Resenha | Preciso Saber – Karen Cleveland

Preciso saber é um thriller de espionagem que foi lançado em fevereiro pela editora Planeta de Livros, que cedeu uma prova antecipada aos parceiros, para leitura e divulgação.

Receber este livro foi uma surpresa, ele chegou acompanhado de uma carta intitulada Confidencial, onde explicava um pouco sobre a trama. O mistério da chegada do livro juntamente com o enigma que envolve a premissa, despertaram de imediato o meu interesse. Tudo começou quando curiosa, decidi espiar a primeira página e simplesmente não consegui mais parar. Li esse livro em três dias – o que para mim é extremamente rápido – e não parei de pensar na história até finalizar.

Vivian Miller é uma analista da contrainteligência da CIA, que busca células infiltradas de agentes adormecidos russos em solo americano. Após desenvolver um algoritmo que permite acesso ao computador de um possível agente, ela fica perto de atingir o objetivo de muito trabalho e de quebra, ganhar a promoção que tanto deseja.

Vivian é casada com Matthew e tem quatro filhos, dois deles sendo gêmeos e ainda bebês. A rotina exaustiva de trabalho sendo uma agente da CIA não permite que Vivian fique com a sua família tanto quanto gostaria, então esse papel fica apenas com Matt, que consegue trabalhar em casa e se dedicar mais aos filhos, dando o seu melhor para suprir a ausência da mãe. Por mais que Vivian deseje estar mais presente na vida dos filhos, com as quatro crianças pequenas fica difícil se ausentar do trabalho por conta da situação financeira e os valores altos das escolas.

Por causa disso é que Vivian deseja tanto uma promoção, para poder ganhar mais e trabalhar um pouco menos, e assim, conseguir passar mais tempo ao lado da família.

Perto de concluir a sua missão, ela consegue acessar uma pasta misteriosa no computador do tal agente e ao mesmo tempo que o seu trabalho pode obter êxito, sua vida pode ir por água abaixo. Vivian se depara com fotos de potenciais agentes russos infiltrados em solo americano, e uma delas, é de seu marido Matt, com quem é casada há quase dez anos.

Resultado de imagem para need to know karen cleveland

A princípio, me senti nervosa e angustiada por conta de algumas escolhas impulsivas de Vivian, mas ao mesmo tempo foram absolutamente compreensíveis, em vista do que ela poderia perder. No decorrer da história, acompanhamos o crescimento dela como personagem, e a força que ela adquire ao escolher a forma certa de lidar com os seus problemas, principalmente quando eles podem ameaçar os seus filhos.

E as características presentes na construção de Vivian foram uma das coisas mais interessantes da história. Diferente do que estamos acostumados a ver em história do gênero, quando nos deparamos com o estereótipo de agentes frios, solitários e maduros, aqui nos vemos diante de uma esposa e mãe, que se sente insegura perante uma situação imprevisível e complexa, que promete desestruturar toda sua vida e família. São exatamente essas características que a fazem evoluir e ganhar força mais tarde.

Preciso saber. Essa frase me veio à mente com bastante frequência durante a leitura, e por isso preciso destacar como o nome faz jus à história. Em meio à tanta confusão de sentimentos e sem saber em quem acreditar ou confiar, eu precisava saber e entender o que realmente estava acontecendo. Se as pessoas eram quem realmente se diziam ser. E no centro de tudo, ainda tínhamos a situação angustiante de Vivian, que não sabia qual a melhor atitude a se tomar. Fazer o que é certo, ou proteger sua família.

Karen Cleveland, a autora, apresenta uma narrativa frenética, angustiante, cercada de suspense e mistério, com momentos de tensão e reviravoltas. Com alguns flashbacks, é possível você acompanhar um pouco a trajetória dos personagens e saber como eles chegaram até a situação presente. Sem muito esforço você se vê imerso dentro da história, vivendo sob a pele de Vivian e compreendendo suas emoções.

Algumas motivações dos personagens ficaram um pouco nebulosas no decorrer da trama, mas muita coisa fez sentido no epílogo – eu soltei um berro com aquele final, e agradeci muito por ele ter sido daquela forma, porque só assim algumas coisas fizeram sentido. Ao mesmo tempo, fiquei com a sensação de que faltou alguma coisa. Acredito que a história não irá parar por aí, e que Vivian ainda terá que passar por muitas provações.

Imagem relacionada

Uma curiosidade interessante sobre essa história, é que os direitos para adaptação foram adquiridos pela Universal, e a atriz que viverá Vivian será Charlize Theron, que também trabalhará na produção. A história possui uma atmosfera muito favorável para adaptação, então acredito que o resultado será muito interessante.

Preciso Saber tem uma narrativa fluida e rápida, e cada página é muito bem preenchida – não há desperdícios. Fora a sensação de desespero, em diversos momentos da trama. Você aprecia da primeira à última página e surta quando acaba, porque você quer mais da história e precisa saber mais. Algumas situações e respostas ficaram sim, vagas, e acho que merecíamos obtê-las, a menos que a autora decida escrever uma continuação. No mais, para quem gosta do gênero, recomendo bastante, e também é um ótimo livro para quem deseja sair da ressaca literária.


Preciso SaberTítulo: Preciso Saber
Autor: Karen Cleveland
Tradução: Maryanne Linz
Editora: Planeta de Livros
Ano: 2018
Páginas: 300
Skoob | Goodreads | Amazon

SINOPSE: O thriller do ano: uma analista da CIA deverá escolher entre o amor de sua família e o juramento feito a seu país.
Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?

5 comentários

  • Eloise

    Oi Gisele,

    Super amei a resenha, adoro Thrillers e esse vai para lista com certeza. Achei muito bacana a editora ter enviado o livro com uma cartinha “confidencial”, adoro receber livros assim haha Essa questão do marido de Vivian também possa fazer parte do mundo da espionagem me lembrou aquele filme “Sr e Sra Smith”, no entanto, pela sua resenha já vejo que a trama deste livro tomou um rumo bem diferente.

    O fato de você ter começado a ler e não ter conseguido parar é para mim a confirmação de que essa leitura é maravilhosa. Fiquei também querendo saber o desenrolar dessa história.<3

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *