Retrospectiva

Melhores leituras de 2018 | Top 12 | Por Gisele

Olá, abduzidos!

Vamos à tão famigerada lista de melhores leituras do ano. Em 2018 foram 62 livros lidos (uhuul), entre eles tiveram novos desafios, diversos gêneros diferentes e muita coisa boa. Por consequência disso, vocês podem imaginar como formular essa lista não foi nada fácil.

Melhores leituras de 2017 | Top 12

O top 5 está por ordem de preferência, antes disso segue aleatoriamente. Sem mais delongas, bora conferir.

A Heroína da Alvorada

12. A Heroína da Alvorada (A Rebelde do Deserto #3), Alwyn Hamilton
A Heroína da Alvorada conseguiu manter o ótimo ritmo de A Traidora do Trono e ainda encerrou a trilogia da Rebelde do Deserto com chave de ouro, superando minhas expectativas ao apresentar uma conclusão que foi além do que eu esperava. Durante esse livro eu sorri, suspirei e chorei, foram diversas emoções dignas de um belo desfecho.  
Resenha | Skoob


Filhos de Sangue e Osso

11. Filhos de Sangue e Osso (O Legado de Orïsha #1), Tomi Adeyemi
De todas as peculiaridades dessa história, o que mais me cativou foi a magia. Meus olhos brilharam cada vez que uma parcela dela era apresentada. Porém, a história também apresenta um enredo forte e personagens que despertaram em mim as mais diversas emoções.
Skoob


Pequenos incêndios por toda parte

10. Pequenos Incêndios Por Toda Parte, Celeste Ng
Pequenos incêndios por toda parte foi uma das grandes surpresas do ano. Como não estou acostumada a me aventurar por dramas familiares, não sabia muito bem o que esperar dessa história. Mas o que mais me chamou a atenção foi a trama envolvente e significativa, que me fez mergulhar de cabeça na história.
5 motivos para ler | Skoob


O Diário de Anne Frank

9. O Diário de Anne Frank
A maior sensação de “deveria ter lido antes” veio com O Diário de Anne Frank. Depois de tanto ouvir sobre esse livro, resolvi me arriscar com o audiolivro e ele me arrebatou de uma forma que eu não esperava. Com toda certeza entrou para o roll de livros essenciais, que ensina e transforma.  
Skoob


Godsgrave: O Espetáculo Sangrento

8. Godsgrave: O Espetáculo Sangrento (Crônicas da Quasinoite #2), Jay Kristoff
Para quem já gostou de Nevernight, provavelmente irá gostar ainda mais de Godsgrave. A história, além de se tornar cada vez mais sombria, também apresenta uma trama muito mais complexa, recheada de sarcasmo e um belo espetáculo sangrento.
Resenha | Skoob


O Ódio Que Você Semeia

7. O Ódio que Você Semeia, Angie Thomas
Eu simplesmente não estava preparada para essa leitura. Angie Thomas nos conduz a uma história sobre verdade e luta, que surpreende ao tratar de assuntos tão complexos através de uma narrativa gostosa e fluida, proporcionando diversos socos no estômago. Ainda não consegui conferir a adaptação porque o filme não ficou disponível em nenhum cinema da cidade (oi, @FoxFilmdoBrasil), mas na primeira oportunidade pretendo assistir.
Resenha | Skoob


O Conto da Aia

6. O Conto da Aia, Margaret Atwood
A princípio não morri de amores pelo Conto da Aia. Demorei para me conectar com a escrita e entrar pra valer na história, mas quando aconteceu foi muito intenso. Ainda não consegui escrever uma resenha sobre, porque ainda faltam palavras para descrever o quanto essa história significou para mim. Só sei que depois de assistir a série (que também é maravilhosa) e visualizar a expansão do mundo apresentado no livro, várias coisas se complementaram e em breve pretendo falar um pouquinho sobre os dois por aqui.
Skoob


Flores para Algernon

5. Flores para Algernon, Daniel Keyes
Flores para Algernon foi uma das minhas últimas leituras, e também uma das mais emocionantes que realizei em toda vida. Eu não fazia ideia de toda a carga emocional que o livro carregava, por isso fiquei muito surpresa pela forma com que ele me impactou. Só de lembrar o estado em que fiquei depois de terminar o livro… Sério, foi devastador ;( Com isso não quero desencorajá-lo de conhecer essa história, muito pelo contrário, você também precisa ser impactado por ela.
Skoob


Kindred: Laços de Sangue

4. Kindred: Laços de Sangue, Octavia E. Butler
Kindred foi a minha primeira leitura de 2018, pra vocês terem uma noção de como meu ano começou bem. De lá para cá ainda me sinto impactada por esse livro, que continua mexendo comigo de diversas formas.
Resenha | Skoob


A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada

3. A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada (Wayfarers #2), Becky Chambers
Becky Chambers já tem um cantinho especial no meu coração (e aqui na lista também). A Vida Compartilhada em Uma admirável Órbita Fechada conseguiu resgatar todos os sentimentos bons que senti ao ler o primeiro livro dessa série, e mal posso esperar para ler o próximo livro dela.
Resenha | Skoob


A Quinta Estação

2. A Quinta Estação (A Terra Partida #1), N. K. Jemisin
A Quinta Estação foi a maior surpresa do ano. Por mais expectativas que eu criasse com relação a essa história, ela foi capaz de ir muito mais além e apresentou algo completamente novo. Seu grande diferencial é justamente possuir tantas particularidades que enchem os olhos durante a leitura.
Resenha | Skoob


O Senhor do Caos

1. O Senhor do Caos (A Roda do Tempo #6), Robert Jordan
Sem novidades por aqui, não é mesmo? xD Você já deve saber que A Roda do Tempo é a minha série favorita de fantasia, e o mais recente lançamento da série veio para confirmar ainda mais esse fato. Com mais de 1.000 páginas, O Senhor do Caos foi responsável de me proporcionar muitas horas de leitura prazerosa, tanto é que ele se tornou um dos meus favoritos da série, ao lado de Ascensão da Sombra e A Grande Caçada.
Resenha | Skoob


Não estou mentindo, a lista começou com quase 30 títulos, aos pouquinhos e com muita garra eu consegui diminuir para 12, mas não posso deixar de fazer também uma menção honrosa de livros que me marcaram bastante no ano: Orgulho e Preconceito, Me Chame Pelo Seu Nome, Mr. Mercedes, Ordem Vermelha e As Sombras de Si Mesmo. Sim, roubei um pouquinho incluindo esses livros aqui hahaha. A gente finge que está tudo certo, porque é por uma boa causa.

Espero que 2019 seja um ano de leituras tão boas quanto este. Me conta, qual foi o melhor livro que você leu em 2018? 😉

6 Comentários

  • Georgia

    Que delicinha de postagem. Um livro mais foda que o outro. Nossa, eu também gostei muito de ler O Diário de Anne Frank, foi uma experiência única. Quero tanto ler a Heroína da Alvorada, prometo me esforçar pra ler nesse próximo ano. E sobre O Conto da Aia, puxa vida! Não li o livro ainda, mas conferi a série e sem orrrr! Espero ansiosa pela terceira temporada.
    Parabéns pelas leituras. E que venham as de 2019. Boas leituras! 😘

  • Isabela Manhães

    Ahhh, que seleção maravilhosa! Tem muito livro ainda que eu quero muito ler ainda. Filhos de osso e sangue foi super bem falado (ia dizer esse ano, mas já passou rs) ano passado. A quinta estação eu também quero muito ler, super curiosa com ele, especialmente por ter sido escrito por uma mulher também. Tenho tentado focar mais nos livros escritos por autoras. Enfim, que 2019 traga muitas outras leituras incríveis pra gente!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

  • Fernanda Pedotte

    Oiee!!

    Que seleção!!!
    Eu nem fiz da minhas, pois realmente, em um ano que tive tantas leituras maravilhosas, fica difícil escolher somente algumas.
    Adorei as duas, algumas eu li e estão merecidamente nesse top. Principalmente, O Conto da Aia que me marcou demais. Outras, estão entre meus desejados.
    Que 2019 também seja um ano de leituras maravilhosas!

    bjs

  • Jessica Rabelo

    Oi Gisele.
    Estou tão feliz que você colocou O Conto da Aia na sua lista, pois é uma obra que eu realmente amei e li basicamente por indicação sua e da Vivi.
    Ler a série A Roda do Tempo é uma especie de meta de vida. Além disso, estou esperando bastante de A Heroína da Alvorada. Eu realmente espero gostar dessa série.
    Beijos.

  • Viviane ferreira

    O conto da aia tb gostei muito! Kindred vou ler em breve e lembro de algumas das resenhas dos outros, quero ler o do pequenos incêndios assim que der por causa da sua resenha!!!

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *