Resenha | Seis Anos Depois – Harlan Coben

Em qualquer livraria que você frequente, numa estante vai encontrar algum livro do escritor, Harlan Coben. Aqui na minha pequena cidade, no interior de Santa Catarina não é muito diferente. Mas, não sei por que cargas d’água, acabava deixando as obras do autor sempre pra próxima compra. Até que no mês de junho desse ano eu li Outsider, novo livro do Stephen King, e em muitos momentos da trama ele cita O Mestre das Noites em Claro, apelido carinhoso que os fãs deram a Coben. Enfim, sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa!

O livro tem como protagonista o professor de Ciência Política, Jake Fisher.  No passado, ele esteve em um retiro onde acabou conhecendo Natalie Avery, e em tão pouco tempo apaixonaram-se de forma avassaladora. Mas do nada, ela acaba rompendo com ele, fala que vai se casar com o ex-namorado Todd e ainda tem a “cara de pau” em convidá-lo para o casamento e no final do evento, faz Jake prometer que vai deixá-los em paz e nem sequer pensar em procurá-los. Ele consegue manter a promessa até que SEIS ANOS DEPOIS, quando está mexendo no computador da universidade, se depara com a notícia que o marido da sua amada foi brutalmente assassinado. Com a morte dele, a promessa não precisa mais ser mantida, não é? Quem dera continuasse assim.

Você acredita em amor à primeira vista? Nem eu. Mas acredito numa grande atração à primeira vista, mais que física. Acho que de vez em quando – em uma ou duas ocasiões na vida – nos sentimos fascinados por uma pessoa, de forma muito profunda, primordial e imediata, um encanto mais que magnético. Foi assim com Natalie. Às vezes não passa disso. Em outra cresce, esquenta e se transforma numa chama gloriosa, que sabemos ser verdadeira e destinada a durar para sempre.

A partir daí que as coisas começam a complicar. Jake descobre que Todd sempre foi casado com outra mulher, e que eles tem dois filhos juntos. Como assim? Como Natalie pode casar com esse ex-namorado que é casado com outra pessoa? E porque parece ser impossível encontrá-la, que as pessoas que os conheceram juntos o olhem com tanta desconfiança e não lembrem deles juntos? Não faz nenhum sentido! E quanto mais o nosso protagonista remexe no passado, mas risco de vida ele acaba correndo…

No momento, eu estou numa pegada em ler livros de thriller, ou caso lhe convenha melhor, de suspense ou romance policial. Ao menos para mim são uma ótima cura de ressaca literária.  E posso dizer que Seis anos depois contém um ritmo eletrizante. O que ajuda é a forma como o autor escreve. A narrativa de Harlan Coben não é apegada a descrições prolongadas de cenários, objetos e pessoas, o seu foco é a trama e o ritmo da história. O que é conveniente, pois é um livrinho curto de 272 páginas.

Como já citado, Jake é um professor de Ciência Política que atua na Universidade de Lanford College. Suas características físicas são meio clichês, pois ele tem 1,98 e é bem musculoso, singularidades que o ajudaram a ser segurança antes da vida acadêmica. Apesar de na aparência ser um brutamontes, por dentro se mostra uma pessoa sensível, com a alma amargurada e incapaz de esquecer a pessoa que considera o amor de sua vida. É por acreditar nisso que ele não desiste em procurar Natalie, mesmo que isso signifique arriscar a própria pele.

Balancei a cabeça. Juntei os cacos? Nossa, isso foi horrível. Esse é o problema de se apaixonar. A pessoa começa a falar igual a uma letra ruim de música country.

E pra finalizar, achei o livro excepcional. Não citei outros nomes aqui, mas a obra com ótimos personagens secundários e que vão auxiliar Jake em sua busca. Os únicos pontos negativos (mas nem tão negativos assim),  são as características físicas dos personagens (os baixinhos, ou pessoas de altura “normal” também amam, bicho), e o que mais pesou pra mim: o final, que foi água com açúcar, se comparado com a violência e a tensão que a trama estava mostrando. Com toda certeza vou querer ler outras obras do autor, e espero que essa resenha te faça ao menos sentir a vontade em ler Seis anos depois.


Título: Seis anos depois
Autor: Harlan Coben
Tradução: Ricardo Quintana
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 272
Skoob | Goodreads | Amazon

Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas.
E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa… durante seis anos.
Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa..
Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.

5 comentários

  • Cecília Justen de Souza

    Ei! Tudo bem?

    Não li nada do autor ainda, estava na mesma que você haha, mas já tive um contato com sua trama, pois assisti Safe e, apesar de ter tido problemas com o final, fiquei eletrizada por tudo que envolveu a história. Tenho um amigo que insiste na leitura, ele diz que eu não iria me arrepender. Lendo a sua resenha me senti mega envolvida e fiquei contagiada a realmente começar por essa obra, não sei se é a melhor opção, mas fiquei empolgada para a leitura. Ótima resenha, parabéns!

    Beijos!

    http://www.365coresdouniverso.com.br/

  • Viviane Oliveira

    Ah com certeza fiquei afim de ler hehehe
    Faz um tempinho que me devo conhecer esse autor! Tb não li nada dele, embora veja muitas resenhas positivas e seja fã do gênero tb.
    Acho que quando começar a ler não vou parar mais!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

  • Eloise

    Oi Rogério,
    Eu ainda não li nada do autor. Assisti recentemente a série Safe criada por ele, gostei muito do início, mas o final deixou muito a desejar. Acredito que os livros sejam bem melhores, afinal vejo muita gente falando muitíssimo bem dele. Gostei demais da premissa desse livro e estou aqui curiosíssima, afinal o que raois aconteceu com Natalie?!?!?! hahaahah já passou várias coisas na minha cabeça , amo esse gênero.

    Adorei a resenha!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *