Retrospectiva

Melhores Leituras de 2018 | Top 10 | Por Rogério

Final do ano se torna uma época de rememorizar os momentos vividos. Para nós, amantes da literatura não tem nada melhor que lembrar a sensação do virar da última página daquele livro que temos certeza que será um dos melhores de nossa vida.

E sendo assim, decidi fazer minha listinha de melhores livros lidos em 2018. Tentei dar uma enxugada em relação a lista feita pela minha chefa Gisele, e acabei selecionando 10 dos 138 livros (acreditem se quiser), que li nesse ano. Vamos lá!

Leonardo da Vinci

10. Leonardo da Vinci, Walter Isaacson
Desde a adolescência me sentia um “fã” de Leonardo da Vinci. Foi com alegria que li a sua biografia (ainda mais quando é presente, né rs). Isaacson nos mostra um rapaz italiano que tinha tudo para ser apenas mais um nesse mundo, mas através de sua sagacidade e curiosidade acabou escrevendo seu nome na história e sendo considerados um dos homens mais célebres que já existiram.

Resenha | Skoob


Boneco de Neve

09. Boneco de Neve, Jo Nesbo
Boneco de Neve fez tanto sucesso que chegou a ser adaptado para os cinemas. Nesbo nos traz uma história recheada de elementos como a psicopatia, sangue, mistério e um dos personagens mais enigmáticos que pude conhecer: o Inspetor Harry Hole.

Resenha | Skoob 


08. À Espera de um Milagre, Stephen King
Provavelmente você deve ter visto o filme estrelando o fantástico Tom Hanks. Caso você tenha assistido, sabe a carga emocional que essa história passa. Mas ouça o que eu digo, leia o livro. Por mais que o filme tenha sido quase fielmente adaptado, deem uma chance para as palavras que nos levam a John Coffey e sua caminhada ao Corredor Verde.

Skoob


07. Mago e Vidro (A Torre Negra #4), Stephen King Quarto livro da série A Torre Negra, aqui algumas perguntas começam a ser respondidas e somos levados ao passado obscuro do pistoleiro Roland Deschain e sua motivação para a perseguição da Torre Negra e o que o leva a crer porque ela é tão importante na sua passagem ao Mundo Médio. Creio que esse seja um dos melhores livros que li do Mestre Stephen King, e sem sombra de dúvidas o número 1 das histórias que compõem a saga.

Skoob

06. O Silmarillion, J. R. R. Tolkien
Considerado como a Bíblia Sagrada da Terra Média, O Silmarillion nos conta como surgiu esse fantástico mundo, seu panteão de deuses e as eras anteriores aos acontecimentos de O Senhor dos Anéis. Confesso para vocês que não é uma leitura fácil, mas acredite: esse livro possui um riqueza sem fim. Caso leu e não gostou, leu errado. Haha

Skoob 


05. Os Portais da Casa dos Mortos (O Livro Malazano dos Caídos #2), Steven Erikson
Ao contrário do livro que antecede Os Portais da Casa dos Mortos, aqui eu realmente emergi na história. Se você pensa que George R.R. Martin é cruel e dá banho de sangues em seus livros, é por que você não leu nada escrito pelo canadense Steven Erikson. Além disso, aqui vemos um dos mais intricados sistemas de magia, de mitologia e criação de universo.

Skoob


04. Os Filhos de Húrin, J. R. R. Tolkien
Se eu pudesse escolher um personagem para não ser na literatura fantástica, esse seria Húrin. Que vida cheia de maldições e fadada a dor esse miserável sofreu. E se não bastasse, seus descendentes também sofrem, principalmente seu filho Túrin, ao qual acompanhamos na maior parte da trama. Como dizem por aí, aqui conhecemos o lado obscuro de Tolkien


Skoob


03. O Senhor do Caos (A Roda do Tempo #6), Robert Jordan
Até dá uma dorzinha no peito em deixar esse livraço em todos os sentidos, apenas em terceiro lugar. A cada livro lido de A Roda do Tempo, vem a sensação que vale a pena o tempo e dinheiro gasto com essa saga maravilhosa. A única coisa que me entristece é a demora da editora hehe.

Resenha | Skoob


02. A Quinta Estação (A Terra Partida #1), N. K. Jemisin
De todos os livros nessa lista, o que mais me surpreendeu foi A Quinta Estação (coincidência ou não, foi o segundo livro favorito da Gisele também). Temos aqui uma das personagens femininas mais fortes da literatura, analises e criticas sociais que é impossivel não fazer os leitores refletirem e outro diferencial: todos os personagens são negros. Graças aos deuses da literatura, algo bem diferente do que estamos acostumados. Não consigo dizer quem eu achei a mulherona da p*rra mais f*da, a personagem ou a maravilhosa N. K. Jemisin.

Resenha | Skoob


01. Novembro de 63, Stephen King
O melhor livro do ano e quem sabe da vida. Com uma escrita madura carregada de emoção, tensão e suspense, Novembro de 63 é um prato cheio para leitores que adoram histórias com gêneros misturados. Tem ficção história. ficção cientifica, thriller e uma pegada de sobrenatural. Um prato cheio como só o King sabe fazer. E acredite, se você não é de chorar, com esse livro você derramará muitas lágrimas.

Skoob


Agora contem pra mim o que acharam da minha lista, se já leram todos ou alguns dos livros citados, concordam ou discordam? Como foi o 2018 de vocês? Grande abraço e Feliz Ano Novo (tomara, né).

5 Comentários

  • Isabela Manhães

    Afff, só livrão! Silmarillion AAAAAAAA! Li também esse ano no meu #ProjetoTerramedia e meldels do céu. Muito muito muito incrível, todos os detalhes valem a pena! Os filhos de Húrin também foi uma leitura minha esse ano no mesmo projeto e concordo que se tem um personagem que não dá vontade de ser, esse é o Húrin apishfhaipd Adorei a seleção!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

  • Jessica Rabelo

    Oi Rogério.
    Uma das minhas metas de vida é ler A Espera de Um Milagre do Stephen King que realmente parece ser maravilhoso. Apesar do gênero, acho o Stephen surpreendentes com as questões que ele levanta.
    A série A Roda do Tempo é uma meta também.
    Beijos.

  • Viviane ferreira

    O silmarillion é um dos melhores livros do mundo!!!!!
    Os filhos de Hurin vou ler esse ano!
    Os demais ainda não li mas vi algumas resenhas suas e realmente foram excelentes!

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *