5 motivos para ler | Ubik, Philip K. Dick
Oi oi oi, abduzidos. Hoje trago 5 motivos para ler Ubik, do autor Philip K. Dick, considerada uma das 100 melhores obras da literatura escrito na língua inglesa. A leitura dessa obra me trouxe um misto de emoções e considerações. Vamos lá!
MISTURA DE GÊNEROS
Ubik é um livro de ficção cientifica, mas que intercala com o gênero distópico, contando com alguns elementos da distopia. O livro foi escrito em 1969, e se passa em uma sociedade futurista em 1992, onde existem seres humanos superdotados, com poderes como telepatia e capazes de prever o futuro.
AUTOR
Philip K. Dick é um dos autores mais renomados da ficção cientifica. Ele é responsável pelo aprofundamento do sci-fi, e em suas obras é possível notar a exploração de temas filosóficos, sociais e o domínio do autoritarismo na sociedade.
METÁFORAS
Como dito no parágrafo anterior, as obras do autor possuem um tom filosófico, então é possível encontrar metáforas em seus livros. Ubik não é diferente. Em muitos pontos da narrativa nos é mostrado que Ubik está em toda parte, presente em todas as ações dos personagens. Fica uma questão de interpretação, pra você quem é Ubik?
VIDA APÓS A MORTE
Em Ubik, através dos avanços tecnológicos da sociedade, as pessoas depois de mortas são conservadas de forma criônica, e suas memórias são preservadas. Isso dá uma oportunidade de ainda ter alguns diálogos com seus entes queridos, mesmo depois de mortos.
VIAGEM NO ESPAÇO
Mesmo não sendo um elemento obrigatório de livros de ficção cientifica, aqui temos mais um exemplo de viagem no espaço, e também no tempo. Em alguns momentos os personagens estão na Terra, e em outro estão em outro planeta, ou até mesmo em outro período do tempo, chegando a voltar pra 1939.
Exemplar cedido em parceria com a editora.
Título: Ubik
Tradução: Ludimila Hashimoto
Editora: Aleph
Ano: 2019
Páginas: 248
Skoob | Goodreads | Amazon
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1969, Ubik, de Philip K. Dick foi considerado pela revista Time, em 2005, um dos 100 melhores romances escritos em língua inglesa.
Em uma sociedade futurista, Glen Runciter é dono de uma empresa responsável por rastrear psis, indivíduos com habilidades especiais, como telepatas e precogs. Ele e seus funcionários caem na armadilha de uma empresa rival, e Runciter morre. Seus funcionários passam a receber estranhas mensagens de Runciter em moedas e embalagens de cigarro. O tempo começa a retroceder e eles terão que lutar contra a degeneração física e mental. A solução pode estar no spray Ubik, mas conforme a trama se desenvolve, menos fica claro quem realmente precisa ser salvo.
Ubik é uma das mais divertidas obras de PKD, mas também leva ao leitor uma teoria sobre uma das grandes questões do homem: o que acontece após a morte?
Deixe uma resposta