Resenha | Coração de Aço – Brandon Sanderson

“Eu já vi Coração de Aço sangrar. E o verei sangrar novamente”.

Eu não sabia muito o que esperar desse livro, mas ele acabou me surpreendendo logo no início. Diferente dos livros que estou acostumada a ler do autor, dessa vez a história é voltada para o público Young Adult e com a narrativa em primeira pessoa.

Com elementos de ficção científica e distopia, nos vemos numa realidade contemporânea distorcida causada por Calamidade, uma estrela escarlate que surgiu no céu e trouxe consigo muitas transformações. Essas transformações estão diretamente ligadas aos Épicos, pessoas comuns que receberam dons e poderes mágicos como super-heróis, mas ao contrário do que se esperava delas, foram corrompidas pelo mau e começaram a governar as cidades de acordo com os seus próprios interesses, subjugando os mais fracos.

“O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”.

Depois de uma tragédia envolvendo a morte de seu pai e Épicos, David passa os próximos dez anos de sua vida numa tarefa obsessiva de coletar informações e estudar tudo sobre todos os Épicos possíveis, seus precedentes, poderes e pontos fracos, tomado por um único sentimento de vingança. Quando descobre um grupo de rebeldes intitulados Executores que lidam com Épicos, David vê a oportunidade que procurava para conseguir a vingança que tanto espera, que é matar Coração de Aço, o Épico responsável pela morte de seu pai.

“Sim, há lugares piores, mas, enquanto este inferno aqui for considerado o ideal, nunca chegaremos a lugar algum”.

Do início ao fim, a história é recheada de ação e muito bom humor. David, o protagonista é inteligente, cativante e muito divertido – principalmente com a sua mania de criar metáforas sem sentido.  É extremamente prazeroso acompanhar a jornada do personagem, aliás, todos os outros personagens recebem uma carga importante para a história e são muito bem construídos.

“A verdade não é deprimente. As mentiras que você finge aceitar é que são realmente deprimentes”.

A partir do momento que você começa a ler, fica muito difícil parar, porque a história é frenética, viciante e os plots impressionantes. Os mistérios da trama são jogados na sua frente o tempo todo, mas como sempre, sou feita de trouxa por Brandon Sanderson. Por mais que você desconfie ou acerte um ou outro mistério, o mais interessante é como as coisas se desenrolam. O final é surpreendente e fora de série, me deixou extasiada, desesperada por mais.

Não é só uma história diferente e muito bem contada sobre super-heróis, Coração de Aço apresenta várias camadas e vai além de ser apenas uma história  sobre bem vs mal.

“Não é o bastante ter poderes divinos, ser funcionalmente imortal, poder curvar os elementos à sua vontade e voar pelo céu. Não é o bastante, a não ser que você possa usar isso para fazer outras pessoas te seguirem. De certo modo, os Épicos não seriam nada sem as pessoas comuns. Eles precisam de alguém para dominar; precisam de um jeito de exibir seus poderes”.

Com toda certeza, Coração de Aço faz parte do meu top de melhores livros lidos em 2016. Brandeus segue me surpreendendo ao demonstrar sua versatilidade em escrever histórias de vários gêneros diferentes. Recomendadíssimo! <3

“Onde existirem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão”.


Coração de AçoTítulo: Coração de Aço (Executores #1)
Autor: Brandon Sanderson
Ano: 2016
Editora: Aleph
Páginas: 376

SINOPSE: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.
Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

Comprar Coração de Aço | Tormenta de Fogo

 

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *