TBR de março | #MaratonaLeiaMulheres

Olá abduzidos, tudo bem com vocês?

Hoje trago um assunto que está me deixando bastante empolgada, uma maratona que acontecerá em março e será destinada a ler livros somente escritos por mulheres. Como qualquer outra maratona, aqui o intuito é ler mais, só que além disso, também queremos aproveitar o mês para conhecer autoras de gêneros diferentes. Quem sabe assim, ao invés de dedicarmos apenas um mês, tomamos gosto e seguimos com a prática?

Para isso, nós, as organizadoras da maratona, desenvolvemos alguns desafios para quem está disposto a embarcar nessa conosco. É claro, não é obrigatório. Você já estará participando do projeto somente por se dedicar a ler mulheres no mês de março, mas a ideia de propor os desafios é que você possa se estimular a sair um pouquinho da sua zona de conforto. E claro, se divertir enquanto se propõe a ler algo diferente do que está acostumado.

Cada organizadora da maratona propôs um desafio para construir a TBR. Vou apresentar todos logo abaixo e aproveitar para mostrar os livros que pretendo ler. A única regra que se aplica à todos os desafios é que os livros precisam ser escritos e protagonizados por mulheres.

D E S A F I O #1 | Não-ficção. (Indicado por mim)

Tenho dois livros para esse desafio, então ele logo já veio à minha mente na hora de fazer minha indicação. Como são livros curtos, acredito que darei conta de ler os dois.

Sejamos Todos FeministasSejamos Todos Feministas – ChimamandaO que o sol faz com as flores

Esse é o tipo de leitura que eu posterguei o máximo que pude para realizar a leitura. Tenho o ebook já faz um bom tempo, mas agora que finalmente adquiri um kindle, não vou deixar passar. Fora que tem tudo a ver com a temática do mês, certo? Ainda não li nenhum livro da Chimamanda e admito que estou bastante ansiosa.

O Que o Sol Faz Com as Flores – Rupi Kaur

Este é o mais novo livro de Rupi Kaur, mesma autora de Outros Jeitos de Usar Boca, um livro de poesia contemporânea que fez (e ainda faz) bastante sucesso. Vai ser lançado em breve e eu não vejo a hora de ter o livro em mãos.

D E S A F I O #2 – Distopia (Nath – @livrelevelivros)

O Conto da Aia

O Conto da Aia – Margaret Atwood

Já pensei em assistir a série Handsmand Tale um zilhão de vezes, mas o que me impede é o lema que todo leitor possui – nunca, jamais, em hipótese alguma assistir uma adaptação antes de ler o livro. Já perdi a conta de quantas pessoas que conheço e na qual confio na opinião, já indicaram esse livro, com críticas muito positivas. Acho que finalmente chegou o momento de conferir essa história.

D E S A F I O #3 – Nacional (Natália – @tracandolivros)

Anacrônicas - contos mágicos & trágicos

Anacrônicas – Contos Mágicos e Trágicos – Ana Cristina Rodrigues

Esse é um livreto de contos que adquiri na CCXP em dezembro, com a própria autora e o ilustrador – que são uns amores de pessoas, vale constatar. Confesso que já folheei e li alguns contos que me agradaram bastante, e acredito que será um ótimo livro para ler aos poucos, entre os intervalos das demais leituras.

 

D E S A F I O #4 – Livro que se passe em algum século anterior ao XX
(Moni -@leituravoraz)

Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Ouvi um amém? Há séculos que quero me aventurar nas obras clássicas de Jane Austen e acho que começar pela história mais famosa dela será uma boa escolha. Este é um dos livros que faz parte da minha meta de 10 livros que pretendo ler no ano. A maior expectativa (tirando o fato de estar curiosíssima para conhecer a escrita de Austen) fica por conta de Mr. Darcy, o mozão da vida de quase todo mundo que conheço.

 

D E S A F I O #5 – Um quadrinho, mangá ou livro ilustrado (Jade – @raposacritica)

Nimona

Nimona – Noelle Stevenson

Comprei esse graphic novel quando só se falava dele, mas, como acontece (vocês bem sabem), ele ficou lá na estante, tímido, esperando a sua vez. E com certeza ela chegou agora! Mesmo sem ter lido, sou apaixonada pela edição. A premissa é bastante interessante e diferente, e acredito que essa leitura também funcionará aos poucos, entre os outros livros.

 

EXTRA NA TBR:

A Quinta Estação

A Quinta Estação (Trilogia A Terra Partida #1) – N. K. Jemisin.

E, um livro que não se encaixa em nenhum desafio, mas que vou fazer o possível para tentar ler em março, é A Quinta Estação, da N. K. Jemisin. Está difícil controlar as expectativas para esse livro, porque tudo o que ouço sobre ele me agrada e aumenta ainda mais o desejo de ler. Vocês já devem estar cansados de me ver falando que pretendo ler esse livro, mas agora é real, a prioridade é máxima.

Fala se essa não promete ser uma maratona poderosa? Tem um montão de gêneros aí nos quais não estou acostumada a ler e tenho certeza que vai ser um período muito gostoso de descobertas. Os desafios não param por aí. Durante o mês de março, vamos continuar com alguns desafios lá no instagram, para que haja bastante interação e principalmente recomendações na maratona.

Não deixe de participar com a gente. Não importa quantos livros ler, quantos desafios conseguir realizar, o importante mesmo é participar e principalmente propagar a ideia para cada vez mais lermos mulheres. <3

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *