5 motivos para ler | Nimona – Noelle Stevenson

Nimona é uma graphic novel escrita e ilustrada por Noelle Stevenson, lançada no Brasil em 2016 pela editora Intrínseca. Depois de um bom tempo querendo ler, finalmente encaixei Nimona entre as minhas leituras na Maratona Leia Mulheres que aconteceu em março. Na época, eu estava passando por uma leve ressaca literária, e Nimona, com sua história rápida e agradável, ajudou a me livrar dela.

#1 | N I M O N A

Ao contrário do que se espera, Nimona deseja se tornar uma grande vilã e distribuir maldades por aí. Para isso, ela decide se tornar parceira de Ballister Coração-Negro, o temido vilão das redondezas, tanto para aprender com ele, quanto para colocar em prática seus planos maquiavélicos. A anti-heroína, que também é uma metamorfa – ou seja, pode assumir a forma de qualquer criatura viva – é poderosa, impulsiva e tem um jeito muito diferente de encarar o mundo.

#2 | M U N D O

Quando você pensa em reinos, magia e dragões, a primeira coisa que lhe vem à mente é um cenário medieval, certo? Acontece que em Nimona, todos esses elementos existem, mas eles estão inseridos dentro de um mundo que também possui tecnologia de ponta. Temos uma mistura deliciosa entre fantasia medieval e ficção científica, resultando em um universo bem intrigante, onde você pode encontrar soldados portando tanto espadas quanto aparelhos de celular.

#3 | H U M O R

Você acompanha grande parte da história com um sorriso no rosto, pela leitura prazerosa e os momentos de bom humor encaixados nela.  Às vezes saem até mesmo gargalhadas espontâneas, principalmente quando estamos diante da interessante e peculiar relação entre Nimona e Ballister Coração-Negro. A história de Nimona tem pitadinhas de um humor gotoso, mas em algumas situações ele chega a ser ácido, referindo-se a críticas sociais.

#4 | E N R E D O

Nem tudo é o que parece. Sempre que a trama sugere seguir por caminhos previsíveis, ela surpreende e apresenta algo inesperado. A história aponta, brinca e desconstrói diversos estereótipos e clichês. Como por exemplo, a forma como ela satiriza a figura do vilão, colocando Ballister como um personagem impassível e de grande coração.

#5 | I L U S T R A Ç Ã O

Que ilustrações fofas! Sabe quando você para de ler e simplesmente fica admirando os desenhos? Tive que fazer isso em diversos momentos. Fiquei encantada pelos traços de Noelle, que são leves, alegres e conseguem transmitir com muito efeito as emoções de cada situação.

Nimona deixou gostinho de quero mais. Em meio a tantas surpresas positivas, e uma protagonista girl power pra lá de cativante, não vou mentir que esperei um pouco mais do desfecho e senti que ficou faltando algo. É bem óbvio que algumas pontas ficaram soltas, o que torna uma possível continuação bastante provável. Com certeza faço parte do time dos que torcem muito para isso, porque vou adorar continuar acompanhando Nimona em suas aventuras.

Se você se interessou, confira o promeiro capítulo disponibilizado pela editora aqui.

Nimona


SINOPSE: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.

Skoob | Goodreads | Amazon

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *