Goodreads | Darkside | Amazon

Sinopse: Uma vez ao ano, em uma pequena cidade isolada chamada Barrow, no extremo norte do Alasca, nos Estados Unidos, o sol se põe e não nasce por trinta dias seguidos. Entre as esquinas macabras, becos escuros e uma espessa cortina de neve, criaturas milenares aproveitam os trinta dias de noite para atacar os moradores da cidade sem medo e reprimir sua insaciável sede de sangue.
Esses vampiros não são bonitos ou sensíveis. São brutais, desprezíveis, cruéis ― animais que caçam e matam sem escrúpulos. Barrow é a cidade perfeita.
Assim como na graphic novel Wytches, de Jock e Snyder, Steve Niles e Bem Templesmith criam uma releitura moderna de uma figura icônica na cultura pop e faz seus personagens ficarem a um passo do abismo na luta pela sobrevivência em uma cidade fria, escura, isolada e favorável a predadores impiedosos. Entre elaboradas cenas de ação brilhantemente retratadas na arte cheia de camadas e referências de Ben Templesmith, Niles constrói relações humanas intensas e poderosas em meio à um verdadeiro banquente sangrento. Diante da morte inevitável, muito se revela.
30 Dias de Noite foi publicada originalmente em 2002 no formato de minissérie pela idw e ganhou a atenção do público, chegando inclusive a ganhar uma respeitosa adaptação para os cinemas em 2007 por David Slade (um dos produtores executivos e diretores de Hannibal e Deuses Americanos). E, para comemorar o aniversário de quinze anos, a história fundamental sobre o ataque que os vampiros fizeram à cidade de Barrow ― 30 Dias de Noite, Retorno a Barrow e Dias Sombrios ― ganhou uma edição definitiva em volume único, repleta de materiais especiais.
A edição comemorativa de um quadrinho que se tornou um marco do terror moderno, publicada nos eua em 2017, encontra a casa certa no selo DarkSide® Graphic Novel da DarkSide® Books. Uma expansão do universo sombrio e fantástico da editora, que vai desde clássicos desenterrados ao terror mais casca grossa, a DarkSide® Graphic Novel apresenta seus títulos com tratamento especial, de fã pra fã. Capa dura à prova de mordidas e uma qualidade de impressão que confundiria até mesmo um vampiro mais atento. Prepare-se para enfrentar trinta dias de noite quando o seu quadrinho chegar.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta