Resenha: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers
Existem livros que nos trazem uma infinidade de sentimentos. Alguns arrancam suspiros, enquanto outros nos deixam com medo. Existem livros que nos deixam angustiados, tristes e de coração apertado. Livros que provocam as mais espontâneas gargalhadas e nos fazem muito feliz. A Longa viagem a um pequeno planeta hostil é um livro que aquece o coração.
“Do chão, nós nos erguemos;
Nas nossas naves, vivemos;
Nas estrelas, sonhamos.
(Provérbio exodoniano)”
A nossa jornada se inicia quando Rosemary, uma guarda-livros está saindo de Marte, seu planeta natal pela primeira vez para embarcar na Andarilha, uma nave espacial interespécie responsável por perfurar túneis no espaço e facilitar o tráfego para outras naves, como um buraco de minhoca.
Os ingredientes mais importantes para uma história de sci-fi estão presentes aqui. O universo é muito bem construído, consistente e extremamente crível. As inúmeras espécies que vemos durante a história dão um show de peculiaridades à parte. As maquinações políticas de uma história recheada de espécies e culturas diferentes resultam na tensão constante dentro da trama. Os esclarecimentos científicos foram mais do que satisfatórios, consegui acompanhar e compreender a maioria das explicações tecnológicas.
No entanto, essa é uma história sobre pessoas. A construção, o desenvolvimento e a relação que elas têm entre si é o que torna esse livro tão incomum.
Não só me importei, mas me apaixonei por todos eles. Até mesmo pelo algaísta reservado e ranzinza. O mais interessante destes personagens é que além de extremamente cativantes e amáveis, eles são gente como a gente, complexos e reais.
Por mais que acompanhamos a maior parte da história sob o ponto de vista de Rosemary, os demais tripulantes da Andarilha são tão importantes quanto ela, e todos tem o seu momento. E nesses momentos, vamos acompanhando várias histórias que ajudam a construir o personagem, seja sobre ele, ou sobre sua espécie.
Uma das coisas que mais gostei dentro dessa convivência entre eles, foi como eles se esforçam para ajudar um ao outro. Diante de uma nave interespécie com pessoas de culturas e personalidade tão diferentes umas das outras se esforçando para construir um ambiente harmonioso e familiar, este livro também me fez querer ser melhor.
“Tudo o que você deve fazer é trabalhar para ser uma força positiva.”
Por mais que eu tente, não consigo definir qual o meu personagem favorito. Ashby, o capitão da nave é extremamente atencioso, empático e compreensivo, e grande parte da nave ser tão harmoniosa se dá a ele. Sissix, nossa navegadora, foi a maior e melhor surpresa entre os personagens; com uma espécie e cultura totalmente diferente da maioria dos tripulantes, ela é a mais receptível e amável com os seus companheiros, fazendo-os se sentir confortáveis, em casa. Já Kizzy, nossa mecânica, é a alegria da nave. Os momentos mais divertidos da história são provenientes do seu jeito altamente espontâneo e divertido. Estes três em especial atingiram um lugar especial no meu coração, mas me senti preenchida graças a todos eles, Rosemery, Jenks, Dr. Chefe, Ohan, Lovey e Corbin. <3
A longa viagem a um pequeno planeta hostil também é um livro que não, eu iria dizer que ele dá nó, mas na verdade desata nós da cabeça, alguns que eu nem sabia que existia. Com uma exibição de culturas infinitamente peculiares à nossa, este livro traz muita desconstrução e expande a mente de uma forma deliciosa.
Somos inseridos dentro de uma história que possui diversas culturas com ideologias e hábitos diferentes das quais estamos tão acostumados a vivenciar, e essa quebra de padrões e leis a princípio choca. Assim como Rosemary – na qual me identifiquei muito, inclusive – senti uma leve relutância, mas conforme passei a conviver com essas diferenças, aprendi a apreciar e reconhecer o quanto elas são naturais e particulares. E o fato de ver as outras espécies olhar para os humanos exatamente da mesma maneira, me fez compreender ainda mais. Nem sempre você será capaz de entender as diferenças de cada um, basta respeitar e aceitar.
“Não julguem outras espécies pelas suas próprias normas sociais”.
Felizmente, essa é uma história evoluída, que exibe uma trama livre de machismo e objetificação das mulheres. O empoderamento feminino está fortemente representado e foi uma das coisas que mais me deixou empolgada e com o peito estufado de orgulho.
A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil apresenta uma história simples, porém grandiosa. Não é uma história com guerras e ação de tirar o fôlego, mas Becky Chambers encontrou o ritmo ideal para construir a sua história. Todas as partes do livro foram ricamente preenchidas, com cenas precisas e fundamentais. Não há diálogos ou situações descartáveis aqui, todos os momentos são importantes e trazem alguma bagagem para a trama.
“Não havia nada no universo que pudesse durar para sempre. Nem as estrelas. Nem a matéria. Nada.”
À medida que o livro foi chegando ao fim, me peguei em negação, porque não queria que ele terminasse. Eu não cansaria tão cedo de continuar acompanhando o cotidiano e mais inúmeras longas viagens junto dessa tripulação na qual me apeguei tanto. Já estou com saudades, de todos eles.
Vale ressaltar que esta edição da DarkSide está magnífica, como sempre.
Com as expectativas nas nuvens, esse livro não é nada do que eu esperava. Ele me levou até as estrelas e me ofereceu uma experiência especial, incomum e incrível. De verdade, leiam. <3
“Rosemary virou de costas para a nave, de costas para a sua companheira, e encarou o vazio. Havia uma nebulosa ali, uma explosão de poeira e luz, o corpo inflamado de um gigante antigo. Dentro das dobras gasosas dormiam aglomerados de estrelas ainda não nascidas, brilhando suavemente. Ela tomou consciência do seu corpo. Sentiu a sua respiração, o sangue, as ligaduras que mantinham tudo unido. Cada pedaço, até o último átomo, fora feito ali fora, todos lançados pelo espaço aberto em uma explosão até girarem e girarem, se agitando e aglutinando, até ganharem peso, somando-se um ao outro. Contudo, não mais. Agora, os pedaços estavam flutuando, livres.
Tinham voltado para casa”.
Título: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil (Wayfarers #1)
Autor: Becky Chambers
Tradução: Flora Pinheiro
Editora: DarkSide Books
Ano: 2017
Páginas: 352
Comprar: Amazon
SINOPSE: O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Arthur C. Clarke Award e o Hugo Award. Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas.
O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica. Mas o que realmente torna único esse romance on the road futurístico e muito divertido são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente, ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, força feminina, novos conceitos de família, poliamor e racismo fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.
ouniversoinfinito
Adorei sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler o livro (: beijo!
Simone Cristina
Resenha Maravilhosa! Parabéns. Quero muito esse livro.😍
Gisele Lopes
Olá, que bom que gostou! Leia sim, esse livro é incrível <3 Beijão :*
Ariela Oliveira
Livros bons são esses que nos provocam diversos sentimentos, que nos prendem na trama e nos fazem ter vontade de continuar acompanhando a história dos protagonistas por muito mais tempo. Acho a capa desse livro linda, mas confesso que o título não me atraía por isso não tinha pesquisado mais sobre ele até o momento. Você descreveu o livro de uma forma tão bela que me deu vontade de ler a história, parabéns pela resenha, bjs.
Gisele Lopes
É isso aí, esse tipo de livro são os meus favoritos, porque marcam a gente de uma forma especial. E não só a capa, a edição está maravilhosa! Me senti na estrelas de verdade enquanto lia <3 Obrigada Ari 😉
Jessica Rabelo
Oii Gisele.
Sua resenha ficou maravilhosa. Eu gosto bastante de livros que falem sobre sci-fi, mas principalmente que tambem deixam amostra o lado humano de tudo. Fiquei muito interessada na obra.
Beijos.
Fantástica Ficção
Gisele Lopes
Oi Jess! Exatamente. Eu amo sci-fi e ultimamente venho preferindo livros que não focam só na tecnologia, mas na evolução da humanidade também. Espero que você dê uma chance, o livro é incrível. <3
Viviane Oliveira
Que lindo Gi!
Eu já tinha visto uma resenha desse livro e ele já está na minha lista de desejo, espero ter uma experiencia tão boa quando a sua, adoro leituras que nos aquecem o coração 😀
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Gisele Lopes
Olá Vivi! Que legal, leia sim. Espero que você goste tanto quanto eu. <3
gataliteraria
Go, sua resenha está linda, cheia de sentimento. É tão gostoso quando um livro nos impressiona e mexe tanto com agente. Eu tive dificuldade para ler, o início para mim foi muito lento e ainda não terminei a leitura. Continuarei mas ainda não engatei não história. Apesar disso, concordo com tudo o que disse sobre ser sobre amizade, respeito e relacionamentos entre pessoas e de fato os personagens são muito bons.
Gisele Lopes
Oi Gabi! Coloquei apenas uma fração do que senti durante essa leitura, ela mexeu muito comigo <3 Espero que você engate na leitura e goste tanto quanto eu gostei. Apesar de ter gostado desde o início, a carga emocional começou a vir com tudo mais para o final do livro e depois que finalizei a leitura fiquei pensando muito na história, no quanto foi grandiosa. Na torcida pra você gostar! o/ 😉
fabielymiranda
Aai que resenha linda! Amo leituras que me trazem inúmeros sentimento enquanto as leio, e no final fico remoendo remoendo e tirando lições dela.
Os personagens me pareceram super cativantes e bem contrúidos e fiquei bem curiosa para lera obra, sem falar da capa que está maravilhosa!
beijos
Gisele Lopes
Obrigada Fabi <3 E esta é exatamente esse tipo de leitura, estou remoendo a história até agora e quanto mais penso nela, mais grandiosa ela se parece. Não só a capa, mas toda a edição está lindaaaaaaa. Espero que você dê uma chance e goste tanto quanto eu.
Amor pelos Livros
Seeemmm oooorrrr, eu compraria esse livro só pela capa! Mas agora depois da sua resenha se ele já não estiver em minha lista irei adicionar!
Maravilhosa a forma como você descreveu a história, e as particularidades desse livro. Já quero!
Parabéns pela resenha!
Gisele Lopes
Olaaaá! Concordo, da série comprei pela capa! Hahahaha. Mas apesar da edição incrivelmente linda, o melhor está no conteúdo. QUE. LIVRO! Espero que você leia e goste tanto quanto eu. Obrigada! <3
Aline Bettú Bechi
Olá, tudo bom?
Eu adoro Ficção Cientifica e gostei de saber que há todos os elementos desse gênero no livro. Estou louca para lê-lo, principalmente porque as pessoas falam tanto das espécies que há no livro, e isso é uma das coisas que mais me fascina. Essa é edição é linda, né? E sua foto está perfeita, estou apaixonada por ela.
Beijos.
Amor Literário
Bia (Paixões Literárias)
Oiee
Nunca tinha parado pra ler sobre o que esse livro se trata e agora que li, fiquei bem interessada. Adorei saber sua opinião sobre a estória, que bom saber que é um livro que aquece o coração. São lindos livros assim e já quero ler. Linda resenha, amei.
Bjos, Bia! 💋
Isis Melo
Gostinho de quero mais? Clarooo
Amei,tipo ficção desta forma envolvendo coisas espaciais, suspeitas e etc, eu amei a resenha e o livro
5 livros para quem curtiu Perdido em Marte – Rede de Leitores
[…] “A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil apresenta uma história simples, porém grandiosa. Não é uma história com guerras e ação de tirar o fôlego, mas Becky Chambers encontrou o ritmo ideal para construir a sua história. Todas as partes do livro foram ricamente preenchidas, com cenas precisas e fundamentais.” – Abdução Literária […]
Melhores Leituras de 2017 | Top 12 – Blog Abdução Literária
[…] Resenha | Skoob | Amazon […]
10 grandes livros de ficção científica contemporânea – Rede de Leitores
[…] “A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil apresenta uma história simples, porém grandiosa. Não é uma história com guerras e ação de tirar o fôlego, mas Becky Chambers encontrou o ritmo ideal para construir a sua história. Todas as partes do livro foram ricamente preenchidas, com cenas precisas e fundamentais.” – Abdução Literária […]