Resenha | Francis, Loputyn

Foi amor a primeira folheada. Eu já sabia que iria gostar de Francis por motivos de: bruxas. Eu amo essa temática e estou sempre disposta a consumir histórias que a envolvem, antes mesmo de saber algo sobre a premissa. Quando o livro chegou, fiquei maravilhada com tanta delicadeza e beleza, então não consegui me segurar e iniciei a leitura logo no mesmo dia.

A experiência se seguiu mais ou menos assim: folheei o livro todo, iniciei e finalizei a leitura, depois o folheei novamente. Estou folheando-o neste exato momento, enquanto já me preparo para uma releitura. E o motivo para tanto é que estou apaixonada pelos traços da Jessica Cioffi, que assina sob o pseudônimo de Loputyn, tanto as ilustrações quanto a paleta de cores se conversam e dão à história um aspecto sublime e delicado.

Em meio a um ritual, é possível notar que Melina não está se sentindo bem, mas os motivos ainda são nebulosos. Ela se cobra, ao mesmo tempo que não faz nada para mudar sua realidade, uma com a qual não se identifica. A verdade é que Melina tem pela frende a missão mais importante de sua vida, mas não se preparou como deveria para encará-la.

Em consequência disso, ela toma uma medida desesperada e conjura Francis, um espírito misterioso que surge sob a forma de uma raposa. O que Melina não sabe é que Francis é um espírito perverso, que não demora para questionar suas escolhas e conduzí-la a um caminho desconhecido. Melina e Francis começam a se relacionar e uma conexão flui de maneira natural, principalmente quando eles percebem que possuem muitas coisas em comum, como a solidão.

“Você sufoca seus verdadeiros desejos por se envergonhar deles.”

A história detém um contraste entre aspectos delicados e ao mesmo tempo obscuros, que funciona muito bem, dá a ela um toque de sensibilidade e faz com que todos nos identifiquemos com Melina. Afinal, quem é que não possui um pouco de luz e trevas no seu coração? Doçura e escuridão podem sim residir lado a lado. E para se conhecer de verdade, às vezes é preciso enfrentar cada parte do seu ser. A trajetória de autoconhecimento de Melina, com seus erros e acertos, me cativou e me fez torcer muito para que ela se encontrasse e tudo desse certo.

Adorei viver essa breve jornada e gostaria ainda mais de saber sobre as outras bruxinhas. Foi uma passagem curta em um universo mágico extremamente encantador, agraciado com cores e traços que te impedem de desgrudar os olhos das páginas. A história é bem curtinha, dá para ler tudo em uma única sentada e o gostinho de quero mais será inevitável depois.

“O mundo mágico é real, basta alimentá-lo com a sua própria magia.”

Quase que imediatamente, já pesquisei os demais trabalhos e comecei a seguir a autora, que possui um estilo que referencia a moda Lolita. É tudo tão diferente e delicado, que estou bastante ansiosa para ver seus outros projetos sendo lançados por aqui. A imagem não faz jus ao quanto esta edição de Francis está magnífica, então espero convencer vocês através das minhas palavras. E não é só isso, a história também faz tudo valer a pena. Se você gosta de fábulas, bruxas e histórias que te provoquem a olhar para dentro de si mesmo, essa incrível recomendação é para você. <3

Exemplar cedido em parceria com a editora.


Em parceria com algumas amigas, iremos sortear um exemplar de Francis, a história de uma bruxinha que vocês estão prestes a se apaixonar, e também um funko da Hermione, a bruxinha mais amada por todos nós! Vocês podem clicar aqui para participar no instagram, ele irá até o dia 08/04. Boa sorte a todos!


Francis

Título: Francis
Autora: Jessica Cioffi – Loputyn
Tradução: Maria Clara Carneiro
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 96
Skoob | Goodreads | Darkside | Amazon

Sinopse: Reserve um canto especial na estante e separe os melhores ingredientes na bancada. Ao lado da talentosa quadrinista italiana Jessica Cioffi, que atende pelo nome mágico Loputyn, prepararemos uma poção que vai abrir os caminhos mais sombrios dos corações dos leitores da DarkSide® Books. E tudo começa com uma raposa. Anote aí para não esquecer: seu nome é Francis.
Espírito traiçoeiro que reside em cada átomo da montanha, Francis vive em completa solidão. Ao ser conjurado pelos poderes latentes da bruxa Melina, em uma união favorável do destino (ou não), Francis ganha um corpo físico na forma de uma raposa despenteada e uma missão: ajudar a garota na prova mais importante de sua vida para que ela não fracasse. 
Não demora muito para que Francis questione seus desejos e escolhas, e logo as personalidades mesquinhas e egoístas de ambas entram em sintonia. E, de repente, quebrar mais um pouquinho as regras não parece algo tão errado assim para Melina… 
Francis é uma fábula encantada em que doçura e escuridão existem lado a lado. Com seu traço aquarelado, rico em tons pastéis, Loputyn apresenta uma aventura fascinante com elementos mágicos e mostra que todos temos luz e trevas dentro de nós. Francis é uma história sobre entender que sua trajetória pode não ser aquela que você imaginava, e como descobrir sua identidade é um processo tão íntimo que magia alguma pode acelerar ou alterar.

Você também pode gostar

4 Comments

  1. Isadora Santos.

    Quero começar falando que a foto está LINDA! E a Darkside sempre acertando na arte de capa dos livros né?!

    Quero também falar que Loputyn e Melina entrarão na minha lista de nomes para personagens de RPG hihihi

    Eu também amo bruxas e esse universo cheio de mistérios que só uma boa magia pode nos proporcionar! Então com certeza não pensei 2x para ir até o instagram participar do sorteio! Além do mais que como não querer ler o livro com essa foto e acima de tudo essa resenha encantadora?!

    Parabéns, beijinhos da Isa do @leportraitdeisa

  2. Jessica Rabelo

    Oi Gih.
    Adorei sua resenha e sim fico convencida a ler o livro da autora. Alias, você me convence quase sempre.
    Achei bem fofinha a obra e essa delicadeza, pureza, envolvendo o livro me deixa beeeem animada para realizar leitura.
    Adorei a proposta.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

  3. Jacqueline Vasconcelos

    Oi,tudo bem ?

    Ah! Não acredito que achei essa resenha aqui. O livro já está na minha lista e estou louca para ler , após a resenha a vontade só aumentou. Muito bom poder saber um pouquinho mais sobre ele pelo ponto de vista de quem já leu, ter esses quotes lindos ressaltados , assim como os pontos de vista e conhecer mais sobre a proposta que está cativante . Com toda certeza é uma ótima dica de leitura.

  4. Maria Helena Medeiros

    Olá!
    Passei um tempão só paquerando com a capa desse livro kkk E sua foto ficou linda demais!
    Já gostei por ser de bruxa haha. Não lembro de ter lido ou visto nada sobre ele, mas amei sua resenha e a premissa do livro. Já vai pra minha lista gigante rs.

    Beijos!

Deixe uma resposta