Série Alcatraz – Brandon Sanderson

Você está curioso, porque provavelmente nunca ouviu falar nesta série. Quem ou o quê é Alcatraz? Se você for leitor de fantasia, já deve ter ouvido falar, já que Brandon Sanderson, o autor, é bem conhecido por seus livros maravilhosos lançados aqui no Brasil, como a trilogia Mistborn, Elantris e Coração de Aço.

Então, do que se trata a série? Alcatraz é um órfão de 13 anos que vive pulando de lar adotivo em lar adotivo, por ser desastrado a ponto de destruir qual­quer coisa. Logo que completa 13 anos, ele recebe pelo cor­reio um pacote sinistro cheio de areia como herança de seu pai biológico. A partir daí um grande mistério surge e ao mesmo tempo uma aventura repleta de ação e ingredientes mágicos começa. À primeira vista, parece uma premissa clichê, mas o autor até brinca com esse fato. Sobretudo, a série é bem diferente das coisas que já li. Como por exemplo, o jovem Alcatraz pertence a uma linhagem nobre de pessoas com poderes ao contrário – o dele é de quebrar as coisas. Há!

E por mais que você pense, “que droga de poder é esse? ”, quando colocado em prática, além de engraçado, você vê que ele realmente funciona e é muito útil. Há outros personagens que usufruem do mesmo poder, e é cada um mais bizarro e inacreditável que o outro.

Alcatraz também descobre que é um Oculátor. Isso significa que ele pode utilizar diversas lentes com um poder e uma finalidade diferente. As Lentes de Mensageiro, por exemplo, possibilitam que você possa se comunicar com outro Oculátor que estiver usando a mesma lente, porém com um limite de distância.

Mas ainda não falei sobre o mais interessante, a narrativa. Ela é em primeira pessoa, como o próprio Alcatraz diz, este livro é publicado nos Reinos Livres como uma autobiografia, enquanto nas Terras Silenciosas – nossas terras – elas são vendidas como obra de ficção, uma fantasia.

Intercalando entre primeira e segunda pessoa, todo início de capítulo o autor conversa um pouquinho com o leitor de forma irônica, fazendo brincadeiras e interações. O humor e sarcasmo que o autor utiliza são deliciosos e te arrancam gargalhadas espontâneas.

Na última semana dei sequência à série e li o segundo livro, que tem uma sequência eletrizante, que expande bastante os acontecimentos e o mundo iniciados no primeiro livro, e claro, o bom humor do autor continua presente ali, cada vez mais divertido.

Imaginem só, aventuras em bibliotecas gigantes, com criaturas mágicas diferentes, algumas horripilantes. Um sistema de magia pra lá de criativo e divertido ao mesmo tempo, com personagens engraçados e cativantes. E mais, uma narrativa que conduz a história de modo peculiar e ao mesmo tempo interagindo com o leitor. Pra quem curte fantasia, é uma obra muito gostosa para se aventurar.

Agora vem a notícia ruim. Infelizmente, só foram lançados dois livros aqui no Brasil da série, que até então conta com 5 livros. Entrei em contato com a editora Benvirá – editora da Saraiva – e eles não tem a intenção de dar continuidade aos lançamentos. O que é uma pena, porque é uma história muito boa e divertida.

Se você lê em inglês, acredito que não há nenhum problema. Mas se você, assim como eu, pretende dar início às leituras no idioma, acredito que seja uma ótima forma de começar, já que  o público da série é infanto-juvenil e provavelmente inglês não é dos mais difíceis. Inclusive já estou com o e-book do terceiro livro, dei umas folheadas e acho que dá para encarar tranquilamente.

Agora mesmo que você não lê e não pretende ler em inglês, creio que a leitura vale a pena mesmo assim, pela diversão que os dois livros apresentam. E é divertido de verdade, são um dos livros mais engraçados que li durante esse ano.

Espero que você tenha gostado da indicação. Se você  já leu a série ou tem algum interesse de ler, me conta! Até mais. <3


Alcatraz contra os bibliotecários do malSINOPSE: Alcatraz é um órfão de 13 anos que vive de lar adotivo em lar adotivo, sempre sob a tu­tela da assistente social Sra. Fletcher. Desastrado a ponto de ser capaz de destruir qual­quer coisa, mesmo sem querer, já foi devolvido por 26 famílias. Um dia, recebe pelo cor­reio um pacote cheio de areia como herança de seus verdadeiros pais. Começam então suas aventuras repletas de mistérios e ingredientes mágicos: Alcatraz pertence a uma linhagem nobre de pessoas com poderes ao contrário (o dele é de quebrar as coisas). A trama se passa quase inteiramente dentro de uma biblioteca e o autor aproveita para citar filósofos e alegorias gregas e recomendar livros reais.

10 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *